domingo, 18 de abril de 2010

Passeio Odivelas - Odivelas (Alentejo) 17-04-2010













Mais uma vez o clube de BTT "Colinas Bike Tour" está de parabéns. Já tinha participado com eles num passeio do Holloween, o qual me deixou muito satisfeito pela sua excelente organização, apenas com um senão que teve a ver com a pontualidade.

Desta vez o desafio era outro, eram 140km para percorrer fazendo a ligação de Odivelas a Odivelas, conselho de Ferreira do Alentejo, e neste tipo de eventos ou há de facto uma excelente organização onde impera a pontualidade ou então vale mais não os fazer. Mas os "Colinas" provaram aqui que estão à altura de os realizar.

A hora do encontro estava marcada para as 6h da manhã nos "Colinas" sendo o tiro de partida dado às 6.15h e sendo nós 60 pedalantes (uma mulher apenas "a Carla"), estávamos lá todos para partir à hora marcada. Rumamos então até ao Cais do Sodré para apanharmos o barco para o Montijo, tínhamos de lá estar antes das 7.30h e estávamos, fizemos a travessia e aqui foram dadas instruções pelos organizadores de como iria ser feito o passeio. Já no Montijo às 8h, começamos então a pedalar em direcção ao nosso destino. O grupo foi repartido em grupos de 10 elementos separados entre si com uma distância de mais ou menos 300mts havendo em cada um deles um guia que impunha o ritmo mantendo uma velocidade entre os 15 e os 20km/h o que me pareceu pouco já que a distância era grande e as mazelas no rabinho poderiam aparecer. De realçar que um dos grupos pedalava em bicicletas de estrada e como é lógico estes andaram sempre na frente.

Primeira paragem em Águas de Moura para abastecer e repor líquidos, mais ou menos 40min e 55km feitos, tínhamos de estar em Alcaçer do Sal às 13h para almoçar. Fizemo-nos à estrada mantendo o mesmo sistema e o mesmo ritmo. Entretanto logo a seguir ao abastecimento começaram a surgir as primeiras subidas e ai as pernas de alguns menos bem preparados começaram a dar sinais de fadiga e logo os mais impacientes começaram a ultrapassar ao que o nosso grupo (Passatempo Biketeam) acedeu de imediato, a partir daqui fomo-nos separando até ao reagrupamento já em Alcaçer. Aqui o amigo Oscar (sempre bem disposto) já acusava bastante desgaste. Nesta altura o nosso amigo Tó que levava a carrinha do Paulo Rosa para trazer depois as bicicletas, apareceu e ai fizeram-se alguns sorrisos, lololoooo!!!!

Chegamos então a Alcaçer eram 12.30h. Almoçamos umas sandochas e uns sumos que os "Colinas" trouxeram; o Tó trouxe tb o combustível de que alguns gostam tanto e que pelas prestações que se viu depois até parece funcionar. Chegaram entretanto alguns ciclistas de Odivelas (Alentejo) para se juntarem a nós no resto do percurso.

Partimos então para a segunda parte do percurso às 14h, rumo a Odivelas já todos juntos excepto os ciclistas de estrada que já iam mais à frente, fizemos alguns kms juntos e entretanto eu que até estava em dia sim comecei a elevar o ritmo na esperança que o grupo me acompanhasse numa espécie de me agarrarem, mas só alguns o fizeram, poucos kms à frente quando olhei para trás, vi que estava sozinho mas nem por isso abrandei e segui até que uns kms mais à frente sem tão pouco pensar dei por conta de estar já a pedalar ao lado dos ciclistas de estrada. Aqui deparei-me com uma situação complicada, mantenho a pedalada deles ou acelero para os picar e eles trucidam-me? Há-de ser o que Deus quiser e optei pela segunda opção. Comecei a rolar em recta com eles sempre a subir ritmo até ao 42km/h mesmo para os picar mas eles nunca me largaram, tinha a sensação que ia levar uma tareia mas isso não se veio a verificar e quando começaram a aparecer as primeiras subidas até ao Torrão, aqui é que eles viram que tinham homem, pois estava mesmo danado para andar e a minha vingança foi mesmo nas subidas, assim que elas apareciam eu impunha a minha força máxima deixando-os mesmo ficar para trás "à valente Stumpjumper com 2 pratos pedaleiros"(exprimentem e vão ver que não querem outra coisa), ouvia lá atrás "abranda o ritmo pá", só se colavam a mim nas rectas, foi sempre assim durante 12km até ao Torrão em que só eu e outro ciclista mais resistente chegamos na frente. Paramos nas bombas de gasolina para reagrupar com os restante elementos onde fui logo baptizado pelo nome de "locomotiva" de facto estava mesmo em dia sim. Enfim todos nós temos dias assim. E não é que tivemos sorte, logo a seguir desata a chover uma carga de água juntamente com relâmpagos e trovoada que até me doía o coração de pensar na molha que os outros elementos estavam a apanhar.

Depois de reagrupar, abastecer e repor líquidos, lá nos fizemos novamente à estrada já aqui num ritmo mais brando para irmos todos juntos pois faltavam cerca de 16km até Odivelas. A estrada era má a carrinha da Câmara Municipal de Odivelas que estava na frente não deixava ninguém avançar mantendo sempre o grupo unido até Odivelas onde tivemos um recepção muito calorosa por parte dos habitantes locais . Aqui ma vez mais imperou a pontualidade pois a hora prevista de chegada era às 17h e nós chegamos às 16.50h. Seguiu-se os banhos e às 19.30h iniciou-se o jantar muito bem servido e sempre muito animado, foram dirigidas algumas palavras pelos organizadores, Presidentes das Juntas de Freguesia, Vereador da C.M.O., foram distribuídas algumas ofertas e fizemo-nos novamente à estrada mas desta vez de autocarro da C.M.O. onde aproveitamos para relaxar um pouco e dormir. Chegamos a Odivelas à 1h da manhã.

Quero deixar aqui o meu agradecimento à oportunidade que me foi dada de participar neste evento pelo meu querido amigo Paulo Rosa e à sua disponibilidade em ceder a sua carrinha para o transporte das bicicletas e mochilas e agradecer também ao Tó por se disponibilizar a conduzir a mesma acompanhando-nos.

Queria aqui também homenagear a excelente prestação da "Carla" que para além de ser única mulher neste passeio, mostrou sempre estar à altura de participar em eventos do género, além de ser uma excelente companheira que todos os grupos naturalmente gostaria de ter, pena não haver mais; homenagear também o seu marido que conforme todos sabem tem atravessado um período difícil da vida dele pela lesão que o acompanha mas que não o demoveu de participar até ao fim neste passeio.

Enfim adorei.

José Costa Santos (Zé Manuel)

Participantes do Passatempo:
-Zé Manel
-Zé do Gado
-Carla
-Jaime
-Rui Dias
-Oscar
-Paulo Rosa
-Marco

Resumo do Passeio:
Distância- 141km
Média- 19,50km
Acumulado- 1080mts
Tempo pedalado- 7.12h
Tempo Total- 10.30h

1 comentário:

  1. Parabéns pela aventura, estou a ver que o pessoal já se está a preparar para Fátima.
    A volta parece ter sido porreira e bastante descontraída. Já estou com saudades de fazer umas voltas assim...
    Imagino o "dopping" a escorrer por algumas goelas abaixo eheheh

    Abraço

    ResponderEliminar