terça-feira, 6 de abril de 2010

3º Raid Saloios BTT - Arneiros (Torres Vedras)

Data: 11 de Março de 2010
Distâncias: 45 e 63
Acumulado dos 63km - 1475m

Pelo 3º ano consecutivo participei neste fantástico Raid de BTT. Parecia um autêntico dia de Verão o que tornou o percurso ainda mais espectacular. Aconselho a que experimentem pelo menos uma vez participar no Raid dos Saloios BTT.
Muitos amigos e outras caras conhecidas dos nocturnos à 4ª feira também marcaram presença.

Apesar de ter pensado em participar na distância dos "40" acabei por optar pelos 70 (63 reais). Resultado: o motor gripou por volta dos 60km...

O percurso começou um pouco rolante e em trilhos mais abertos para em menos de meia dúzia de kms começar a tornar-se mais técnico e duro. Algumas das imagens falam por si. Era difícil encontrar pontos de recuperação pelo que optei por não subir demasiado forte e aí recuperar algum folgo apesar de me aperceber que estava a subir melhor que quem seguia à minha frente ou comigo. Nas descidas era impensável descurar a segurança e mesmo quando se podia rolar o piso não permitia grandes distracções. Apesar do Sol e tempo seco da ultima semana ainda apanhámos umas poças de lama e se não me falha a memória 2 ribeiros "obrigatórios". Já não me recordava que em Arneiros pudesse haver tanta areia...talvez até tenha notado mais porque os meus pneus 1.8 ali não me trazem vantagem nenhuma. Os bancos de areia foram quase sempre uma aflição.

Confesso que passei a maioria do percurso a pensar no tal single track em que se dizia: " é preciso tê-los no sítio..." O BTT é de facto um desporto muito perigoso quando se quer andar depressa. É preciso ter muita concentração. Neste caso a concentração estava lá mas não estava a consciência. Só depois de ter passado este single é que tomei consciência que uma queda ali poderia trazer algumas consequências indesejadas.

Desta vez arranjei companhia grande parte do percurso. Se bem que não dava para andar na roda servia de companhia e incentivo para manter o andamento vivo. Deu para perceber que era pessoal dali e que conheciam mais ou menos os trilhos à medida que iam avisando para os perigos que se aproximavam.

Este foi também o 2º teste a sério à minha nova bike. A Epic portou-se muito bem e está a deixar-me imensamente satisfeito com o seu comportamento...como diz o Afonso..."haja pernas"

Aos 60km as "ditas" pernas começaram a bloquear com as cãimbras e apesar de eu ter sentido o que estava para vir não abrandei o ritmo porque estava em picardia com outros 2 participantes...acabaram por levar a melhor! Em 3 km perdi 2 lugares mas senti que fiz tudo para não os perder... Como diz o Megatónio é falta de treino!!!

Estava feito o empeno! Banho tomado e fui às massagens (grátis). Aproveitei para relaxar um pouco as pernas enquanto esperava o pessoal para o almoço em grupo.

Para o fim ficou mesmo o mais importante do dia que foi a inscrição para Dador de Medúla Óssea. Um breve questionário e a recolha de um pouco de sangue é um gesto mais que suficiente para ajudar a quem possa precisar.

Para quem quiser ver as fotos e classificações poderá ir ao site dos Saloios BTT
http://saloiosbtt.netgoo.org/3-raid-saloios-btt-f24/fotos-3-raid-t301.htm

N_Dorsal Nome Tempo_Realizado Posição
20 Marco Paulo Antunes da Silva 03:05:20 1
349 Tiago Silva 03:17:00 2
493 Paulo Martins 03:22:00 3
295 Bruno Miguel Gomes Félix 03:23:00 4
428 Daniel jorge martins 03:24:00 5
222 Rui Manuel da Luz 03:25:00 6


...o tempo não dá para muito mais, é preciso descansar as pernas que ainda estão doridas para o SRP160...

Um abraço
Rui Luz

1 comentário:

  1. Grande Rui, exelente a tua participação no raid,desejo te toda a sorte para a supermaratona de Serpa.
    Abraço

    ResponderEliminar