quinta-feira, 21 de maio de 2009

11º Alvalade / Porto-Côvo / Alvalade

17 de Maio de 2009

Um ano passou e após uma experiência fantástica em 2008 este ano não poderia deixar de participar neste evento.
A organização esteve novamente ao mais alto nível. A redução do custo da inscrição aliado à oferta do almoço a um acompanhante, a grande variedade de alimentos nos abastecimentos, as sandes de carne assada, as marcações e o percurso em si permitem-me considerar Alvalade, com os seus 11 anos de experiência o melhor evento de BTT em que já participei.
Cerca de 1400 bicicletas encheram a pequena localidade que é Alvalade. Um local onde podemos encontrar amigos e caras já conhecidas de outros passeios. O Zé Manel e o Paulo Marques (primos) já lá estavam mas a maior surpresa foi ver que o Jaime estava lá para pedalar e não para fazer de carro vassoura...como previa na semana anterior em Idanha.
Levantar os dorsais foi extremamente rápido e ainda houve tempo para tomar o pequeno almoço.
Fizemos os ultimos preparativos e às 9h começamos a rolar...muito lentamente, até o pelotão começar a esticar. Nos kms iniciais fizemos um esforço redobrado para ultrapassar umas largas centenas de participantes até arranjarmos espaço para manter o nosso ritmo. Um terreno muito arenoso permitia, através do manto de poeira que ficava no ar ver a distância que os primeiros levavam.
O ambiente em Alvalade é fantástico e para quem não faz a mínima ideia, basta imaginar uma prova de ciclismo onde à passagem pelas localidades somos ovacionados pelos populares. É um verdadeiro dia de festa.
Em termos de desafio Alvalade teve como ingredientes a areia, a Serra do Cercal, a distância (120kms) e o treino do dia anterior que consistiu numa volta de 83 kms com cerca de 1600m de acumulado a uma média de 20km/h...sem poupanças de energia.
Após treparmos a Serra do Cercal iniciamos a descida percorrendo vários kms de single tracks até começarmos a avistar o mar e Porto-Côvo, onde nos esperavam a Isabel, Nuxa e Martim. Fizemos uma breve paragem e fomos em busca do Vitor Gamito (lolololol) que já levava quase 1 hora de avanço. Ainda tinhamos 50kms pela frente, mantivemos um ritmo constante e conseguimos chegar a Alvalade às 15h com 6hrs de tempo real a uma média de 20km/h.
Para mim os ultimos kms foram algo penosos. O motor não anda sem combustível e eu deixei secar o meu depósito...faz parte da aprendizagem. para andar a fundo temos de nos lembrar de comer e beber antes de ser necessário. Valeu ter o Miguel grande parte do tempo à minha frente o que foi um incentivo para não abrandar o ritmo e continuar a superar-me.
Já só faltava o banho e o almoço em família.
Espero que a 12ª edição seja igual ou melhor que esta e mais amigos do Passatempo nos façam companhia nesta aventura.

Nota: O Vítor Gamito fez 4h38 e segundo as palavras do mesmo melhorou 20 minutos em comparação com o ano anterior.
Este ano fiz menos 1 hora que o ano anterior...o que é que isso quererá dizer...
Vitor Gamito
Depois do esforço, o merecido banho


Um abraço
Rui Luz

1 comentário:

  1. Bom tempo realizado, muito bem, eu demorei mais um bocado a chegar a Alvalade. Cheguei a este blog através do blog do Jaime Beato no relato da volta a Olhos D'Água deste último fds. Dou umas voltas com os Maníacos do Pedal e pode ser que a gente se cruze aí por esses trilhos, até lá boas pedaladas.
    P.s.:É sempre bom ver uns bons relatos por isso foste linkado no tocarolar ;-)

    ResponderEliminar