quarta-feira, 25 de novembro de 2009

I Maratona Cabo Espichel

Data: 21 de Novembro de 2009
Pilotos: António e Rui
Distância: 80km
Acumulado subidas: 1720m

Mais uma vez a dupla A&R foi divulgar o nome do Passatempo Biketeam para os lados de Espichel. Uma prova que se previa e veio a constatar dura. Muita areia, pedra e alguma lama nos momentos finais. Felizmente a chuva só apareceu perto da 13h. A aparecer mais cedo o percurso ficaria mais perigoso nas zonas de pedra e mais pesado nas zonas de areia.

Quando chegamos ao local fomos encaminhados para o campo de futebol onde se compôs uma bela moldura com as viaturas todas alinhadas e o pessoal no frenesim habitual de vestir e preparar as bikes. É curioso ouvir as mais variadas "bocas" que o pessoal vai dando entre os seus grupos de amigos. Eu e o António já tinhamos esgotado a nossa quota de picardias durante a viagem e estavamos ambos com vontade de andar no máximo das nossas forças...

O secretariado separado pelas diferentes provas permitiu uma rápida recolha do dorsal. Chegamos com quase 1 hora de antecedência mas quando dei por mim faltavam menos de 10 minutos para a partida pelo que entrei naquele stress habitual em que fico sempre sem perceber como é que o tempo passou tão depressa.

Enquanto procuravamos pelo briefing o pessoal começou a aglomerar na zona onde se julgava ser a partida e nós também para lá nos encaminhamos à espera...9h02 e retiraram as cancelas...sem briefing o pessoal largou que nem os Touros enraivecidos a entrar na arena. Estavamos em prova e só restou desejar boa sorte ao António.

Os kms iniciais decorriam num serpenteado com trilhos técnicos que não eram de todo aconselháveis a uma participação de iniciação mas foi nestes trilhos que se "baptizaram" os participantes na distância dos 20km.

A primeira zona de controlo constituiu uma novidade. Self-service. Sendo a organização um grupo virado para a orientação os controlos eram efectuados com uns agrafadores que possúem códigos com picagem diferenciada. Só no fim da prova é que fiquei a perceber que a picagem é diferenciada mas para a mesma ser eficaz tem de ser validada o que não vi acontecer no fim da prova mas isso também já não era importante.

A história desta prova fica marcada pela sinalização da mesma ter sido insuficiente o que levou a que tenham existido dúvidas em várias partes do percurso e levado a que os atletas se tenham perdido algumas vezes. A outra parte dos que não desistiram terminaram sem os controlos todos efectuados mas deram prioridade ao gosto de andar de bicicleta e talvez de mesmo assim superarem-se perante as adversidades.

Quanto aos abastecimentos posso dizer que estavam bem guarnecidos e que comi algo que ouvi dizer ser farinha torrada com uns pedaços de chocolate...soube-me muito bem empurrado com água. De resto a fruta do costume, algumas barras e água.

Dou os parabéns ao António por ter desencantado este desafio. São este tipo de provas que nos têm permitido evoluir bastante a nível técnico e físicamente.

O ano está quase a acabar e as forças que restam vão ser empregues na 20ª edição do Tróia-Sagres a realizar no dia 12 de Dezembro, depois é aproveitar para descansar e começar o ano com novas ambições.





Mário Guterres ADFA 4:17:45
Rui Luz Passatempo Biketeam 4:18:00
Luís Morais Académica Pinhalnovense 4:19:08
João Sovelas Bike Angels - Veloprof 4:22:33
Manuel Pinto Team Revicar 4:23:16
David Gonçalves Amigos do Gato 4:26:20
António Vaqueirinho Passatempo Biketeam 4:29:20
Gil Silva RÓÓDINHAS /Santos Silva TMN 4:29:48
Vitor Campos Casa de Benfica de Tomar 4:36:40
Jacinto J. Santos BTT Team Cegonhas do Sado 4:36:51
Paulo Fonseca Clube Millenniumbcp 4:44:27
Luís Costa Individual 4:45:59
Tiago Sousa Próvida Bike Team 4:46:20
José Pinela Amigos do Gato 4:50:48
Norberto Gomes Quintajense 4:52:45
António Neves GDU Azoia 4:54:40
Tiago Vaz BTTralhos 5:02:13
Carlos D. Neves Individual 5:05:28
Paulo Canário Os Estarolas 5:07:10
Luís Arcanjo Silva Individual 5:07:21
Bruno Ferreira Papi Kriki 5:12:30
Francisco Costa Papi Kriki 5:12:30
Francisco Reis Individual 5:12:30
João Portela Os Portelas 5:20:58
Paulo Canhoto Gaspar BTTrupe/ACPereiro/Mação 5:24:20
Hugo Santos XC Oeste 5:28:54
Jorge Pedroso 100 Mãos BTT Klub 5:28:54
Esmeralda Câmara CAB - SuperBikes 5:32:40
Pedro Esteves Teamolenga 5:41:04
Jorge Fradique Teamolenga 5:41:55
Miguel Manso Quintajense 5:43:30
Pedro Cintra Individual 5:50:40
Rui Engracia Individual 5:51:37
Henrique Lagoa Individual 5:51:37
Luís Mateus RÓÓDINHAS /Santos Silva TMN 5:59:30
Pedro Machado RÓÓDINHAS /Santos Silva TMN 6:00:20
Nuno Correia Individual 6:02:51
Hugo Reia ES-Aesorriso 6:19:00
Rogério Pinto Individual 6:19:00
Joaquim Costa Galitos Aveiro/Madeivouga/Gimline/BikeZone 6:43:12
José Guerreiro BTT Alvaladense 6:48:40
Luís Rosindo Quintajense Desistiu
João de Sousa Oikos Desistiu
Manuel Fustiga Individual Desistiu
José P. Silva Clube Millenniumbcp Desistiu
João Formiga Sesimbra Desistiu
Diogo Carvalho Sesimbra Desistiu
João Alves Ciclopinhal Desistiu
António Cunha Individual N.Partiu
Daniel Nascimento Individual N.Partiu
Pedro Duque Bike Angels N.Partiu
Helder Soares Ginásio M Sports Club N.Terminou
Mário Melo Ultra Leves do CPOC N.Terminou
Helder Rosa Ginásio M Sports Club N.Terminou
Rui Barbosa Ginásio M Sports Club N.Terminou
Vitor Ramos Come Pedra N.Terminou
Hugo Espigão Carvalho Individual N.Terminou
Henrique Agostinho RÓÓDINHAS /Santos Silva TMN N.Terminou
Rui Cortegaça Os Estarolas N.Terminou
Francisco Pires Os Estarolas N.Terminou
Ricardo Chasqueira Bike Angels N.Terminou
Rui Santos Os Portelas N.Terminou
Diogo Fonseca Clube Millenniumbcp N.Terminou
Nuno Laia Individual N.Terminou
João Ventura Palmela Team N.Terminou
Luis F. Marques Superbikes/Vercril/Paio Pires N.Terminou
Américo Santos Titanzitos N.Terminou

Um abraço
Rui Luz

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

4º BTT Challenge Series - A Tomada dos Fortes

Data: 14 de Novembro de 2009
Local: Póvoa de Santa Iria

Foi o 3º e último Challenge do ano. Apenas não participamos no 1º. Pela 3ª vez consecutiva lá fomos nós (Rui e António) fazer um treino para o futuro.
A promoção do evento anunciava 101km com 3.250m de acumulado de subidas o que para nós seria um excelente desafio e mais uma prova da nossa resistência.

Como a Póvoa de Santa Iria é já ali ao lado arrancamos do Trigache às 6h40 todos aperaltados e começamos logo por subir até Montemor para depois descer até Loures. Sempre em ritmo calmo fomos pedalando e conversando até ao Palácio da Quinta da Piedade onde chegámos às 07h30.
À nossa espera um secretariado eficaz com dorsais personalizados e o pequeno-almoço. Tudo oferecido pelos TNT. Relembro que este passeio foi guiado por GPS e a custo zero.
Dos cerca de 150 inscritos a chuva que caiu durante a madrugada deve ter levado quase 50% a desistir de comparecer...eramos poucos mas bons e duros para dar o devido retorno à organização.

Houve um ligeiro atraso na partida que serviu de desculpa para comer mais qualquer coisita . Andar com o António não é fácil, nunca se sabe quando se tem autorização para comer. E por falar em comer desta vez não queria que acontecesse o mesmo que no Buçaco - passar fome. Fui de mochila às costas com 3 sandes, 2 iogurtes, 4 bananas, 2 maçãs, 2 chocolates e 2 gel. Parece muito mas não é...imaginem que eu sou um Porsche Cayenne...entrada da gama, claro!!!

Iniciado o passeio começamos por fazer uma descida que parecia manteiga. A falta de aderência levou por instantes a minha memória até à garagem onde ficou o pneu que era suposto estar na roda de trás, um NN 1.8. Assim que acabamos de descer encontramos o "amigo Banif" que até é de Odivelas com a corrente partida. Prestamos o nosso auxílio (não é António???) e rapidamente nos pusemos a caminho não tendo deixado ninguém para trás. Mais um Km percorrido e outro "amigo" com o desviador torcido, mais uns kms e dropout's partidos, correntes partidas, mudanças a saltar, rodas bloqueadas com lama e com cerca de 15km percorridos já havia pessoal a desistir do Challenge.

Este é o meu 3º Inverno de BTT e à partida já sabia que Bragadas é sinónimo de lama=barro. O António ainda se surpreendeu no início mas não esmoreceu perante a dureza do piso e apesar de ficar com ambas as rodas bloqueadas algumas vezes conseguia rir, limpar e seguir em frente.

Fomos seguindo o track à espera das dificuldades impostas pelas subidas mas à medida que os kms iam passando e as pernas teimavam em não começar a pesar começamos a perceber que os tais 3.250m anunciados não seriam mais que uns 2000 e poucos metros reais. O que para nós era uma desilusão somada ao facto de alguns kms excessivos de alcatrão com tanto TT ali ao lado.

A simpatia de várias pessoas residentes nos locais por onde passamos foi muito importante durante este evento. Desde o abastecimento de àgua ao empréstimo de mangueiras para retirar o excesso de lama da transmissão, rodas e travões. O nosso obrigado. A organização também esteve activa na recolha de participantes que não tinham condições para prosseguir, apesar de todos nós sabermos que não tinham qualquer responsabilidade de o fazer.
À chegada ao ponto de partida (pelo local errado) pois deixamos de seguir o GPS e guiamo-nos pelo nosso sentido de orientação nos metros finais o que não nos permitiu ver que a chegada era feita pela entrada virada a Norte. À nossa chegada o entusiasmo dos organizadores era imenso e mostraram-se muito interessados em saber a opinião pessoal de cada um sobre a qualidade do evento que eu pessoalmente acho que pecou pela falta da dureza anunciada e pelo excesso de kms em alcatrão o que no entanto não tira brilho nenhum à qualidade geral do Challenge.

Os carros mais uma vez ficaram em casa e no regresso devido à frescura excessiva (lLOLOLOL) ainda deu para os famosos picanços das quartas-feiras à noite...é com cada maluqueira.

Para a semana (dia 21) lá vamos nós mais uma vez levar o nome do Passatempo Biketeam até à
I Maratona do Cabo Espichel para enfrentarmos a dureza dos 80km com 1720m de acumulado - http://oriazoia.no.sapo.pt/maratonabtt.htm

Dia 12 de Dezembro o Tróia-Sagres...falta pouco!!!

Um abraço
Rui Luz



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

4hrs de Resistência - Trilhos do Zêzere - Souto

Data: 01 de Novembro de 2009
Percurso: 14.6km
Acumulado subidas: 360m (volta)
Pilotos: António e Rui







Mais um teste de forças...

O amigo António é uma pessoa de desafios duros e não recusou o convite de uma prova diferente lá para os lados de Abrantes, mais precisamente no Souto. Uma localidade agradável onde fomos presenteados com um excelente percurso para a prática do BTT.

Alguns tops do panorama do BTT nacional estavam presentes e a capa de cartaz foi o Vitor Gamito que dispensa apresentações.


Pelo 3º fim de semana lancei-me no desafio de andar no máximo das minhas forças para testar os limites da máquina (corpo) que à partida já se apresentava cansada. Desde a corrida do Tejo não tive capacidade de recuperar o meu bem estar e neste dia a vontade de pedalar não era muita. Mas, como sempre, o desejo de dar o máximo estava presente.


A partida teve início às 9h15, um ligeiro atraso que se deveu à falta de combustível na mota que iria abrir o percurso. Soada a partida um breve cumprimento e desejo de boa sorte foram as ultimas palavras que troquei com o António. Cada um de nós empregou o seu ritmo.

Durante grande parte do percurso fui partilhando kms e conversa com alguns participantes e é muito satisfatório para mim ir percebendo os diferentes objectivos/propósitos que cada um tem ao encarar estes desafios mais competitivos.


O percurso era completo. Composto por partes rolantes, descidas rápidas (loucas), poucos singles mas os existentes bem técnicos, subidas que não vale a pena descrever (ver gráfico novamente) e uma assistência espectacular. Infelizmente desta vez não nos fizemos acompanhar de máquina fotográfica mas garanto-vos que este percurso tem paisagens de deixar qualquer um de boca aberta e até com vontade de se amandar ao chão :)

Mais uma vez encontramos os amigos da Goldnutrition que durante e após o percurso forneceram bebidas energéticas essenciais à reposição das forças, enalteço a simpatia com que nos convidam sempre a experimentar os seus produtos e o aconselhamento dado.
Quem não é para andar também não é para comer...uma frase já conhecida de outras "refeições" que foi bem passada a partilhar experiências com o amigo Luís do Team Arrábida cara conhecida de outros eventos.

Sem dúvida uma experiência a repetir pela forma como fomos recebido e tratados até ao fim. O Souto deixa vontade de lá voltar.
Ps- O António sentiu-se intimidado a fazer a crónica...ainda não deve ter força nos dedos...10 minut...
Um abraço
Rui Luz