domingo, 22 de março de 2009

BTT Academia Militar

ALTIMETRIA PERCURSO



Em breve vos trarei noticias deste agradável passeio, para já aguço-vos o apetite com estas magnificas fotos.

Um Abraço

JOÂO MONTEZ

segunda-feira, 16 de março de 2009

2º PASSEIO BTT DA ACADEMIA MILITAR

2º Passeio BTT – Fontanelas – 21 Março 2009 (Próximo Sábado)

No âmbito das actividades Circum-Escolares desportivas promovidas pela Academia Militar, realizar-se-á o 2º Passeio BTT, "Pelos Caminhos de Sintra", no próximo dia 21 de Março na região a norte da Serra de Sintra (Parque de Fontanelas - Sintra).
Este evento desportivo, realizado pelos alunos da Academia Militar, pretende proporcionar que todos os participantes desfrutem do espectáculo natural percorrendo trilhos e antigas estradas Romanas nas belas paisagens de Sintra, e um momento de salutar convívio como nos passeios de antigamente em contacto com a natureza e de prática de actividade física.

No fim existe um momento de petiscada.

Sendo assim a Academia Militar convida-os a estar presentes neste evento, de forma a poderem a participarem connosco.

Distância: 30km
Dificuldade: 3
Técnica: 3
Local: Associação recreativa de Fontanelas - Sintra
08:30 – Concentração
09:00 – Início do Passeio

Inscrições gratuitas e limitadas até dia 18 de Março de 2009 para:
btt-am@sapo.pt
Contactos:
214985660 (GDEFD) militar: 412737
962872802 (depois das 20h)
ou contactar comigo próprio.
JOÂO MONTEZ

quinta-feira, 12 de março de 2009

A TUA BIKE DEVE SERVIR-TE ... COMO UMA LUVA!

Provavelmente já sentiste algum desconforto e dores após a utilização da tua BTT. Alguém mais velho até te disse: “Se querias conforto, comprasses um carro!”. Mas tu não acreditaste… Claro que não! Uma bicicleta não deve ser desconfortável. O desconforto e dores surgem na sequência de um mau ajuste da bicicleta ao utilizador.

Aprende aqui a regular a tua bike e desfruta!

1º Passo: a compra!

Ao comprar uma BTT, deves ter em conta vários aspectos: o teu nível como “rider”, os teus objectivos (mais lazer ou mais competição) e a actividade a que te vais dedicar (DH, XC, Dirt, Enduro, etc.).
A compra de um bom material, adequado à utilização que pretendes, é essencial. Por isso não te coíbas de fazer um bom investimento inicial. Lembra-te que essa bike te deverá proporcionar centenas (ou mesmo milhares) de km de prazer. Por outro lado, nem sempre o material mais caro é o mais adequado.
Em caso de dúvida, consulta especialistas que te possam ajudar (praticantes experientes de BTT, vendedores de lojas especializadas e, claro, a BIKE Magazine através da rubrica Tech Area).
A dimensão do quadro é fundamental na escolha de uma bicicleta. Há diversas maneiras de verificar se uma bicicleta tem a dimensão adequada. A mais correcta é, sem dúvida, com recurso à medição e análise do nosso corpo. Contudo, existem algumas regras simples (mas não totalmente fiáveis), que te poderão ajudar numa fase inicial.
Existem bicicletas com quadros em diversos materiais. O aço é o mais económico, mas também o mais pesado. Já os quadros em carbono, titânio e alumínio manifestam-se como sendo os mais leves.
Como os furos são inevitáveis, deves ter apertos rápidos nas rodas. Poupar-te-á muito tempo e trabalho, pois não precisarás de ferramentas para tirar a roda.
Opta por um tipo de manípulos demudanças com que te sintas bem (Rapid Fire, Trigger, Grip Shift, Revo Shift, Dual Lever, etc.)
As suspensões devem ser cuidadosamente seleccionadas, uma vez que uma boa suspensão aumenta a estabilidade e conforto da bicicleta. Uma má suspensão é apenas peso a mais.
Há um aspecto essencial a ter em conta: deve ser a bicicleta a ajustar-se ao betetista e não o contrário!

4 Testes simples à tua bike

Apresentamos-te de seguida quatro testes fáceis que poderás fazer com a ajuda de um amigo. Toma em consideração que estes testes são falíveis, uma vez que são empíricos. De qualquer forma, ficarás com uma ideia acerca da adequação da bicicleta à tua estatura.

Altura em pé


Verifica a tua altura em pé, com a bicicleta entre as pernas. A linha vertical do teu corpo deve estar alinhada com a linha vertical (imaginária), que passa pelo eixo pedaleiro. Nesta posição, deverás ser capaz de levantar a roda dianteira pelo menos 5 cm em relação ao solo. Isto se pretenderes uns passeios tranquilos. Se te quiseres encher de lama e andar no meio das rochas, deverás levantar a roda da frente a 8-10 cm do chão. Pede ao teu amigo para verificar as medidas, com o auxílio de uma régua.

Altura do selim

Pede ao teu amigo que coloque a roda dianteira entre as pernas e que segure nos manípulos do guiador, para que te equilibres sobre a bike.

Com o terço anterior do pé apoiado no pedal, o joelho deve ficar ligeiramente flectido, como na imagem. Se a perna ficar esticada, o selim estará numa posição muito elevada. Por outro lado, se o selim estiver muito baixo, será facilmente visível uma exagerada flexão do joelho. O selim demasiadamente elevado levará à oscilação excessiva da bacia, provocando dores.

Um selim muito baixo promoverá uma má aplicação da força das pernas, causando fadiga precoce (menos horas de diversão!) e problemas a longo prazo como, por exemplo, tendinites. Atenção que o espigão do selim não deverá nunca ultrapassar a sua marca limite. Se isso acontecer, é provável que necessites de um quadro de dimensões maiores.

Dos dedos do pé à roda

Sentado no selim, com os cranques na horizontal e com o pé colocado correctamente no pedal, roda o guiador completamente para um lado e para o outro. Experimenta depois com o pé contrário à frente. Se o pneu tocar no pé, precisas de maior distância à roda. Imagina-te a descer uma encosta e tocar com o pé na roda da frente... Irias aprender a voar... em dois segundos!

Dos joelhos ao guiador

Na mesma posição do teste anterior, com o amigo a estabilizar a bike, pedala para trás. Os teus joelhos não deverão tocar no guiador ou nos manípulos em momento algum. Se isto acontecer, provavelmente precisarás de um quadro com tubo horizontal mais comprido ou de um avanço maior. Os joelhos não deverão tocar nos cotovelos. Se isso acontecer, algo está mal. Ou o quadro é pequeno, ou precisas de maior altura no selim ou de um avanço maior.

Que bike, Escolher conscientemente?

Após aplicar estes testes, experimenta dar uma voltinha com a bicicleta. A compra de material de qualidade, pelo custo que representa, não deve ser feita de ânimo leve. Aconselhamos vivamente que experimentes várias bicicletas, de diferentes marcas, modelos e materiais, antes de tomares a tua decisão.

Espero que estas dicas sejam úteis para quem visita o nosso blog.

JOÃO MONTEZ

quarta-feira, 11 de março de 2009

24 horas BTT de Coruche




Finalmente a minha estreia num evento de 24h. Um prova de resistência onde cada um anda o que pode, sabe ou simplesmente quer. Levava um objectivo, o de tentar fazer pelo menos 240kms, uma média de 10km por hora…

À chegada ao local deparei-me com um cenário agradável, o estaleiro para quem percorria o percurso a solo estava bem estruturado permitindo que perdessemos o menor tempo possível nas deslocações às tendas/carros de apoio.

Apressei-me a montar o estaminé, dar os ultimos retoques na Bike e almoçar. Deixei a estrutura toda preparada para quando à noite precisasse de colocar as luzes/baterias estivesse tudo à mão.

A praça de Touros estava cheia de gente o que antevia uma festa animada. Às 14h e sem atrasos deu-se a partida. Cometi um erro grave em não ter ido reconhecer o percurso previamente. A 1ª volta arrepiou-me e deixou-me o coração nas mãos devido à dificuldade que iria encontrar pela frente nas descidas técnicas a serpentear em single track com areia, 2 subidas à mão e um single track com uma certa inclinação ascendente com uma “falésia” do lado esquerdo. Pensei logo que não iria ser fácil, estava à espera de algo com menor dificuldade técnica. Quanto à altimetria andava perto dos 150m por volta de cerca de 9km mas tinha-se de subir à mão dois lances de areia e existiam 2 subidas mais puxadas que com o seu tempo iriam tornar-se muito penosas.

Consegui pedalar até às 05h da matina altura em que decidi descansar um pouco, por esta altura já tinha efectuado 22 voltas ao circuito e ocupava a 14ª posição (em que viria a terminar). O momento que deveria ser de descanso foi algo agonizante, cheio de cãimbras não encontrava uma posição confortável (dentro do carro) que me permitisse de facto descansar. Por volta das 8h quando espreitei, o céu cinzento, frio e pouca gente no percurso também não tinha muita vontade de pedalar mas, algo que li na net sobre as provas de resistência em que dizia que seria muito difícil pedalar novamente após a paragem fez-me ter forças para ir lá fora quebrar com essa ideia. O meu vizinho do lado quando viu que ainda ia voltar a pegar/andar disse logo que para ele já chegava e que ia aproveitar para tomar um banho e ir para casa mais cedo.

Estava todo dorido, pernas, braços e costas. Fiz uma massagem rápida nas pernas com bálsamo analgésico e comi uma taça de Nestum e por volta das 9h40 entrei na arena para cumprir o resto do tempo e tentar atingir outro objectivo…30 voltas.

No total fiz apenas cerca de 17 a 18h reais a pedalar, as restantes 6 a 7h foram dispendidas em deslocações ao carro para alimentação, wc e descanso. Dei 30 voltas ao percurso, tendo percorrido cerca de 270kms com uma altimetria de cerca de 4.500metros.

Os meus agradecimentos vão para o Tó-Bikes que me desenrascou a bike (travão) umas bananas e ainda me ofereceu umas massagens no seu Stand. Durante grande parte do percurso mostrou-se sempre disponível para me ajudar no que fosse preciso – Muito Obrigado pela atenção.

Os telefonemas da minha mulher e do Paulo Marques, a presença dos meus sogros nas ultimas voltas, também me deram muita força para atingir o meu objectivo. E ainda todos os atletas que fazendo o percurso em equipa ao passarem pelos Solos davam incentivos de força…Obrigado.

Para quem quiser ver as classificações pode ir aqui:

http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=09032009153659.pdf


Fotos...
- http://picasaweb.google.com/Jubas2009/24hCorucheSabado#
- http://picasaweb.google.pt/jonasfanana/BTT24HorasCoruche#
http://picasaweb.google.com/azambujabtt/24hCoruche#
- http://www.todoterreno.pt//galerias_provas/24_horas_btt/sabado/index.html
- http://www.todoterreno.pt//galerias_provas/24_horas_btt/domingo/index.html
- http://www.freebike.pt/v1.5/index.php?option=com_content&view=article&id=170:24horas-de-coruche-recebe-183-equipas&catid=3:breves&Itemid=64
- http://img5.imageshack.us/gal.php?g=cimg0089m.jpg
- http://www.twobiketeam.blogspot.com/


Um abraço

Rui Luz

segunda-feira, 2 de março de 2009

ESTE ANO VAI SER MAIS CEDO


Sim meus Amigos, venho anunciar que este ano a ida a Fátima vai ser no fim-de-semana de 23 e 24 de Maio e que já falta pouco para nos reencontramo-nos com estas placas, mas com uma novidade no primeiro dia está a ser programado que seja um percurso novo via Torres Vedras com dormida na nascente do rio Alviela e restante igual até Fátima.
Um Abraço
JOÃO MONTEZ

ATÉ MONSANTO

Olá Companheiros

Venho noticiar-vos a passeata até Monsanto no Domingo dia 22Fev09.
Como é costume lá nos juntámos no café do Fernando com destino á partida para Monsanto onde chegámos pelas 09h00 e nos aguardavam mais companheiros do pedal, o que é certo é que no total éramos uma dúzia deles, numero que já não se via a algum tempo.
Começou-se por descer com alguns elementos a reclamar que com tanta descida para a próxima iriam ao sábado com a equipa dos castigados. A desculpa para tanta descida era a de que iríamos fazer a subida do “Correio Mor”.
Até que por fim começámos a subir dando para suar a camisola.



















(Ganhámos um Emplástro)

Alguns que já não andavam há muito tempo acabaram por se perder do resto do grupo aquando da paragem para a “bucha”, telemóvel para cá telemóvel para lá e nada, quando os encontramos o amigo Óscar estava "furioso" mas tudo passou com umas festinhas no capacete.
As camisolas ficaram mais suadas quando passámos no túnel de Algés para fugir ao segurança a bracejar que ali não se pode andar em cima das nossas amigas tornando-se sempre mais um momento divertido (pareciamos Putos a fugir quando se ia ao quintal da vizinha rapinar laranjas).

Chegados ao cais das colunas já os principiantes de época iam estoirados, pois é, o “Correio Mor “ teve de esperar para uma próxima oportunidade e tomámos o rumo direito á Pontinha via Estádio de Alvalade (o que não agradou aos vermelhos pois tinham levado nas orelhas no dia anterior) para entregar á sua Esposa o Amigo Jorge.
Não vou dizer quem foi mas houve dois elementos que tiveram de regressar de metro para Odivelas desde os Restauradores, espero eu que tenham tido forças para acabar o percurso do Senhor Roubado até á Arroja ou será que apanharam o autocarro?
E assim acabou já por volta das 13h00 este magnífico passeio Dominical com uma distância por mim percorrida de 57 km.

Beijinhos e Abraços


João Montez