quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

IV Maratona do Cartaxo - 20-02-2011

Ora bem...vamos lá que isto já está a ficar um bocado atrasado. O tempo é curto para treinar e escrever LOL

Não sei se recordam a bela chuvada que caiu neste fim de semana. Foram praticamente 24h a chover sem parar. Mesmo assim não me demovi de ir até ao Cartaxo queimar umas calorias. Desta vez fui a solo e o objectivo era perceber como é que me corriam as coisas numa prova mais "a sério". Com atletas que treinam com orientação específica.
Sim, porque eu ando de bicicleta dias e dias a fio mas não são nenhuns treinos específicos ou coordenados por alguém que perceba da coisa. São as dicas dos amigos/adversários LOL e aquilo que vou lendo que formam a minha base.

Sendo esta a 1ª das 4 provas que compõem o Circuito Regional de Santarém é provável que faça o circuito todo até ao fim.

Ao chegar ao local deparei-me com um secretariado bem organizado e muito rápido, pelo menos no meu caso que ia fazer os 80km e onde não havia fila ou qualquer dificuldade para levantar o dorsal. O resto do tempo que ainda tinha ocupei com um ligeiro aquecimento. Apesar da prova ter arrancado às 10h e estar uma manhã solarenta ainda se sentia um pouco de frio que rapidamente desapareceu com o elevar das pulsações.

O percurso inicial tinha 40km por volta mas devido à forte chuvada que antecedu a prova a Organização teve que refazer o percurso e encurtá-lo para 35km. Foi uma decisão sensata visto que mesmo assim o percurso estava bastante pesado obrigando a fazer várias partes a pé. Por várias vezes tentei perceber se terá sido este ou o de Alcobaça o percurso mais lamacento dos ultimos tempos mas acho que acabam os dois empatados.

Como o piso estava muito pesado fiz a gestão do esforço na primeira volta que percorri em 2h12. Apesar de ir sem grandes pressas as pulsações não baixavam das 180, ainda hoje não percebi porquê. Fiz o percurso quase toda na companhia do Tiago, um rapaz de Rio Maior que tinha conhecido no Cartaxo em Maio do ano passado, tendo ainda ficado a saber que nessa prova teria tido direito a um prémio de 4º classificado no escalão A.
As paisagens sempre bonitas, os trilhos com pedras a fazer recordar Minde ou Belas estiveram presentes com frequência. A certa altura indo a pedalar "forte" ouço um forte estalar e julgei ter partido o aro, parei e inspeccionei mas não encontrei nada, só uns km mais à frente é que percebi que tinha partido o selim. O Selle Italia SLK encontrou no Cartaxo a sua ultíma aventura.

Ao entrar na 2ª volta notava-se uma certa apatia pela zona da meta, muitos optaram por desistir. O Tiago já havia ficado para trás porque estava na eminência de desistir mas lá decidiu continuar até ao fim e juntou-se a mim uns km mais à frente o que me safou de entrar no trilho errado pois ia com os olhos no homem da frente que seguiu para fora do percurso...distraído talvez por outro que também seguisse à sua frente, ainda o chamamos mas não nos ouviu e nós seguimos caminho. Agora com menos gente nos trilhos já era possível escolher melhor o percurso e fazê-lo sem paragens forçadas, apenas as obrigatórias ou as necessárias à nossa segurança pois foram algumas as partes do percurso que mesmo a descer e montado era "impossível" segurar a bicicleta. Desta vez optei por resguardar algumas forças para os ultímos 15/20 km da prova. Acabei por seguir sozinho e aos poucos julgo ainda ter ultrapassado cerca de 15 participantes (alguns ainda da meia-maratona) pelo que era muito dificil prever uma posição final.

O objectivo para esta prova (antes da mesma) era ficar a cerca de 30/35 minutos do primeiro classificado LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL Assim que comecei a pedalar percebi pelo estado do terreno que ia levar uma grande coça pois quem sabe andar anda bem mesmo nas condições mais difíceis o que não é o meu caso. Terminei a 1:03:52. Fui 54º da geral (Federados incluídos) e 9º do Escalão Vet A (Não-Federados). Neste escalão estavam inscritos à partida cerca de 77 atletas e apenas 17 terminaram a prova...e estou só a mencionar os Vet A Não-Federados, agora imaginem as dificuldades!
Acabei satisfeito com a minha prestação e acima de tudo por ter corrido bem, sem quedas ou avarias (mesmo c/ o selim partido)

Não sei o que se passa mas não consigo carregar fotos!!!

As classificações

Um abraço
Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário