segunda-feira, 18 de julho de 2011

Oh Meu Deus - 09-07-2011




Oh My God...prova superada.

Esta foi uma prova difícil aliada ao facto de se desenrolar em pleno Parque Natural da Serra da Estrela onde nunca antes tinha pedalado. A distância por si só não era assustadora mas o acumulado de subidas deixava-me na expetativa assim como o terreno em si. Outro dos fatores que ainda não tinha ponderado era o clima o qual pude constatar logo à chegada que seria muito instável pois na véspera da prova caiam uns pequenos chuviscos e o vento era moderado...belo dia de verão LOL
Perto de 50 participantes alinharam na partida para esta grande prova. Às 7h05 após ouvirmos novamente as recomendações do diretor da prova (Paulo Garcia) já estavamos a pedalar monte acima e durante cerca de 15km não houve como enganar pois o destino foi sempre a subir até chegarmos ao centro de limpeza de neves. Logo de seguida tínhamos a descida mais técnica/perigosa de todo o percurso em que por segurança optei por desmontar pois o circuito de óleo da suspensão não está a 100% e mesmo tendo aumentado bastante a pressão do ar a suspensão quase que esgotava o seu curso.
Com tão poucos participantes e sendo uma prova de longa distância penso que terei feito mais de 100km sozinho, podia avistar alguém mais à frente ou atrás mas aquela companhia que permite ir à conversa aconteceu em curtos períodos. Não me chateia andar sozinho até porque normalmente costumo levar o mp3 mas desta vez até só o liguei cerca de 1h ou 2h no fim da prova porque já tinha atingido o limite e então precisava de algo mais que me distraísse além da paisagem. Um dos motivos pelo qual não me aborreceu minimamente pedalar tanto tempo sozinho foram aquelas paisagens fantásticas e em que por diversas vezes eu imaginei como seria o cenário da chuva torrencial a descer por aquelas montanhas...
Quanto à minha prestação tinha previsto fazer 14h e acabei por fazer 13h32 com um bónus de 5km. Fiz 2 paragens para ajudas mecânicas, 2 retificações ao percurso, parei em todos os abastecimentos sem qualquer tipo de pressão e fui sempre no ritmo que achei conveniente (na altura) para a minha preparação. Aos 150km parecia um carro de corrida a deitar fumo por todos os lados, subitamente as forças desapareceram, a vivacidade que tinha imposto após os 100km tinha desaparecido e os restantes 40km que percorri foram de resistência. A certa altura já não apetecia comer nada e só bebia água e coca cola, a subida para a santa com 3km foi praticamente toda feita a pé mas mesmo assim reparei que não perdia terreno para quem seguia na minha frente só que após a santa o terreno com pedras voltou a aparecer novamente em força e já quase não haviam forças para travar a bicicleta nas descidas pelo que até a descer me via forçado a parar para descansar as mãos.
Esta foi outra das provas diferente das demais com a assinatura da Horizontes, coincidir com um fim de semana de prova da taça pode ter ajudado a que a adesão tivesse sido diminuta mas para o ano e a realizar-se a 2ª edição espero que sejamos muitos mais a "sofrer" por aqueles montes fora :)

Agora aproveito para deixar os parabéns aos vencedores (conquistadores) desta 1ª edição, Pedro Ruivo, René Caseiro e Ricardo Esteves que concluíram a prova com o tempo de 12h19. O Pimentel e o David também venceram a prova em duplas. O Francisco mesmo com um pneu novo não teve melhor sorte e um rasgo no pneu e 5 câmaras de ar furadas impossibilitaram-no de terminar a prova.



O site

Podem ver algumas fotos através do meu facebook

Um abraço
Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário