quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

19º Tróia-Sagres

Data: 13 de Dezembro de 2008
Condições: Ventos a 80km/h de Oeste, muito frio e chuva

Este passeio começou algo conturbado em termos de logística. Tive bastante dificuldade em conseguir alguém que me pudesse ir buscar a Sagres no meu carro.
Finalmente apareceu um grupo que me acolheu e com o qual fiz o percurso, o problema parecia estar resolvido mas afinal não estava...já lá vamos.
O dia amanheceu chuvoso e estava previsto apanhar o ferry das 06h50 para podermos começar a pedalar cedinho. Quando estou a chegar à ponte 25 de Abril o Pedro liga-me a avisar que ainda não tinham arrancado de Lourel pelo que apanhar o barco das 06h50 já estava fora de questão. Reduzi a velocidade e guiei calmamente até Setúbal. À chegada já se viam grupos a prepararem-se para apanhar o ferry. A minha boleia chegou e quando chegamos ao cais o ferry das 7h15 zarpou deixando-nos em terra. Tivemos de esperar pelas 8h e só por volta das 8h30 é que desembarcamos em Tróia.
O resto do grupo já estava a rolar pelo que percorremos alguns kms de carro até avistá-los e depois apeamos e finalmente começamos a pedalar por volta das 9h. Começamos a rolar e eu desde o início sabia que tinha de controlar o ritmo para que pudesse atingir o principal objectivo – chegar a Sagres.
Sem excessos rolamos um bom bocado a 25kmh e por vezes um pouco mais depressa. De vez em quando passavam uns “comboios” com cerca de 20 a 30 bikes e eu entrava nele e que espectáculo...quase nem pedalava, era sugado pelo cone, quando me apercebia que a distância do grupo já era considerável parava e voltava ao encontro deles.
A chuva caia incessantemente e o vento estava muito forte, indiferente a toda esta intempérie lá fui pedalando e aproveitando boleias de quem passava com ritmos mais elevados.
Dava para tudo. Parei para ajudar um “cota” a mudar o pneu e este agradeceu-me bastante pelo facto de ter perguntado/parado/ajudado mesmo ele tendo dito que não era preciso.
Nunca tinha feito nenhum Tróia-Sagres mas é preciso ter tomates para sair de casa e pensar enfrentar 200kms com o temporal que esteve. Mais à frente foi a vez de ajudar mais uma “cota” que já vinha a ser empurrada numa subida e o meu espanto foi ver que aquela senhora devia ter os seus 50 e muitos anos e estava ali com uns pneus 2.0 e só lhe pude dizer que aquilo é que era coragem. O terreno aplanou e a minha ajuda já não era necessária, procurei novamente o meu ritmo uma vez que os meus parceiros já levavam mais de 5 minutos de avanço e fui encontrá-los a arrancar do carro de apoio. Fiz a minha 1ª paragem, apanhei umas coisas para comer e fui comendo pedalando. A chuva que escorria dos céus ajudava a empurrar o pão pela goela abaixo no meio de risadas. É muito difícil explicar-vos os sentimentos pelos quais passei neste dia.
O grupo fazia muitas paragens e a certa altura eu comecei a pensar que assim seria dificil chegar a Sagres a horas decentes mas, desde que lá chegasse...
Houve uma parte de percurso em que o piso estava muito mau, cheio de buracos, não sendo possível fugir aos mesmos. Com o vento forte de frente foi muito custoso percorrer os cerca de 3 kms daquele troço mas lá se foi fazendo e...mais uma paragem, desta vez já não aguentava estar ali debaixo daquela chuvada parado a arrefecer e arranquei com o Pedro andámos tanto tempo sozinhos sem ver ninguém que começamos a pensar que estaríamos perdidos, finalmente lá alcançamos um rapaz que nos assegurou que aquele era o caminho, mais uns kms e para nosso alívio passa o nosso carro de apoio que parou no parque de campismo Sitava. Nós também aproveitamos para comer. A chuva não parava e arrefecia-se muito depressa, passados uns minutos vemos passar o resto do grupo em full speed e eu apressei-me a tentar apanhá-los. Aqueci rapidamente e as bochechas e maxilares que estavam a enrijecer devido ao frio rapidamente voltaram ao seu estado normal tal era o fluxo de sangue que me permitiu ficar a ferver, chegamos a Vila Nova de Milfontes e o pessoal arreou, satisfeitos por terem ali chegado. É aqui que parte do grupo anuncia que já chegava e que para a frente as coisas estavam bem piores pelo que seria melhor ficar já por ali.
Eu com uma grande tristeza não pude fazer mais nada e apesar de o Mário ter-se oferecido para me dar apoio até ao fim não me senti à vontade para aceitar que me seguissem durante mais 6 ou 7 horas uma vez que já não o iriam fazer a pedalar.

Agora após já ter lido vários relatos dos bravos que conseguiram chegar a Sagres dá-me uma tristeza muito grande por saber que este fim de semana não atingi aquela satisfação a que me propus e já havia sentido quando na companhia do Fernando fiz Arroja-Fátima-Arroja. Não é grave, mas é uma angústia que vai ficar comigo durante mais uns dias até esquecer. Espero ansiosamente pelo 20º Tróia-Sagres.
Este foi o ultimo passeio do ano mas vou-me mantendo preparado para um bom começo em 2009.

Deixo um especial agradecimento ao Pedro Abrantes (meu colega de trabalho) ao Mário e à sua esposa (não recordo o nome) por me terem acolhido e pelos bons momentos que passámos. Também deu para perceber que o Mário é dos duros e que lhe ficou atravessado na garganta não termos ido mais longe.

Distância percorrida: 92km
Tempo dispendido: 4h
Média: 23km/h
Pneus: 1.25
Pressão: 5.5bar

Aqui podem ficar com uma ideia do que se passou
http://www.btt-tv.com/index.php?option=com_content&task=view&id=332&Itemid=1

Aqui podem ler os relatos de alguns aventureiros e ver algumas das fotos
http://www.forumbtt.net/index.php/topic,48752.0.html

Os links não funcionam!!!Não percebo!!!! Depois coloco as minhas fotos.

Um abraço e boas pedaladas
Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário