segunda-feira, 27 de junho de 2011
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Figueiró dos Vinhos - 19-06-2011
O passeio de Figueiró é diferente de todos os outros, não só pela beleza das paisagens, como pela dureza do percurso e também pelo excelente convívio proporcionando por quem vai com este intuito.
Depois de uma noite mal dormida, mas bem divertida o espírito do grupo mantinha-se em relação ao passeio, ou seja desfrutar ao máximo o convívio, apreciar as belas paisagens e reinar o mais possível, foi o que aconteceu com quase todo o grupo… quase todo porque o Rui Luz e o Fernando iam com intenção, de alcançarem uma boa classificação, que não aconteceu pois por azar o Rui Luz viu-se obrigado a desistir por furos e avaria na sua bike, o que foi pena pois fisicamente era um dos candidatos aos lugares cimeiros.
O Fernando como o querer não é poder, ficou a “substituir” o Rui Luz, só que não teve pernas para fazer melhor que 13º lugar, o que mesmo assim o deixou como o melhor do grupo, Parabéns! Embora a diferença não fosse muita cerca de 20 minutos. De realçar e felicitar a Carla, pois conseguiu fazer o percurso todo, alcançando o 1º lugar feminino, mas verdade seja dita era a única mulher no raid.
Resumindo e concluindo, foi um passeio agradável, onde se subiu e desceu muito, onde o grupo se divertiu, comendo. Bebendo e brincando e por vezes exagerando na brincadeira, exagero esse que levou uma parte do grupo a ter boa classificação final, o que levou alguns elementos do grupo a duvidarem da nossa pedalada… Cuidado não brinquem connosco!!!
Mais uma vez o grupo fez-se representar com um nº significativo de elementos (15) o que nos deu direito a trazer um troféu da Equipa mais representativa.
Parabéns a todo o grupo! Uns brincaram neste passeio, outros brincarão noutros passeios, assim haja espírito para o fazer, pois já não temos idade para competir.
Classificaçao:
Rui Dias
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Inauguração da sala de estímulo - SMA
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Raid XO
terça-feira, 14 de junho de 2011
Maratona Manteigas 3ª Prova da Taça XCM 12-06-2011

87km com 2770 de acumulado. São estes os valores no meu GPS. Percurso muito bem marcado/sinalizado não dava mesmo para enganar, com muitos e bons abastecimentos. Os banhos, água fria, para ajudar a recuperar do empeno!
Partida dada ás 10h, eu, Francisco, Miguel Afonso de imediato arrancámos com cerca de 500 atletas federados à nossa frente. A partida e chegada foi em frente à CM de Manteigas, seguimos em direcção às Penhas da Saúde ao km2,5 virámos à esquerda e entrámos num estradão de terra batida, onde o pó era mais que muito, quase não dava para ver por onde as bikes passavam. O Miguel voltou aos seus áureos momentos de forma e de imediato desapareceu.
Ao km8,5 dá-se início à 1ª subida atingido o ponto mais alto ao km27 durante esta distância tivemos uma descida com 2,5km de extensão. O Francisco nesta subida ficou algo desgastado e ficou para trás.
Ao km32 dá-se início a uma descida louca, vertiginosa com 8km de extensão, grande parte dela feita em calçada romana, brutal. A parte final terminou num single track, em terra com alguma erva, com vários sulcos e curvas muito apertadas com regos, a maior parte do pessoal fê-la desmontado, eu como era terra e erva arrisquei, mas o transito estava muito condicionado com muitos atletas a ocupar o melhor espaço, apesar de irem apeados, na altura como a inclinação deveria ser na ordem dos 30% era impossível desmontar, fui obrigado a desviar-me e passar por um sulco que tinha cerca 1m, resultado, cambalhota completa, aterrei batendo primeiro com a cabeça no chão o que me deixou um pouco atordoado e com alguma dor na cervical, ajudado, cambaleando lá fui à procura da bike que ficou 5m acima, voltei a montar a mesma e lá continuei. Obrigado ao pessoal que me prestou os 1º socorros, ajudou-me a levantar quando eu estava ainda a cambalear e que se ofereceu para chamar os bombeiros, felizmente que não foi necessário.
Jamais consegui voltar ao meu ritmo, os atletas que seguiam comigo desapareceram e eu com algumas dores, fui obrigado a baixar o andamento, como nesta altura estávamos a passar em Manteigas, ainda pensei em desistir, mas a vontade de continuar foi mais forte e lá continuei de encontro a mais uma dura subida, esta ao km50 e estendeu-se até ao km56 a mais curta das três, mas bem durinha. A partir daqui deu para ver muito pessoal a desistir, também não era caso para menos, atendendo ao esforço até então despendido, mais o que estava para vir!
A última começou ao km63 e prolongou-se até ao km78, talvez não tão dura como as anteriores, mas com o desgaste já acumulado, parecia nunca mais ter fim. Mais que desejoso dos km finais, que eram praticamente todos em descida, rapidamente me apercebi que não iam ser pêra doce, com várias placas a informar, descida perigosa, vim a verificar que não era perigosa, mas sim, perigosíssima, pior do que aquelas que são feitas em calçada romana, o declive era brutal, ora aparecia terra, ora calhaus, juntamente com a dor no pescoço que me acompanhava, cheguei a pensar, era preferível que fosse a subir lol…, quando cheguei à meta ao fim de 6h11 não sei o que me doía mais! Desejei não voltar a pegar nas bikes durante pelo menos 30 dias!
Não fosse a queda, penso que tinha feito menos 30minutos, mas também não ganhava mais com isso, porque o meu mais directo concorrente ficou a 15minutos, ou seja, pela segunda vez consecutiva saco o 1º lugar no meu escalão não federado, numa maratona XCM da taça de Portugal.
O Francisco apesar de estar com uma excelente preparação física, sofreu um bocado, este terreno não é o melhor para ele, derivado ao seu peso.
O Miguel Afonso está de parabéns, pela sua excelente prestação, ao nível de um campeão! Fez 4º no seu escalão e 5º na geral, com 5h14.
Para quem dizia que não pegava nas bikes tão depressa, hoje dia 13, (feriado em Lisboa) fui para a Serra de Sintra com o Miguel Afonso e mais 2 Duros fazer 3,5h de recuperação activa com 1200 de acumulado!
Um abraço,
António Vaqueirinho
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Raid XO 10/11/12 de Junho de 2011 (warm up)
Começa amanhã em Proença a Nova e termina no Domingo na Praia Pequena (Sintra). Vou levar máquina fotográfica mas apenas para registar os momentos pré e pós prova.
A promoção no Fórum BTT
PS- Vou de AMARELO lol
Um abraço
Rui Luz
terça-feira, 7 de junho de 2011
Odivelas/Fátima/ Via Golegã
Este ano este evento, contou com vários elementos do grupo a apoiar e a participar em várias áreas, o que facilitou, e causou o reparo por quem nos acompanhou, em dizer que somos um grupo bem organizado, o que nos deixa orgulhosos e com vontade de ainda pudermos melhorar.
Mais uma vez tivemos o apoio do Zé Teixeira e do Tó, que são incansáveis, apesar de serem os mais sacrificados, pois andam kms e kms sem nos porem a vista em cima, o que se torna cansativo e até exaustivo, mas mesmo assim sempre bem-dispostos e prontos a colaborar, a eles Muito Obrigado!
No que diz respeito ao jantar de sábado, nada apontar de negativo, assim como no alojamento e no pequeno – almoço, pois um evento desta natureza melhor era escusado, o nosso obrigado ao amigo Fernando e esposa pela maneira como nos receberam e nos disponibilizaram as instalações para nosso uso.
Voltando á parte do passeio, o mesmo foi muito bem guiado pelo Miguel, não só no andamento que manteve, como nos caminhos por onde passámos, alguns de rara beleza e difícil de decorar, outros com subidas acentuadas, mas mesmo assim o grupo conseguiu superá-los. O grupo contou com bastantes elementos a pedalar totalizando 33, o que com a boa disposição, e a troca de palavras entre os elementos tornou o passeio bem animado e conseguido por todos.
O passeio terminou com 190 KM feitos, o objectivo foi conseguido parabéns a todos.
Para finalizar nada melhor que um almoço na companhia de quem se deslocou a Fátima para nos receber, o que tornou o convívio mais familiar e animado.
Para aqueles que por motivos adversos não puderam participar aqui deixo um grande abraço.
A todos os participantes e apoiantes, O nosso muito obrigado!
Rui Dias
segunda-feira, 6 de junho de 2011
2º Open BTT do Cartaxo 29-05-2011
Desta vez também eu sofri uma queda. A pior queda que alguma vez tive e espero ficar por aqui pois as consequência podiam ter sido...nem quero pensar nisso! Bola p'ra frente :)
Quanto ao evento em sim, esteve tudo impecável. No ano passado tinham havido falhas nas marcações mas este ano esse pormenor foi rectificado de forma exemplar, fitas bastante visíveis e placas sinalizadoras de perigo assim como de mudança de direcção ajudavam a que se fizesse o percurso de forma descontraída. Apenas não gostei de algumas partes do percurso em que se rodava por cima de erva/arbustos e não dava para perceber se por baixo existia alguma "armadilha". Apesar do dilúvio do dia de ontem os trilhos estavam bastante cicláveis, existindo apenas alguns troços com bastante barro. Nada de especial, apenas surpreendente por estarmos praticamente no verão e o tempo permanecer bastante inconstante.


Rui Luz
quinta-feira, 2 de junho de 2011
13ª Raid Alvalade-Porto Côvo-Alvalade 120Km



