quarta-feira, 15 de junho de 2011

Raid XO

Terminou a maior aventura competitiva em que participei até hoje. Para trás ficam 4 dias intensos de um convívio muito próximo entre Organização, participantes e respectivos familiares.
Devido à greve da CP foi necessário alterar os planos da viagem que era para ter sido de comboio. O meu irmão disponibilizou-se a dar uma ajuda na logística e assim eu, o Paulo Marques e o António Peixoto fomos descansadamente de carro até Proença, tendo depois o meu irmão feito o regresso para Lx.

Dia 1

Ao chegar ao local começou o stress...a minha roda de trás estava a perder ar pela válvula. Decidi retirar a fita do aro, recolocar nova fita e após cerca de 2h o problema parecia resolvido.
Encaminhámo-nos para o primeiro jantar com o grupo onde também foi feito um pequeno briefing sobre o que nos iria esperar no dia seguinte. Ao voltarmos para o pavilhão onde pernoitamos constatei que o pneu estava vazio pelo que optei de imediato por colocar uma câmara de ar mas o pneu teimava em não "colar" à jante pelo que ainda experimentei outro pneu que o Paulo Marques tinha levado para algum acaso e mesmo assim este não colava à jante pelo que assim o deixei ficar até ao outro dia, já eram 00h30 e precisava descansar, não dormi nada!!!

Dia 2 / 1ª Etapa
132km / 07:41:09
Acumulado 3200m

"Aditivos" - 2 doses gold drink, 1 dose proteína, 1 dose vitargo, 2 gel

A noite parecia nunca mais acabar até que às 6h o pessoal começou a despertar e começou a azáfama do dia...fazer bidons, atestar mochila, separar barras, bolachas, arrumar o saco, pôr protector solar, etc...a partida estava agendada para as 8h30 e parecendo que 2h30 é muito tempo para quem já está praticamente no local da partida acaba por não ser, o tempo passava a voar...
O pequeno-almoço foi tomado no mesmo local onde havíamos jantado. Sumo, pão e croissant com geleia foi a minha aposta.
Como a minha experiência com o GPS é muito pouca só no momento da partida é que constatei que não tinha o track do 1º dia correctamente gravado. O que é certo é que quase 1h antes da partida até tinha alertado a Organização para esta possibilidade mas tinha-me sido garantido que o track enviado por email (1º dia) estava correcto sendo apenas necessário voltar a gravar os restantes. Sem stress, aconselhei o Paulo a dar a partida a horas ao que ele me perguntou se eu não ia para ganhar? LOLLLLL O Pedro (Homem do GPS) prontamente me gravou o track, pelo que não devo ter perdido mais que 3 minutos. Segui acompanhado pelo Bike vassoura (Josué Duarte) até ter encontrado a dupla Provida-Tiago Sousa e Paulo Fonseca que tinham acabado de reparar a 1ª avaria mecânica. Durante este 1º dia de prova andei quase sempre acompanhado, aquele pequeno atraso permitiu que encontrasse sempre alguém à minha frente até ao final da etapa o que acabou por ser um desafio, fazer a prova completamente de trás para a frente. Por volta do km60 já com cerca de 1700m de acumulado rolava com a Team Provida e os Power2Sports e todos estávamos surpreendidos por já termos subido tanto (demasiado LOL) quando o previsto para a etapa seria de 2300m!!! As minhas pernas estavam extremamente pesadas e valeu-me na chegada a Tomar a mulher do Paulo ter por lá Coca-Cola que revitalizou-me completamente e assim de repente parecia que ainda não tinha andado de bicicleta. Fomos seguindo e a certa altura fiquei com o Team Provida até que começamos a avistar o Sérgio Saldanha à nossa frente.
A certa altura e como o ritmo estava a baixar começaram a surgir outros grupos vindos de trás e eu segui caminho tendo alcançado o Saldanha com quem partilhei o últimos 30km da etapa. Esta parte final foi uma tortura para as mãos que já vinham muito doridas devido a não utilizar luvas e em pleno PNSAC a pedra é muito abundante não dando qualquer hipótese de descanso mas proporcionando momentos de BTT a sério :) A chegada ao Alviela foi feita lado a lado com o Saldanha e deixou-nos muito surpreendidos ao sabermos que tínhamos feito 3º e 4º na categoria Solo. O resto do dia foi passado na praia fluvial a dar banho às pernas, nas massagens e a relaxar para o dia seguinte.

Dia 3 / 2ª Etapa
109km / 05:05:18
Acumulado 2000m

"Aditivos" - 2 doses gold drink, 1 dose proteína, 1 dose vitargo, 2 gel

Depois do massacre que foi a 1ª etapa o corpo já aceitou melhor ter que descansar no colchão insuflável e apesar de não ter dormido bem deu para descansar qualquer coisa. Esteve bastante frio/vento durante a madrugada e sair da tenda era o desafio que se impunha LOL Voltava a azáfama de ouvir o pessoal a chocalhar os bidons com as "drogas".
Para esta etapa e apesar de ser mais curta e menos dura que a anterior fiz um reforço na alimentação. Depois de tomado o pequeno-almoço chegava a hora de partir para nova etapa e desta vez já consegui partir com o pessoal da frente onde aguentei até perto do km20, a partir daqui foi dizer adeus à carruagem da frente, mais tarde segui com o Saldanha e outro companheiro que vindos de trás traziam um andamento mais elevado. O percurso estava a ser agradável, com subidas mais curtas e estradões fáceis de pedalar, o ritmo a certa altura começou a ficar elevado demais para mim. O outro companheiro já tinha ficado para trás e aconselhei o Saldanha seguir caminho para não perder tempo.
Desde que fiquei sozinho por volta do km55 fui gerindo o esforço e alguns kms mais tarde comecei a recuperar a vontade de pedalar com mais vigor pois já se via alguns participantes à frente o que acaba sempre por ser um incentivo.
Como não sou nenhum expert na navegação e aliado a algumas distracções ainda me perdi por duas vezes, nada de grave mas este aspecto era o que mais me preocupava em andar sozinho. Durante a prova fui avistando os familiares de alguns dos participantes que marcavam presença em vários pontos do percurso e isso animava pois foram sempre apoiando todos os que passavam.
Ao chegar ao Castelo de Óbidos e a faltar cerca de 40km para o fim da etapa fiz um esforço adicional e sinto que me superei ao andar acima dos limites para poder recuperar o tempo perdido para a frente da corrida. Cerca de 20km para o fim da etapa alcançava o Saldanha e aqui talvez tenha cometido o maior erro dos 3 dias pois em vez de abrandar e recuperar/puxar pelo Saldanha segui sozinho. Ainda alcancei as duplas Ruivo Brothers e a Casa do Benfica de Tomar (3ºs classificados) mas 10 olhos no GPS não foram suficientes para evitar errarmos por 2 vezes o percurso o que nesta altura devido ao desgaste adicional imposto pelo vento deixava as suas mossas...acabei por seguir novamente com o Saldanha que no seu ritmo sempre regular ainda tentou puxar por mim nos restantes 8km de alcatrão que faltavam para terminar a etapa, e aqui o erro do Saldanha por não ter tentado ganhar minutos na etapa ou pelo menos minimizar a perda para a concorrência.
Novamente esperava-nos um belo lanche que foi servido no restaurante do parque de campismo de Peniche onde depois também viríamos a jantar e tomar o pequeno-almoço do dia seguinte.
As bikes voltavam a ter cuidados privilegiados nas mãos dos homens da CC Bikes o que permitia que as nossas preocupações ficassem reduzidas a recuperar/descansar. Voltei a fazer uma sessão de massagens desta vez apenas nas pernas e depois de ter tomado um bom banho fui juntar-me ao resto do grupo que ocupava a orla da piscina com as perninhas ao fresco.
O jantar foi mais um belo momento de descontracção. Entre histórias de pedaladas e outras todos íamos desesperando pela comida que tardava em chegar...alguém tinha que ser o último e desta vez calhou-nos a nós. O pessoal do restaurante deve ter ficado bastante surpreendido com a quantidade de alimento que foi devorado em breves instantes.
O corpo já pedia descanso e o grupo começou a recolher para aproveitar ao máximo o descanso. Descanso este que viria a ser interrompido pelo "Sonoro" de uma discoteca que a paredes meias com o parque deu-nos música até às 7h da manhã!!! Foi sempre a partir! Confesso que até gostei, foi a companhia para os momentos de insónia :)

Dia 4 / 3ª Etapa
105km / 04:47:54
Acumulado 1700m

"Aditivos" - 2 doses gold drink, 1 dose proteína, 1 dose vitargo, 3 gel

Começava uma manhã igual às outras mas com algum sabor a tristeza pois o fim desta aventura estava para breve. Pior que todas estas emoções foi a situação difícil que um dos participantes viveu ao ter tido uma hipoglicemia, prontamente assistido pela Organização e alguns participantes da área da medicina começou a recuperar ainda antes de chegar o INEM mas era bastante visível o seu estado apático perante tudo o que o rodeava. Foi um valente susto e acredito que tenha mexido com as emoções dos participantes que se aperceberam da situação assim como aconteceu comigo.
Adiou-se ligeiramente a partida e por volta das 9h15 o pelotão "nervoso" já rolava. Devido aos kms iniciais serem muito rolantes o pelotão rolou compacto durante mais de 10kms. Por sua vez na chegada a Santa Cruz (1º posto de controlo) o grupo ficava reduzido a pouco mais de 20 participantes mas mesmo assim causou algumas dificuldades a quem lá estava a tentar registar o nº dos dorsais.
A história da etapa resume-se a fuga e perseguição na tentativa de conquistar o 3º lugar solo (também houve muita disputa nas duplas originada pela queda de um dos irmãos Ruivo que acabou por mexer com a classificação dos 2ºs e 3ºs ) e aqui a vantagem estava do lado do Saldanha mas ambos sabíamos e estávamos a presenciar que o Nuno ainda não tinha deitado a toalha ao chão fazendo constantes ataques na frente da corrida. Da Ericeira para a frente ficávamos praticamente isolados os 5 primeiros classificados a solo e aqui eu e o Saldanha fazíamos o que nos competia, tentar anular ou atenuar a fuga do trio que seguia mais forte pois estavam em jogo 2 minutos. O resultado final já se sabe...
Nesta etapa quero destacar o momento da passagem em corrida (desmontar obrigatório) na praia do Sul, a passagem pelas falésias entre a Foz do Lizandro e o Magoito e as "paredes" que tivemos de subir a pé, tudo isto aliado à necessidade de andar depressa obrigava a uma concentração extrema pois seguindo sozinho não havia lugar a enganos, no entanto estes viriam a acontecer devido à minha fraca experiência na orientação com GPS. Não é grave! Basta lembrar que se fosse uma prova do tipo Trans-Portugal no fim provavelmente estaria a 12 ou 15h do 1º LOLLL
Para finalizar queria agradecer todo o apoio que me foi dado antes/durante/após este Raid.
Foi uma experiência a repetir, neste tipo de evento preza-se mais o convívio e toda a envolvente da prova do que a competição em si. Para quem ficou/está curioso eu aconselho experimentar pois é totalmente diferente de uma maratona onde se quer "apenas" chegar ao fim.
Para o ano espero poder voltar a participar pois está previsto que a prova tenha 4 etapas a terminar na Serra da Estrela.



Um abraço
Rui Luz

2 comentários:

  1. Parabéns Rui, pela grande prova que fizeste. Dá para perceber que foste muito regular ao longo das três etapas, prova que estás num muito bom nível competitivo e com muito endurance, só ao alcance de quem se entrega de corpo e alma a esta magnifica modalidade, que é o BTT.
    Um abraço,
    António Vaqueirinho

    ResponderEliminar
  2. Boa Rui. Não me desiludiste é um prazer andar de vez em quando com um Campeão.
    Um abraço
    António Messias

    ResponderEliminar