quinta-feira, 12 de março de 2009

A TUA BIKE DEVE SERVIR-TE ... COMO UMA LUVA!

Provavelmente já sentiste algum desconforto e dores após a utilização da tua BTT. Alguém mais velho até te disse: “Se querias conforto, comprasses um carro!”. Mas tu não acreditaste… Claro que não! Uma bicicleta não deve ser desconfortável. O desconforto e dores surgem na sequência de um mau ajuste da bicicleta ao utilizador.

Aprende aqui a regular a tua bike e desfruta!

1º Passo: a compra!

Ao comprar uma BTT, deves ter em conta vários aspectos: o teu nível como “rider”, os teus objectivos (mais lazer ou mais competição) e a actividade a que te vais dedicar (DH, XC, Dirt, Enduro, etc.).
A compra de um bom material, adequado à utilização que pretendes, é essencial. Por isso não te coíbas de fazer um bom investimento inicial. Lembra-te que essa bike te deverá proporcionar centenas (ou mesmo milhares) de km de prazer. Por outro lado, nem sempre o material mais caro é o mais adequado.
Em caso de dúvida, consulta especialistas que te possam ajudar (praticantes experientes de BTT, vendedores de lojas especializadas e, claro, a BIKE Magazine através da rubrica Tech Area).
A dimensão do quadro é fundamental na escolha de uma bicicleta. Há diversas maneiras de verificar se uma bicicleta tem a dimensão adequada. A mais correcta é, sem dúvida, com recurso à medição e análise do nosso corpo. Contudo, existem algumas regras simples (mas não totalmente fiáveis), que te poderão ajudar numa fase inicial.
Existem bicicletas com quadros em diversos materiais. O aço é o mais económico, mas também o mais pesado. Já os quadros em carbono, titânio e alumínio manifestam-se como sendo os mais leves.
Como os furos são inevitáveis, deves ter apertos rápidos nas rodas. Poupar-te-á muito tempo e trabalho, pois não precisarás de ferramentas para tirar a roda.
Opta por um tipo de manípulos demudanças com que te sintas bem (Rapid Fire, Trigger, Grip Shift, Revo Shift, Dual Lever, etc.)
As suspensões devem ser cuidadosamente seleccionadas, uma vez que uma boa suspensão aumenta a estabilidade e conforto da bicicleta. Uma má suspensão é apenas peso a mais.
Há um aspecto essencial a ter em conta: deve ser a bicicleta a ajustar-se ao betetista e não o contrário!

4 Testes simples à tua bike

Apresentamos-te de seguida quatro testes fáceis que poderás fazer com a ajuda de um amigo. Toma em consideração que estes testes são falíveis, uma vez que são empíricos. De qualquer forma, ficarás com uma ideia acerca da adequação da bicicleta à tua estatura.

Altura em pé


Verifica a tua altura em pé, com a bicicleta entre as pernas. A linha vertical do teu corpo deve estar alinhada com a linha vertical (imaginária), que passa pelo eixo pedaleiro. Nesta posição, deverás ser capaz de levantar a roda dianteira pelo menos 5 cm em relação ao solo. Isto se pretenderes uns passeios tranquilos. Se te quiseres encher de lama e andar no meio das rochas, deverás levantar a roda da frente a 8-10 cm do chão. Pede ao teu amigo para verificar as medidas, com o auxílio de uma régua.

Altura do selim

Pede ao teu amigo que coloque a roda dianteira entre as pernas e que segure nos manípulos do guiador, para que te equilibres sobre a bike.

Com o terço anterior do pé apoiado no pedal, o joelho deve ficar ligeiramente flectido, como na imagem. Se a perna ficar esticada, o selim estará numa posição muito elevada. Por outro lado, se o selim estiver muito baixo, será facilmente visível uma exagerada flexão do joelho. O selim demasiadamente elevado levará à oscilação excessiva da bacia, provocando dores.

Um selim muito baixo promoverá uma má aplicação da força das pernas, causando fadiga precoce (menos horas de diversão!) e problemas a longo prazo como, por exemplo, tendinites. Atenção que o espigão do selim não deverá nunca ultrapassar a sua marca limite. Se isso acontecer, é provável que necessites de um quadro de dimensões maiores.

Dos dedos do pé à roda

Sentado no selim, com os cranques na horizontal e com o pé colocado correctamente no pedal, roda o guiador completamente para um lado e para o outro. Experimenta depois com o pé contrário à frente. Se o pneu tocar no pé, precisas de maior distância à roda. Imagina-te a descer uma encosta e tocar com o pé na roda da frente... Irias aprender a voar... em dois segundos!

Dos joelhos ao guiador

Na mesma posição do teste anterior, com o amigo a estabilizar a bike, pedala para trás. Os teus joelhos não deverão tocar no guiador ou nos manípulos em momento algum. Se isto acontecer, provavelmente precisarás de um quadro com tubo horizontal mais comprido ou de um avanço maior. Os joelhos não deverão tocar nos cotovelos. Se isso acontecer, algo está mal. Ou o quadro é pequeno, ou precisas de maior altura no selim ou de um avanço maior.

Que bike, Escolher conscientemente?

Após aplicar estes testes, experimenta dar uma voltinha com a bicicleta. A compra de material de qualidade, pelo custo que representa, não deve ser feita de ânimo leve. Aconselhamos vivamente que experimentes várias bicicletas, de diferentes marcas, modelos e materiais, antes de tomares a tua decisão.

Espero que estas dicas sejam úteis para quem visita o nosso blog.

JOÃO MONTEZ

Sem comentários:

Enviar um comentário