
As classificações
Um abraço
Rui Luz
Boas,
Eu e o Rui Luz depois de termos conseguido uma excelente prestação na maratona de Canha que se realizou em 05-12-2010, onde alcançamos o 2º e 3º lugares na geral. A partir daqui em todas as provas que tenho participado nunca mais larguei o pódio: 3º em Carvide, 1º em Alcobaça e agora 1º na Benedita, (classificação por escalões).
A partida deu-se às 9h30 como previsto, na grelha de partida tanto eu como o Rui e o Francisco estávamos bem posicionados, arrancámos, mas depressa nos deparamos com um trilho onde a confusão de imediato se instalou, só faltava mesmo passarmos uns por cima dos outros. Aqui a organização da prova peca um pouco, era bom que andássemos mais um pouco em estrada larga, para que o pessoal se separasse um pouco mais! Eu como sou um pouco cauteloso e respeito os que vão à minha frente perdi algum tempo até retomar o ritmo normal da prova.
Deixei de ver o Rui e o Francisco. Vim a alcançar o Rui depois de ter feito a 1ª volta, quando chego à roda do Rui estávamos num trilho, incentivo-o – “força Rui não desanimes”, naquela altura pareceu-me estar um pouco abatido. Pouco tempo depois passo para a frente e imponho o ritmo um pouco mais forte, mas constante. Atrás de nós seguia o Luis do Clube BTT de Lisboa, andou connosco 2 ou 3 voltas, não sei precisar, pediu-nos por diversas vezes para não aumentarmos o ritmo, porque estava a ser demasiado puxado para ele, de facto nós não o aumentamos, mas pelos vistos o cansaço tomou conta do Luis e a partir daí seguimos os dois, uma dupla espectacular! Por certos pontos por onde passávamos o pessoal incentivava-nos o que é sempre agradável, esta dupla ainda vai dar que falar loll.
Penso que na 2ª volta alcançámos o Francisco, mas este estava parado a dar à bomba, mesmo com pneus tubeless continua a furar, é preciso ter galo!
Até à quinta volta o Rui repartiu a frente comigo, então disse-lhe: hoje o vencedor entre nós vai decidir-se ao sprint ao qual me respondeu: não porque eu vou ficar para trás, estou em dificuldades. De facto começou a perder terreno não por eu ter aumentado o ritmo, mas sim porque ele começou a ceder, cheguei a ter mais de 300mt de avanço.
À entrada para a oitava e última volta colasse a mim e ultrapassa-me, eu vou na roda e noto que o Rui tinha ganho novo animo, talvez por ser a última volta. A meio da volta numa subida lamenta-se: já me estão a dar caimbras, (pensei para comigo ataco agora e deixo-o ficar para trás, ou vou com ele até final e discutimos o sprint) confiante, optei pelo sprint. Na última subida do percurso o Rui ataca com intenção de chegar 1º ao atalho que antecedia a chegada, eu respondo, mas o trilho como terminava a descer tínhamos de salvaguardar uma certa distância, quando saímos os 2 do trilho o Rui levava cerca de 30mt de avanço ataco em sprint, mas já não deu. Parabéns para o Rui que foi um justo vencedor e ainda melhor jogador!!!
Dados da minha prova:
1ª Volta: 5.87km Tempo: 22:19 2ª Volta e restantes: 6.08km, Tempo: 23:01, 3ª -23:21, 4ª - 23:15, 5ª - 23:28, 6ª - 23:38, 7ª - 23:35, 8ª 23:07, mais regular que isto só um relógio loll.
Um abraço,
António Vaqueirinho