domingo, 12 de julho de 2009

Travessia do Vale do Vouga/Albergaria-a-Velha

Data: 11 de Julho de 2009
Local: Albergaria-a-Velha/Viseu/Albergaria-a-Velha
Distância: 178km
Desnível acumulado: 2.200m


Vou chamar-lhe... Os 5...a aventura começou 6ª feira com uma viagem de quase 300kms até Albergaria-a-Velha onde novamente fomos muito bem recebidos pelos primos do Fernando. Uma ligeira paragem na zona da Mealhada deu para recordar o sabor das sandes de leitão, aquelas da viagem a Santiago...A chegada a Albergaria já foi algo tardia mas sempre permitiu descansar o suficiente por forma encararmos os 170km que iríamos ter pela frente. A noite que já era curta passou num instante e de repente já o despertador tocava às 6h30. Efectuamos os ultimos preparativos e tomamos um belo pequeno almoço com marmeladas e goiabadas para aumentar os níveis do açucar que nos iriam dar mais forças.
Amanheceu fresquinho e com alguns chuviscos que nos acompanharam até por volta das 11h. Aindava nos faltava o 5º Elemento, o amigo António, que estando de férias veio de Penamacor para desfrutar dos trilhos da linha do Vouga na nossa companhia.

Encontrado o 5º elemento ainda houve tempo para o cafézinho e aproveitar para tirar umas fotos ainda de cara lavada, caras essas que não mais seriam as mesmas...O briefing que eu nem ouvi pois o dia iria ser de descontracção...alguém o ouviria por mim, ou não...também não me interessava muito, eu queria era pedalar esperando não ter dôres nas costas...
Qualquer coisa como 150 amantes dos trilhos atreveram-se a este desafio
Um dos muitos túneis que atravessámos. A ecopista convidava o pessoal a acelerar. Aliás, este foi o local onde o nosso amigo "Lance" (no regresso) resolveu atacar a "corrida" e deixar os adversários directos a uns bons minutos de distância...Porque é que eu não apareço nesta foto??? De vez em quando parecia que estavamos perdidos mas rápidamente encontravamos o caminho correcto.
Nós e mais um grupo com o qual partilhámos alguns kms. Neste grupo circulava uma das poucas (julgo que apenas 2) mulheres que se atreveram ao desafio.
Durante o almoço fui dispensado das minhas funções de fotografo as quais ficaram ao cuidado de um pequenito que se eu tivesse deixado a esta hora ainda nos estava a tirar fotografias...
A boa disposição imperou do início até ao fim
Já de regresso e em São Pedro do Sul aproveitamos para registar mais uns momentos da nossa aventura com estas belas paisagens
O único furo do grupo.
Uma breve paragem para a reposição de algumas energias aproveitando para confraternizar com outros colegas do pedal.A cerca de 14km de Albergaria paramos num Supermercado/Café para comer qualquer coisita e esta senhora estava ali aos alhos e bugalhos o tempo todo a animar a malta...tantos gajos bons dizia ela. Só o Zé se safou aos comentários...
António - "Este é muito bonito"
Miguel - "Apalpado"
Fernando - "É velho, já tem cabelos brancos"
Rui - "Muito querido"
Não resistindo a este momento também ele de muita diversão ainda tive direito a duas beijocas.
À chegada a satisfação era geral.
Ora aqui está o ultimo registo dos cinco aventureiros. A felicidade estampada nos nossos rostos sujos. O corpo pesado mas a mente leve e disposta a aceitar novos desafios que nos tragam esta sensação boa que é partilhar horas e horas de conversa, diversão, entreajuda e amizade.


Sobre o percurso...apesar do acumulado, pode-se considerar que é um percurso bastante rolante pois o mesmo acabou por ser feito a uma média de 20kmh. Não foram sentidas dificuldades de maior para completar o percurso apesar de por vezes termos de abrandar o ritmo... o "Lance" estava a guardar-se para o grande final.
Chegamos a Viseu por volta das 13h e após quase 2hrs de almoço estavamos preparados para regressar a Albergaria com a barriga cheia de massa.
Neste evento deu para conhecer um pouco mais o amigo António que era o que menos conhecia do grupo. O mais cota com 48 anos mas uma juventude impressionante e com uma grande capacidade atlética. Desde o início até ao fim fomos implicando bastante com ele mas o encaixe a todos os ataques foram fenomenais.

Mais um evento que fica marcado na agenda para repetir em 2010 esperando que mais amigos do Passatempo Biketeam se atrevam a esta aventura!!!

Queria agora aproveitar para endereçar os Parabéns ao Clube BBT de Albergaria-a-Velha pela excelente iniciativa que tiveram em promover este evento para todos os utilizadores sem quaisquer custos.

Este foi o 2º BTT Challenge Series...preparem-se para o 3º

Um abraço
Rui Luz

1 comentário:

  1. PARABÉNS!
    MAIS UMA GARNDE AVENTURA SUPERADA, PELAS FOTOS DEVE MESMO VALER A PENA.
    ABRAÇO
    PAULO MARQUES

    ResponderEliminar