domingo, 25 de abril de 2010

3ª Ultramaratona de Serpa - SRP160

Data: 17 de Abril de 2010
Distância final: 151km
Acumulado de subidas: 1.875m

2º Ano consecutivo a participar na maior Maratona do país. A Ultra de Serpa, designada por SRP160. Infelizmente este ano o Inverno rigoroso obrigou a várias alterações ao percurso e o que inicalmente era para ser bastante duro com 162km e 3100m de acumulado ficou-se pelos registos que inicialmente anuncio.

Arrancamos para Serpa na 6ª feira ao fim do dia eu e o Francisco. Após as fortes chuvadas de 5ª e 6ª feira só esperavamos poder montar a tenda sem que estivesse a chover, senão seria bastante desagradável. Felizmente não choveu com intensidade e até deu para jantar ao ar livre.

Quando julgávamos que eramos só dois para jantar eis que nos apareceu um convidado.
A partida para a prova teve início às 8h. Mesmo tendo acordado por volta das 6h e parecendo que o tempo é muito ainda houve muito para fazer e arrancamos para o controlo Zero mesmo em cima da hora. A ultima foto de cara lavada...
Estão a ver a cara do homem...estava furioso com os trilhos!!!
A prova teve início à hora marcada. Notava-se ainda o frenesim do pessoal a carregar o track no GPS devido às alterações de ultima hora. Só para terem uma noção a Maratona de 80km foi reduzida para cerca de 50km...
No briefing fomos alertados para o facto de se ter encurtado o percurso devido ao aumento dos caudais das ribeiras que tornava impossível a nossa passagem e a exclusão de uma passagem que implicava muito perigo para os participantes.

Dada a partida por um estradão de alcatrão deu para perceber que foram muitos os "malucos" a lançarem-se neste desafio. Inicialmente mantive-me com o Francisco, iriamos juntos até onde fosse possível. Do asfalto passamos imediatamente para a lama e começaram os pequenos engarrafamentos. Tudo a patinar. Sinceramente, a mim não me fez muita diferença. Apesar do pneu traseiro semi-careca eu até estou algo habituado a pedalar na lama e lá fui progredindo tendo o Francisco ficado para trás. Nem houve tempo para despedidas...passadas umas 2h30 o Francisco ligou-me a dizer que já estava pronto para outra que aquela tinha muita lama...fiquei mais descansado por ele. Quando ele me ligou ainda só estavam percorridos cerca de 60km, ainda tinha um longo caminho a percorrer.

Do percurso destaco a passagem nas Minas de São Domingos. Só visto. De um momento para o outro parecia que tínhamos sido teletransportados para outro local, o cenário visual durante uns minutos foi espectacular. A travessia de ribeiros foi uma constante pelo que sempre que os atravessava aproveitava para atirar um pouco de água para as pastilhas para aliviar um pouco o desgaste que já era previsível.
Os kms foram passando, a grande maioria foram feitos na companhia do Paulo. Uma cara conhecida dos Duros do Pedal e de outras provas deste ano. Foi uma preciosa companhia que permitiu manter o andamento sempre em alta e que também quando me faltaram as forças puxou por mim uns bons kms.

Foi uma prova longa em que senti que dei tudo o que tinha para dar e não guardei qualquer sentimento de ter deixado restos de lenha para queimar pelo que fiquei muito satisfeito com o resultado obtido. Durante o percurso destaco apenas uma falha que foi a de ter puxado por cerca de 8 participantes (sem ajuda) dos 90 a 110km. Boa lição que tiro deste episódio.

Tenho de vos falar agora um pouco da Epic. Como o Miguel Afonso diz..."haja pernas!!!" Apesar das pernas eu tenho que acrescentar que sem a Epic não seria possível acabar esta prova a sentir-me tão bem. É a 3ª prova a sério que faço com a Epic e a Goldie (Kona Kikapu) não vai ficar chateada comigo mas é a noite e o dia...
Conforto, rapidez e eficácia são três palavras que posso utilizar para a descrever.
O vencedor da edição deste ano foi o Vítor Gamito com o tempo de 06:10:45. No ano anterior já havia vencido a maratona (80km).

Se quiserem consultar mais informações vão a http://www.srp160.com/
O tempo é escasso. Ainda não tive sequer tempo de procurar fotos em que eu apareça, se alguém encontrar alguma coisa que me envie SFF, eu agradeço.

Um abraço
Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário