segunda-feira, 16 de novembro de 2009

4º BTT Challenge Series - A Tomada dos Fortes

Data: 14 de Novembro de 2009
Local: Póvoa de Santa Iria

Foi o 3º e último Challenge do ano. Apenas não participamos no 1º. Pela 3ª vez consecutiva lá fomos nós (Rui e António) fazer um treino para o futuro.
A promoção do evento anunciava 101km com 3.250m de acumulado de subidas o que para nós seria um excelente desafio e mais uma prova da nossa resistência.

Como a Póvoa de Santa Iria é já ali ao lado arrancamos do Trigache às 6h40 todos aperaltados e começamos logo por subir até Montemor para depois descer até Loures. Sempre em ritmo calmo fomos pedalando e conversando até ao Palácio da Quinta da Piedade onde chegámos às 07h30.
À nossa espera um secretariado eficaz com dorsais personalizados e o pequeno-almoço. Tudo oferecido pelos TNT. Relembro que este passeio foi guiado por GPS e a custo zero.
Dos cerca de 150 inscritos a chuva que caiu durante a madrugada deve ter levado quase 50% a desistir de comparecer...eramos poucos mas bons e duros para dar o devido retorno à organização.

Houve um ligeiro atraso na partida que serviu de desculpa para comer mais qualquer coisita . Andar com o António não é fácil, nunca se sabe quando se tem autorização para comer. E por falar em comer desta vez não queria que acontecesse o mesmo que no Buçaco - passar fome. Fui de mochila às costas com 3 sandes, 2 iogurtes, 4 bananas, 2 maçãs, 2 chocolates e 2 gel. Parece muito mas não é...imaginem que eu sou um Porsche Cayenne...entrada da gama, claro!!!

Iniciado o passeio começamos por fazer uma descida que parecia manteiga. A falta de aderência levou por instantes a minha memória até à garagem onde ficou o pneu que era suposto estar na roda de trás, um NN 1.8. Assim que acabamos de descer encontramos o "amigo Banif" que até é de Odivelas com a corrente partida. Prestamos o nosso auxílio (não é António???) e rapidamente nos pusemos a caminho não tendo deixado ninguém para trás. Mais um Km percorrido e outro "amigo" com o desviador torcido, mais uns kms e dropout's partidos, correntes partidas, mudanças a saltar, rodas bloqueadas com lama e com cerca de 15km percorridos já havia pessoal a desistir do Challenge.

Este é o meu 3º Inverno de BTT e à partida já sabia que Bragadas é sinónimo de lama=barro. O António ainda se surpreendeu no início mas não esmoreceu perante a dureza do piso e apesar de ficar com ambas as rodas bloqueadas algumas vezes conseguia rir, limpar e seguir em frente.

Fomos seguindo o track à espera das dificuldades impostas pelas subidas mas à medida que os kms iam passando e as pernas teimavam em não começar a pesar começamos a perceber que os tais 3.250m anunciados não seriam mais que uns 2000 e poucos metros reais. O que para nós era uma desilusão somada ao facto de alguns kms excessivos de alcatrão com tanto TT ali ao lado.

A simpatia de várias pessoas residentes nos locais por onde passamos foi muito importante durante este evento. Desde o abastecimento de àgua ao empréstimo de mangueiras para retirar o excesso de lama da transmissão, rodas e travões. O nosso obrigado. A organização também esteve activa na recolha de participantes que não tinham condições para prosseguir, apesar de todos nós sabermos que não tinham qualquer responsabilidade de o fazer.
À chegada ao ponto de partida (pelo local errado) pois deixamos de seguir o GPS e guiamo-nos pelo nosso sentido de orientação nos metros finais o que não nos permitiu ver que a chegada era feita pela entrada virada a Norte. À nossa chegada o entusiasmo dos organizadores era imenso e mostraram-se muito interessados em saber a opinião pessoal de cada um sobre a qualidade do evento que eu pessoalmente acho que pecou pela falta da dureza anunciada e pelo excesso de kms em alcatrão o que no entanto não tira brilho nenhum à qualidade geral do Challenge.

Os carros mais uma vez ficaram em casa e no regresso devido à frescura excessiva (lLOLOLOL) ainda deu para os famosos picanços das quartas-feiras à noite...é com cada maluqueira.

Para a semana (dia 21) lá vamos nós mais uma vez levar o nome do Passatempo Biketeam até à
I Maratona do Cabo Espichel para enfrentarmos a dureza dos 80km com 1720m de acumulado - http://oriazoia.no.sapo.pt/maratonabtt.htm

Dia 12 de Dezembro o Tróia-Sagres...falta pouco!!!

Um abraço
Rui Luz



Sem comentários:

Enviar um comentário