quarta-feira, 11 de março de 2009

24 horas BTT de Coruche




Finalmente a minha estreia num evento de 24h. Um prova de resistência onde cada um anda o que pode, sabe ou simplesmente quer. Levava um objectivo, o de tentar fazer pelo menos 240kms, uma média de 10km por hora…

À chegada ao local deparei-me com um cenário agradável, o estaleiro para quem percorria o percurso a solo estava bem estruturado permitindo que perdessemos o menor tempo possível nas deslocações às tendas/carros de apoio.

Apressei-me a montar o estaminé, dar os ultimos retoques na Bike e almoçar. Deixei a estrutura toda preparada para quando à noite precisasse de colocar as luzes/baterias estivesse tudo à mão.

A praça de Touros estava cheia de gente o que antevia uma festa animada. Às 14h e sem atrasos deu-se a partida. Cometi um erro grave em não ter ido reconhecer o percurso previamente. A 1ª volta arrepiou-me e deixou-me o coração nas mãos devido à dificuldade que iria encontrar pela frente nas descidas técnicas a serpentear em single track com areia, 2 subidas à mão e um single track com uma certa inclinação ascendente com uma “falésia” do lado esquerdo. Pensei logo que não iria ser fácil, estava à espera de algo com menor dificuldade técnica. Quanto à altimetria andava perto dos 150m por volta de cerca de 9km mas tinha-se de subir à mão dois lances de areia e existiam 2 subidas mais puxadas que com o seu tempo iriam tornar-se muito penosas.

Consegui pedalar até às 05h da matina altura em que decidi descansar um pouco, por esta altura já tinha efectuado 22 voltas ao circuito e ocupava a 14ª posição (em que viria a terminar). O momento que deveria ser de descanso foi algo agonizante, cheio de cãimbras não encontrava uma posição confortável (dentro do carro) que me permitisse de facto descansar. Por volta das 8h quando espreitei, o céu cinzento, frio e pouca gente no percurso também não tinha muita vontade de pedalar mas, algo que li na net sobre as provas de resistência em que dizia que seria muito difícil pedalar novamente após a paragem fez-me ter forças para ir lá fora quebrar com essa ideia. O meu vizinho do lado quando viu que ainda ia voltar a pegar/andar disse logo que para ele já chegava e que ia aproveitar para tomar um banho e ir para casa mais cedo.

Estava todo dorido, pernas, braços e costas. Fiz uma massagem rápida nas pernas com bálsamo analgésico e comi uma taça de Nestum e por volta das 9h40 entrei na arena para cumprir o resto do tempo e tentar atingir outro objectivo…30 voltas.

No total fiz apenas cerca de 17 a 18h reais a pedalar, as restantes 6 a 7h foram dispendidas em deslocações ao carro para alimentação, wc e descanso. Dei 30 voltas ao percurso, tendo percorrido cerca de 270kms com uma altimetria de cerca de 4.500metros.

Os meus agradecimentos vão para o Tó-Bikes que me desenrascou a bike (travão) umas bananas e ainda me ofereceu umas massagens no seu Stand. Durante grande parte do percurso mostrou-se sempre disponível para me ajudar no que fosse preciso – Muito Obrigado pela atenção.

Os telefonemas da minha mulher e do Paulo Marques, a presença dos meus sogros nas ultimas voltas, também me deram muita força para atingir o meu objectivo. E ainda todos os atletas que fazendo o percurso em equipa ao passarem pelos Solos davam incentivos de força…Obrigado.

Para quem quiser ver as classificações pode ir aqui:

http://www.uvp-fpc.pt/pagina_file_ver.php?ficheiro=09032009153659.pdf


Fotos...
- http://picasaweb.google.com/Jubas2009/24hCorucheSabado#
- http://picasaweb.google.pt/jonasfanana/BTT24HorasCoruche#
http://picasaweb.google.com/azambujabtt/24hCoruche#
- http://www.todoterreno.pt//galerias_provas/24_horas_btt/sabado/index.html
- http://www.todoterreno.pt//galerias_provas/24_horas_btt/domingo/index.html
- http://www.freebike.pt/v1.5/index.php?option=com_content&view=article&id=170:24horas-de-coruche-recebe-183-equipas&catid=3:breves&Itemid=64
- http://img5.imageshack.us/gal.php?g=cimg0089m.jpg
- http://www.twobiketeam.blogspot.com/


Um abraço

Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário