domingo, 22 de fevereiro de 2009

Santiago de Compostela

Amigos do Passatempo Bike Team, dia 28 de Março eu e o Miguel vamos arrancar numa jornada até Santiago de Compostela.
O ideia é fazer 4 dias até ao Porto e mais 3 até Santiago de Compostela. Seis dias de cerca de 100kms e um último dia de cerca de 50kms.
O projecto ainda está muito fresco mas pelo menos adiantamos a data. Agora falta o pior, tratar da logística e discutir os planos da viagem

Fica a informação e o convite. Se alguém quiser fazer o percurso todo ou juntar-se a nós em algum ponto do Caminho.

Um abraço
Rui Luz

5 comentários:

  1. Caro Colega, Sou do Porto e já fiz o Caminho de Santiago, pelo que avanço com um conselho: é melhor deixar 3 dias e meio ou 4 dias para fazer esta última parte (3 dias é possível, mas torna-se "apertado" e corta parte do gozo). Quanto ao trajecto posso dizer que globalmente a parte Portuguesa é mais interessante porque mais selvagem. De Vilarinho até Ponte de Lima (onde ficamos na 1ª noite)passamos por zonas sobretudo rurais em que a maior dificuldade são os caminhos enlameados por causa das regas dos campos de cultivo. De Ponte de Lima até Valença (mais concretamente até ao Alto da Cruz dos Mortos) é a parte mais díficil, com subidas em que teremos de carregar a bike. A entrada em Espanha na zona urbana de Tuy é muito interessante e até Redondela (2ª noite) passamos por alguns bosques agradáveis, rios e pontes; a parte pior é a zona industrial de Porriño onde partilhamos a Estrada Nacional com os "coches"! Depois de Redondela o passeio também é agradável (sobretudo junto de Padrón - 3ª noite, já muito perto de Santiago), mas como estavam a pavimentar os caminhos a adrenalina baixou... Espero que estas dicas vos sejam úteis e BOM PASSEIO!

    ResponderEliminar
  2. Boas Carlos,
    Obrigado pelas dicas muito valiosas, é sempre bom ouvir/ler os conselhos de quem já fez o Caminho. Nós temos 2 dias de margem de manobra, os quais não vamos querer desperdiçar no início do percurso. Com calma eu penso que seja possível efectuar de acordo com o previsto.

    Um abraço
    Rui Luz

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que fui útil. Entretanto esqueci-me de um pormenor relevante para quem parte do Porto (mas não conhece): é que após descer a Sé e chegar à Rua Mouzinho da Silveira - é a rua que vai desde a Estação de S. Bento até à zona da Ribeira (Bolsa, Mercado Ferreira Borges, etc.) - existem 2 caminhos marcados (confiram!). Enquanto o de cima vai ao Largo dos Lóios, Rua do Almada (em contramão), Praça da República/Quartel General, Igreja da Lapa, etc. e daí segue para Braga, o que eu fiz (dizem ser o mais tradicional - via Barcelos -) dirige-se ao Campo Mártires da Pátria/Cordoaria, "Praça dos Leões" (reitoria da Universidade), seguindo pela Rua de Cedofeita (em grande parte pedonal). Em Ponte de Lima ambos os caminhos se juntam. Espero que tudo vos corra pelo melhor! Um abraço, Carlos Silva

    ResponderEliminar
  4. Carlos, mais uma vez obrigado pela ajuda.
    Tenho lido que o Caminho está bem sinalizado não sendo necessária a utilização de GPS, concordas?

    Um abraço
    Rui Luz

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui, Quando fui não houve qualquer tipo de problema: GPS out! As setas amarelas estão por toda a parte e em Espanha então nem se fala... Apenas temos de ter atenção em alguns sítios - lembro-me da Igreja de Rates, Tuy (atenção às escadas!), da zona de Arcade/Pontesampaio e de Caldas de Reis - pois as marcações estão pensadas para quem vai a pé (e visitar as igrejas) e não à nossa velocidade. De todo o modo se andarmos algum tempo sem aparecerem novas marcações é questão de voltar atrás e confirmar se nenhuma marca nos escapou. Entretanto, e sem querer condicionar a vossa "descoberta do Caminho", não resisto a dar-vos conta de outro "spot" imperdível: em Barro (entre Pontevedra e Caldas de Reis) vão com atenção a uma placa turística (acho que castanha)que indica "Moinhos". Façam esse desvio do caminho (são cerca de 100 ou 200 metros) e vão ver, banhar-se, comer; depois diz-me alguma coisa! Abraço e se precisares de mais informação vou estando por aqui.

    ResponderEliminar