segunda-feira, 5 de abril de 2010

1ª Resistência Arraiolos

Data: 03 de Abril de 2010

Boas,

Mais uma prova de resistência, 6h de puro btt.

Depois de alguma persistência lá convenci o Rui Luz a fazer-me companhia. Nas nossas trocas de e-mail referentes ás nossas picardias prometi-lhe, que desta vez não lhe dava hipótese de ficar à minha frente.

Estava muito confiante, por dois motivos:

1- Este ano, tenho treinado muito. Tenho feito muitos km em estrada, com distâncias bastante longas.

Todos os domingos, faço autênticas provas de competição, com os Duros do Pedal.

2- Pelo que sei, o Rui Luz este ano tem treinado pouco e ainda se anda a adaptar à sua nova máquina.

Esta prova foi um bom treino, para o SRP160 que irá fazer no dia 17. (boa sorte para ele)

Às 7h30 estávamos a chegar ao Monte da Pastaneira, lá para os lados de Arraiolos.

O tempo estava fresquinho, com o sol meio escondido. No final da prova, ainda caiu alguma chuva, com muito frio à mistura, o que nos fez acelerar o nosso regresso.

Nem banho tomámos, termos de fazer 3km até à povoação de Arraiolos, depois dum tremendo empeno, não nos agradava mesmo nada.

Então decidimos vir direitinhos a casa. Pela auto-estrada foi rápida a viagem.

Quanto à prova começou com ligeiro atraso, por volta das 9h10.

Cerca de 100 participantes, iniciaram a dura tarefa de resistir, durante 3 ou 6h consoante a sua escolha a pedalar em cima da sua bike. Para quem não está bem preparado é bastante duro. Bom percurso, onde havia de tudo um pouco, descidas bem perigosas com lama e pedra à mistura. Passagem por dois ribeiros com bastante pedra solta e alguma água. Três subidas não muito longas, mas bem durinhas. Também tinha partes bastante rolantes, como eu gosto!

Como é hábito iniciei a prova a um ritmo de acordo com a distância (horas) que ia percorrer. O Rui por norma, impõe um ritmo inicial sempre mais rápido que o meu.Durante a 3ª volta passo pelo Rui, mas este rapidamente responde e aumenta a pedalada, parece que lhe tinha mordido uma vespa. Talvez eu tenha exagerado um pouco. Eu próprio naquela altura ressenti-me, talvez pelo excesso de km, que tenho feito em tão curto espaço de tempo. Não tem dado para recuperar totalmente. Em pouco tempo deixei de o ver pois ele nesta altura parecia que ia de mota. Continuei no meu ritmo. Entretanto, dois atletas que anteriormente tinha deixado para trás, passam por mim e aí pensei... devo estar a dormir. Juntei-me a eles e assim andámos durante várias voltas.

Na 9ª, volto a passar o Rui, incentivo-o a juntar-se a nós e assim foi. Na 11ª volta estava eu bem empenhado a comandar o grupo, éramos 4, lá atrás grita o Rui – António furei e perdi a minha bomba. Boa oportunidade, para deixar o meu adversário, para trás? - Não de forma alguma os amigos servem, para estas ocasiões!!! O Rui encheu o pneu, que no entanto continuou a vazar. Fomos assim até à assistência da prova, aí enquanto ela troca de câmara. Eu aproveito e fui atestar. O combustível já estava na reserva. Demorei algum tempo, o depósito é grande. Arranquei com ligeira vantagem, entretanto juntámo-nos e assim continuamos até terminar a prova. Durante este percalço perdemos cerca de 10”. Na 15ª volta alcançámos um dos nossos ex-companheiro de grupo. Incentivei-o para vir connosco, mas este com ar de quem está muito desgastado, responde: eu já estourei! O outro já não deu, para o alcançarmos, mas ficámos muito perto dele.

Já na parte final, o Rui queixou-se de câimbras. Sinal que existe falta de treino!

Eu fiz o 9º e o Rui 10º lugar. Demos 16 voltas ao circuito, percorrendo o total de 120km, média perto dos 20 km/h com 2660 de acumulado no meu GPS.

Foi uma prova de resistência brutal!!!

Muito bem disputada e gerida, tanto da parte do Rui, como da minha.

Deixámos lá tudo o que tínhamos para dar. Desta vez disse: estou farto da bicicleta. lololol

(No próximo domingo vou fazer Loures – Fátima – Loures, são 250km. eheheh)

A organização da prova foi perfeita.

O abastecimento estava muito bom ao nível do que é exigido neste tipo de provas.

Só nos banhos é que falham, mas também se compreende a prova é feita em pleno meio rural.

Paisagens fantásticas!!!

Não fosse eu Alentejano e perto da zona.










Quem quiser ver as classificações ou mais informações sobre o rescaldo siga o http://www.furoesdoalentejo.com/

Um abraço,

António Vaqueirinho

3 comentários:

  1. Grandes malandros!!! mas que bela prova a vossa! essas horas todas e sempre com a vontade de pedalar em alta.. agora a serio, Parabéns pelo vosso esforço foi muito bom, pena foi mesmo o furo do Rui( essa rapaz não sabe o k é o tubless???)agora no proximo fim semana é os arneiros e vais ser porreiro, lá estarei também mais o Rui.
    Antonio que corra tudo bem nessa magnifica etapa que vais fazer no domingo!força no pedal
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal,
    Não tenho muito mais a acrescentar. Foi uma excelente prova. O furo foi só para apimentar mais as coisas e para testar a capacidade de reacção que foi muito positiva. No geral atingi todos os objectivos traçados para este evento e ainda superei-me no nº de voltas. Ficou apenas por testar a capacidade para volta canhão.
    O Megatónio está de Parabéns. Fez valer a sua experiência na estrada e aproveitou bem as partes rolantes do percurso. Estes resultados são fruto de muito trabalho. Haja saúde!!!

    Rui, o tubless é uma das minhas apostas para o futuro. Apesar de hoje ter recarregado as câmaras de liquido anti-furo amanhã levo uma câmara eheheh
    O objectivo amanhã vai ser derreter pneu e pernas :-)

    Um abraço e boa sorte a todos na volta Domingueira com especial destaque para os Duros que vão fazer o "Fátima"

    ResponderEliminar
  3. Estava aqui a pensar que no ano passado em Alvalade fizemos os 120km em 6h c/ 1300 de acumulado...com as dificuldades de Arraiolos dá para supôr que este ano tiramos talvez uns 30 minutos...tenho é de conseguir comer pelo menos 2 sandes de carne assada eheheheh

    ResponderEliminar