segunda-feira, 29 de junho de 2009

Um grupo chamado Passatempo Biketeam

Olá pessoal do BTT.
Hoje escrevo para vos dar uma boa notícia...

- A oficialização do Passatempo Biketeam.

O Clube de Praticantes Passatempo Biketeam terá por objecto exclusivo a participação e organização do BTT para todos os seus associados.

Pretendemos criar uma associação de direito privado, interesse público, educativo, formativo e cultural, sem fins lucrativos e independente de qualquer ideologia política ou religiosa, que respeite as diversas correntes de opinião e padrões...

Os primeiros passos já foram dados. Contamos com o contributo de todos vós para ajudar na evolução do nosso grupo.

A nossa sede será no local que sempre esteve associado à história deste grupo, o Café Passatempo.

A todos os que se deslocarem à sede poderão verificar a Acta da Constituição e os Estatutos pelo qual se regerá o Passatempo Biketeam.

Contamos também com a vossa colaboração na elaboração de um ou mais símbolos que possam representar o nosso Clube. De todas as propostas apresentadas pelos associados a mais votada será a imagem do nosso Clube.

Por agora me despeço convocando os actuais e futuros associados para a realização de nova Assembleia onde serão discutidos vários assuntos de interesse geral na Sede do Clube no próximo dia 15 de Julho de 2009 pelas 22h.

Um abraço
Rui Luz

"PASSEIO BTT EM SAO PEDRO DE TOMAR"


Bom dia amigos do Passatempo Biketeam.



Dando seguimento à conversa que tivemos no passeio de Figueiró dos Vinhos, gostaria de deixar aqui um convite a todos os amigos do pedal do Passatempo Biketeam e ao nosso amigo Tó que não pedala mas que tem jeito para o churrasco; para um passeio BTT no dia 19 de Julho de 2009 na terra dos meus ascendentes que é Tomar, perto da Barragem do Castelo de Bode, seguido de uns banhos na piscina e um churrasco de sardinhas e febras na minha casa, à altura do nosso grupo.



Para quem achar que Tomar é longe, estamos a falar de uma distancia que todos nós já fizemos de bicicleta; são apenas 136Km à minha casa, coisa que de carro faz-se em cerca de 1 hora, com vêem é perto e 95% do percurso é autoestrada.



Fico à espera da confirmação de presenças. Essa confirmação pode ser feita via Telemóvel através de uma simples chamada ou SMS ou via Email.


TM-96 260 31 55
Email-jscostasantos@gmail.com


Abraço a todos
José Manuel Costa Santos

segunda-feira, 22 de junho de 2009

IV passeio BTT em Figueiró dos Vinhos













Domingo dia 14/06/2009


Mais uma vez o nosso grupo fez-se representar com um nº de elementos considerável neste evento, um passeio espectacular, tanto pelos caminhos traçados como pela beleza das paisagens que se avistavam, e principalmente da forma como estava organizado, tudo impecável, os nossos parabéns á organização. O grupo mostrou união fazendo quase todo o percurso junto, o que provocava algumas bocas alegres vindas de pessoas que assistiam á nossa passagem, tais como: «Lá vem o grupo da sagres, força» !Isto porque tínhamos as t-shirts a fazer publicidade á Sagres. O grupo até no almoço se fez sentir cantando o nome da Arroja, o que os presentes retribuíram com palmas, mais uma vez mostrámos o espírito de saber conviver, estamos todos de parabéns.


Nota: Se houver alguém com GPS para oferecer ao nosso amigo Marco, o grupo agradece: pois desta vez o nosso amigo foi parar a Castelo Branco o que não é de admirar pois só foi a Figueiró dos Vinhos aí umas 15 vezes

Rui Dias


Amigos, até para o ano !

quinta-feira, 18 de junho de 2009

BTT Challenge Series


Mas o que é isto?

- Nada mais, nada menos que 170kms de BTT.
O quêêêê!!!!
-É pois. De Albergaria a Velha / Viseu / Albergaria a Velha
Nem digas mais...ou melhor diz-me só quando????
-Dia 11 de Julho.

Atreveste?!

Está tudo neste link
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,50580.0.html

Um abraço
Rui Luz

domingo, 14 de junho de 2009

24 horas BTT de Lisboa 2009

Aqui ficam algumas fotos da nossa participação nas 24hrs de Monsanto. O rescaldo fica para quando recuperar as forças...não foi fácil!
13 e 14 de junho de 2009

Um fim de semana repleto de BTT ao mais alto nível. A prova mais dura e técnica em que alguma vez participei!!!
O palco da prova foi o Parque (Campismo) de Monsanto. Montámos o acampamento logo na 6ª feira, bem pertinho da meta. As nossas mulheres fizeram questão em ser parte integrante da equipa. O apoio delas foi constante. Se nós nos divertimos a fazer um desporto de que muito gostamos elas não pararam durante o dia e a noite de se disponibilizarem a ajudar-nos em tudo o que necessitavamos para nos sentirmos bem.

A prova teve início como previsto às 12h. Mais de duas centenas de atletas arrancaram pelos trilhos fora e apenas na 1ª volta houve necessidade de desmontar devido ao excesso de pessoal nos single tracks. À 2ª volta tudo estava bastante fluido. Mediante a distância/acumulado do ano passado levava um objectivo de fazer 24voltas...só que, este ano o percurso contava com quase mais 1 km e mais 50m de acumulado por volta. Após terminar a 1ª volta percebi que seria muito difícil atingir as tais 24 voltas e à medida que fui acumulando voltas senti que o percurso estava a ser demasiado desconfortável e o corpo começou a ressentir-se pelo que após algumas voltas não me sentia muito inspirado a pedalar.
Inicialmente pareceu-me haver algumas lacunas na marcação do percurso mas à medida que a prova foi desenrolando foram rectificadas algumas marcações assim como no período da noite houve um reforço nas mesmas que permitiram fazer o percurso com mais segurança apesar de no entanto ser necessário redobrar a atenção devido ao elevado graú de dificuldade dos trilhos.

Os meus agradecimentos vão para a minha mulher Isabel que esteve sempre presente no que fosse preciso por forma perder o menor tempo possível e não ter de sair do percurso, à Nucha, à dupla Miguel e Miguel que me aconselhavam a ir com calma e a descansar de vez em quando, ao Jaime e à Carla que me pediam para sorrir nas fotos , Zé Carlos que passou por lá no Sábado à tarde para dar uma força e que voltou novamente no Domingo com o Paulo Rosa e o Jorge Vieira e por ultimo às massagens do Gamito que me permitiram voltar por 2 vezes à pista com mais vontade.
Os escoteiros foram incansáveis, sempre simpáticos e prestáveis no fornecimento de água em vários pontos do percurso. Na minha ultima volta fiz questão de agradecer a todos os Escoteiros e aos elementos da PSP que zelaram pelo corte das estradas em 3 zonas de atravessamento.
À hora do almoço o empeno era tanto que lá no fundo não me apetecia mais pensar em eventos de 24 horas. Agora, que a recuperação é quase total já estou a pensar na edição de 2010. Até lá é preciso treinar muiiiittttooooooo.
Parabéns à Team Miguel e Miguel pelo brilhante 5º lugar e parabéns também ao Ricardo Melo que voltou a levar de vencida o Solo das 24h de Lisboa.
Aspectos negativos:
-elevado custo da inscrição aliado ao facto de ainda ter de pagar a estadia no parque de campismo (sem electricidade)
-T-shirt oferta tamanho L, seria mais fácil na inscrição cada um escolher o seu tamanho.
-assistência Trek inútil quando necessária para lubrificar o cepo da roda, invocaram falta de chave de K7.
-comportamento de alguns atletas inaceitável

Classificações a Solo (126 participantes):
1º Ricardo Melo 31 voltas 24:01:02
16º Rui Luz 19 voltas 24:26:21
21º Paulo Marques 18 voltas 24:46:25
33º Antº Peixoto 15 voltas 24:33:49

Classificações duplas (18 equipas):
1º Francisco Egea/Albert Jorba 34 voltas 24:02:00
5º Miguel Pais/Miguel Afonso 30 voltas 24:12:40

Um abraço,
Rui Luz

domingo, 7 de junho de 2009

II Raid BTT de Minde

(Texto editado em 16-06-2009, já só falta o relato das 24hrs para depois descansar um pouco)

07 de Junho de 2009
Distâncias 7 a 10 (infantis) 33 e 47km
Acumulado de subidas cerca de 1.100m

Mais um excelente fim de semana passado na companhia da familia Pais a cumer e a buber (como diz a Nucha). Forças não faltavam para enfrentar o desafio das Serras de PNSAC. Há muito tempo que não juntavamos tantos amigos do Passatempo num evento oficial e a conviver no merecido almoço. As chuvas da semana anterior e da véspera tornaram os trilhos (nos kms iniciais) um pouco mais pesados que o esperado para a altura do ano. Um terreno muito empedrado foi o que se seguiu na grande maioria do percurso. Era pedra a subir, descer, e rolar. Um percurso muito duro a comparar com aquilo a que estamos habituados a fazer em que as ultrapassagens também ficaram condicionadas, pelos imensos single tracks. Partir à frente ajuda muito. Eu e o Miguel tinhamos previsto fazer o controlo zero por volta das 8h30 para podermos partir mais à frente e ter a vida facilitada no que diz respeito a ultrapassagens mas tal não foi possível por nos termos atrasado um pouco na viagem e ainda ter de estar a trocar as pastilhas que o amigo Zé Manel fez o favor de ir buscar propositadamente ao Café Passatempo. Mais uma vez, obrigado Zé.
Nos kms iniciais foi-me muito difícil controlar as pulsações e parecia não ter vontade alguma de pedalar. Talvez fosse do cansaço aliado a uma K7 gasta que teimava em fazer saltar a transmissão sempre que fazia um pouco mais de força nos crancks. A certa altura e por o Miguel já levar algum avanço fiz-lhe sinal para ir embora mas ele fez precisamente o contrário, abrandou e esperou que eu colasse para partilharmos os trilhos até ao fim...nestas aventuras do Cape Epic é dupla até ao fim...

Cada vez mais apercebo-me que existe muita malta a andar bem. No meio destes prós todos, nós amadores que somos, não ficamos nada mal na fotografia.

A Nucha foi a única participante no passeio intermédio. Esperava-se uma distância de 25km que acabou por ser de 33km. Ora, 8km a mais representam mais de 30% do percurso. Aqui penso que houve uma falha grave da organização pois uma pessoa propõe-se a uma distância e gere o esforço de acordo com o anunciado e neste caso os kms extra foram em demasia. Mesmo assim a Nucha fez um excelente tempo pois apesar da dureza do percurso terminou perto das 12h.

Os mais novos também tiveram direito a a um passeio guiado por entre os trilhos de Minde, com lama à mistura. Uma excelente iniciativa que pareceu agradar as crianças e os pais que puderam ficar descansados enquanto participavam nas suas actividades.

O almoço foi sofrido. Cerca de 1h de espera na fila para podermos repôr algumas energias. A massa tinha um aspecto mauzinho e parece-me que todos optaram pelo bacalhau. Foi um período bem passado na companhia de miúdos e graúdos ainda com tempo para assistirmos à entrega dos prémios e esperarmos pelo sorteio de alguns brindes...a ver se nos calhava alguma coisita.



As classificações:

# Frontal Nome Equipa Tempo Km/h
1 490 Hugo Moreira team baeta bianchi 02:06:01 23,4

2 901 David Rosa CEF02:11:41 22,4
3 488 Luis Cancela team baeta bianchi02:11:4422,4
35 775 Marco Chagas Team Hilzy RD servic 02:35:14 18,9
36 024 José Pais Passatempo BikeTeam 02:35:57 18,9
39 513 Rui Luz Passatempo BikeTeam 02:36:17 18,8
105 530 Paulo Marques Passatempo BikeTeam 02:58:48 16,5
165 466 José Santos Passatempo BikeTeam 03:16:03 15,0
171 739 AntónioPeixoto Passatempo BikeTeam 03:17:46 14,9
190 476 José Alves Passatempo BikeTeam 03:25:31 14,3

Um abraço

Rui Luz

segunda-feira, 1 de junho de 2009

2º Passeio BTT – Cidade do Entroncamento

Apresentamo-nos no Entroncamento 4 elementos do Passatempo Bike Team. Eu e o Miguel para os 60km, a Nucha para os 30km e a Isabel para os 10km de passeio pedestre.
As infra-estruturas no Parque do Bonito no Entroncamento oferecem todas as condições para receber o secretariado do passeio. O estacionamento amplo não chegou sequer a metade da capacidade.
Não houve atrasos de maior e 2 ou 3 minutos após as 9h já estavamos a rolar. Apesar de ser um passeio sem fins competitivos eu e o Miguel tínhamos estipulado fazer o percurso abaixo das 3hrs tentando manter uma média de 20km/h. O Miguel já tinha participado na edição do ano passado e ia constatando que o percurso era praticamente todo novo e para melhor. Da minha parte só podia constatar que o percurso estava a ser fantástico. Descidas brutais, single tracks espectaculares e subidas de “morder o guiador”.
Até ao 1º abastecimento (22km) apesar do sobe e desce constante, o percurso era mais rolante e por isso conseguimos fazer uma média de 24km/h, chegando a este ainda antes das 10h. Até ao 2º e ultimo abastecimento optamos por gerir o esforço. Esta parte do percurso foi a mais técnica e onde estava inserida a maior percentagem de acumulado de subidas, assim como de kms em single track. A nossa média baixou para 20km/h e para cumprirmos o objectivos estavamos "obrigados" a manter aquela média.
Chegados ao 2º abastecimento a paragem foi muito curta. O suficiente para abastecer de água e comer uma banana. Ao arrancarmos ficamos a saber que teriam passado perto de 7 participantes ao que nós exclamámos...!!!
Apesar de ser um passeio, neste momento (falo por mim) encaro quase todas as minhas voltinhas de forma mais competitiva pelo que ter sabido a posição naquele momento serviu de tónico para os kms que ainda faltavam.
Nos restantes kms ainda alcançamos mais 2 participantes com os quais rolámos até 1 deles furar e o outro ceder perante o ritmo imposto. Já muito próximo à meta alcançamos outro dos participantes que de Talega mostrou que não tínhamos pernas para ele e assim terminamos o percurso com 2h50 8º (Miguel) e 9º (Rui). O acumulado de subidas rondou os 1.100 metros. A dureza foi bem medida para uma distância de 60km.

As mulheres...
A Nucha fez os 30kms sem dificuldades tendo terminado com o tempo de 2h.
...mais uma vez as altas temperaturas a ditarem a desistência de todos os participantes do pedestre...a Isabel tendo ido propositadamente de Lisboa... exigiu umas voltinhas a pé pelo Parque do Bonito. Quando começar a andar de bicicleta vai ser um caso sério!!!

Já estamos em contagem decrescente para Minde onde vamos ter participações no passeio pedestre, BTT infantil, 25 e 46kms. Está garantida uma mesa composta de amigos do Passatempo Bike Team.

IV Passeio Arroja-Fátima




Realizou-se nos dias 23 e 24 de Maio de 2009 o IV Passeio de bicicleta organizado pelo grupo Passatempo Bike Team.

Este ano tudo foi diferente tanto o percurso, pois este foi feito pela zona oeste, como a data do mesmo, pois costumava ser em Setembro, tal como o nº de participantes que este ano foi muito elevado.

Este percurso era para ser feito com o máximo de 5 ou 6 elementos a fim de ser testado os caminhos que todos desconheciam, e então no final fazermos a comparação com os caminhos anteriores, rumo a Santarém etc.

Com o passar do tempo conversa puxa conversa todos os elementos do grupo tiveram conhecimento do que se estava a preparar, então todos os dias havia inscrições para o passeio, o que deu algumas dôres de cabeça a quem organiza, pois de 5 ou 6 elementos passaram a ser 30 elementos a pedalar, o que fazer?

Única solução, mostrar capacidade de organização e vontade de levar o evento para a frente. Com a preciosa ajuda dum amigo entendido em caminhos na procura de caminhos (via Google) ia-se descascando percursos, e através de boa vontade partimos para o terreno, onde se fez o reconhecimento do percurso via bike, o que se tornou cansativo mas sem duvida valeu o esforço.

Escrevendo sobre o passeio, e na minha opinião, este foi talvez o mais espectacular, graças ao comportamento de todos os elementos do grupo, assim como as belas paisagens que se avistavam, nem mesmo a chuva que nos acompanhou no primeiro dia nos tirou a alegria e a vontade de continuar.

Chegados ao alojamento em Alviela, a alegria continuou, o Rui Luz desfrutou na água da praia fluvial enquanto o restante pessoal tomava o duche de água quentinha, seguiu-se o jantar que diga-se nem estava nada mau e com a fome que todos tinham não houve tempo para protestos.

Chegou a noite e a temperatura era boa, as ideias estavam sempre presentes e como tal um dos elementos que nos acompanhou neste passeio pela primeira vez quis comemorar com oferta de uma garrafa a que todos os presentes não se fizeram rogados. A noite já ia adiantada e o corpo pedia descanso, então fomos todos á procura do dito descanso. Descanso esse que não aconteceu pois as ideias não paravam de surgir e mais uma vez fomos surpreendidos ao apercebermo-nos que alguns elementos do grupo trocaram as bikes por motas de alta cilindrada com escapo livre, foi uma paródia toda a noite que durou então até de manha.

No domingo, depois do pequeno almoço, saímos em direcção a Fátima, aí mais uma vez notou-se que o grupo estava unido seguindo sempre juntos até ao Santuário. Foi Lindo!

De registar:

• A boa condição física e mental de alguns elementos que ajudaram sempre os menos preparados atingir o objectivo;

A já habitual queda do amigo Fernando neste passeio;

• A colaboração dos sempre incansáveis Zé Teixeira, e Tó;

• e por fim, mas não menos importante, o apoio que nos foi dado por amigos e familiares que nos acompanharam no almoço final.


Obrigado!


Rui Dias