segunda-feira, 19 de maio de 2008

Maratona de Alvalade>Porto-Côvo>Alvalade

Distância:120 kms

Altimetria: 1.3xxm

Pilotos: Zé Manuel, Paulo, Luciano, Rui e mais mil e poucos

O que me levou a efectuar esta maratona foi o desafio da distância e os comentários de que este é um dos grandes eventos a nível nacional – organização/percurso/abastecimentos.

Chegando ao local perto das 8h20 deparei-me com um belo pequeno-almoço com queques, bolos de arroz, sandes, sumos, etc…estou certo que havia comer para toda a gente.

O tempo começava a escassear e apressei-me a ir vestir e dar os ultímos retoques na bike. 9h em ponto e soou a buzina que marcou o início de mais uma aventura. Agrupamos a “equipa” e começamos a rolar calmamente por entre os milhares de participantes. O pelotão foi-se mantendo devido às dificuldades impostas pelos bancos de areia e outras zonas mais técnicas que obrigavam a parar ou desmontar.

Depois de percorrermos uns trilhos por entre os arrozais fiquei maravilhado com a atitude de cerca de 20 pessoas que estavam ali só para aplaudir os participantes – foi um espectáculo.

40kms – 2º abastecimento - Uma localização muito bonita, um mar de gente, comida com fartura. Aqui voltámos a agrupar (o Luciano tinha fugido) e depois de retemperarmos as forças fizemo-nos à estrada. O Zé Manuel imprimiu o ritmo e eu fui junto, o resto do pessoal ficou para trás. Saliento o facto de a sinalização do percurso estar 5* e as zonas de perigo muito bem identificadas.

Após o 3º abastecimento aos 51kms começamos a descer para Porto-Côvo e aqui fizemos um single-track espectacular dentro de uma floresta cerrada a fazer lembrar Sintra. O Zé Manuel conseguiu desenvencilhar-se por entre uns quantos atletas e eu fiquei a marcar passo atrás de um grupo que ia a curtir o cenário e a transpôr obstáculos (ribeiros/troncos/lama) sem pressas. Agora, perto do fim da 1ª parte do percurso o cenário era a praia do lado esquerdo, o vento moderado a bater de frente, uma travessia sobre as pedras com a àgua (rasteira) e uma “subidinha” em alcatrão com muita gente a assistir e a puxar pelo pessoal (parecia a volta a Portugal em bicicleta).

Porto-Côvo

Passada a meta com 71kms cumpridos e encontrei novamente o Zé Manuel. Fizemos uma paragem mais prolongada para comer, e saber do paradeiro do Paulo que estava com cãibras e o Luciano que estava a caminho… fizemos uns exercícios para recuperar os músculos e fizemo-nos à estrada por volta das 13h20.

Assim que arrancámos uma senhora à janela de casa entusiasticamente dava-nos apoio para continuar, impressionante. Mais uns metros e visualizámos mais umas escritas de apoio no alcatrão. Até Porto-Côvo subimos cerca de 8xx metros e até ao final ainda iríamos subir mais 5xx metros.

Foi um passeio muito agradável e conseguimos terminar em grande a entrar em Alvalade ainda a 35km/h…grandes malucos! E a sandes de carne assada? Imaginem o desgaste ao fim destes kms todos e chegar a um abastecimento e degustar a famosa sandes de carne assada.

Trataram-nos muito bem.

GRANDE evento de BTT. Já está incluido na minha lista dos passeios a repetir.

Fiquem com uma ideia das emoções sentidas (ontem) este Domingo.

Um abraço,

Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário