segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

XIII Duatlo das Lezírias V.F. Xira

Domingo, 15 de Fevereiro de 2009

Gostei tanto que tinha de aproveitar a 2ª oportunidade de participar num Duatlo, desta vez o Miguel e a Ana juntaram-se à festa e juntos rumamos até Vila Franca de Xira onde já se encontrava o Paulo Marques.
O dia esteve espectacular, muito sol e ao contrário do que havia acontecido no Jamor aqui não houve praticamente lama, excepto a do parque de estacionamento.
Fiquei muito feliz de ver que o amigo Jaime voltou às lides "competitivas" apesar de todas as condicionantes físicas pelas quais está a passar...com calma vais ver que ainda fazes a Taça...

À chegada ao local imediatamente fomos recolher os dorsais e rapidamente deu para perceber que existia alguma desorganização no parque de transição o que levou a alguns adiamentos no início da prova de promoção.

Após começar a equipar-me senti que a minha perna afinal doía mais do que esperava devido a uma lesão que contraí no Duatlo do Jamor. Burrice somada com aquela estupidez de agora já estou aqui, venha o que vier...estou 50% pior do que estava à partida.

A prova da Taça onde eu, o Miguel, Paulo e a Carla participamos teve início cerca de 20 minutos após a hora prevista. O percurso de atletismo não tinha nenhuma ciência, sempre plano, um pouco de terra batida, gravilha e a maioria em asfalto. Comecei forte, demais para as minhas capacidades físicas assim que me apercebi disso comecei a gerir o esforço e mesmo após o incentivo do Miguel para o acompanhar tive de me conter. A transição para o BTT foi muito rápida devido a uma "solução" eficaz que encontrei para os tenis ao ter substituído os atacadores por elásticos e que me iria novamente permitir perder o menor tempo possível na 2ª transição.
O percurso de BTT (não sei onde) mais parecia uma auto-estrada feita para o pessoal do ciclismo. Num percurso de 21kms existia uma parte mais técnica (cerca de 1.5kms) composta por regos no solo provinientes da passagem de tractores e alguma lama à mistura que mixados com as quedas faziam perder algum tempo. De resto era mesmo para quem tem muitos watts de potência nas pernas, sempre plano e um terreno muito fácil de pedalar. Aproveitei as boleias das rodas e aliei-me aos meus adversários para partilhar o esforço e conseguir andar bem rápido. Posso afirmar que em prova nunca tinha andado tão depressa e mesmo assim havia pessoal a passar a cerca de mais 7 ou 10 km/h dando a sensação de estar parado. Ao fim dos 21kms tinha média de 29km/h.

A prova correu muito bem e mais uma vez senti-me muito satisfeito por ter participado neste tipo de evento. O ambiente que rodeia a prova é todo ele espectacular, boa disposição e um ruído constante de incentivo aos atletas.


Sinceramente é um desporto que aconselho experimentarem mesmo que pensem que não têm capacidades para o fazer, sabendo andar de bicicleta o máximo que poderá acontecer é fazer partes da corrida a andar.

As classificações:

LG DRSL NOME ESC Pos CORRIDA Pos CICLISMO Pos CORRIDA TOTAL DIFF
1 3016 Bruno Pais SEN 3 0:15:01 3 0:35:17 2 0:07:35 0:57:53 0:00:00
231 5372 José Pais SEN 240 0:20:20 227 0:43:45 247 0:11:00 1:15:05 0:17:12
253 5561 Rui Luz SEN 268 0:20:42 256 0:44:27 225 0:10:49 1:15:58 0:18:05
359 5472 Paulo M V1 327 0:21:25 364 0:47:36 355 0:12:00 1:21:01 0:23:08











Já li o regulamento vezes sem conta e não encontro nenhuma regra que impeça os atletas de voar...

Quem aprendeu não esquece...reparem na técnica do Miguel a deslizar suavemente pelo ar dando a sensação de que está a correr mas não, vai a planar.

Tens de me dar umas aulas de corrida...ok!!!

Miguel, Bruno Pais e Rui

Ana, Vanessa Fernandes e Miguel

Um abraço

Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário