sexta-feira, 23 de julho de 2010

2ª Volta ao Conselho de Mafra a 17-07-2010

Aqui vão algumas fotos:














Para este sábado, eu, o Rikybike e o Rui João, ambos dos Papatrilhos fomos até uma aldeia no Concelho de Mafra chamada Cachoeira para participarmos na Volta ao Concelho de Mafra, organizado pelos Saloios à Descoberta.
Chegados à Cachoeira não era muito animador o vento que estava soprando mesmo a ser desagradável.
Momentos antes da partida, um pequeno briefing e lá fomos nós para o percurso, em total autonomia e guiado por gps, percurso marcado por um sobe e desce constante, só poderia assim ser, pois o acumulado divulgado pela organização era de 2900mts.
Digamos que o percurso se poderia dividir em 2 etapas, com a ida até à Praia de Ribeira de Ilhas e depois o regresso à Cachoeira e de aldeia em aldeia, de monte em monte, de subida em subida lá fomos seguindo o percurso que o gps nos dava.
Por entre asfalto, estradões e single tracks chegámos à Serra do Socorro para uma bela subida até ao topo, com uma vista brutal, de enorme beleza que nos recompensava do esforço da subida, aqui com cerca de 12km feitos já levava-mos cerca de 65omts de acumulado.
Prosseguimos por entre campos agrícolas, pomares e aldeias até Ribamar, aqui encontramos muita gente que estava a participar neste evento a "almoçar", pois chegamos perto das 13h00 e era de reforço alimentar mais consistente que estavamos a precisar, mas não parámos aqui e prosseguimos até Ribeira de Ilhas, pelo trilho da arriba sempre com uma vista privilegiada sobre o mar e a praia, descendo mesmo até à praia "simplesmente espectacular" e até deu para lavar a vista.
Aqui fizemos uma pausa para reforço alimentar e de "barriga cheia" lá seguimos passando por Santo Isidoro, Fonte Boa dos Nabos até chegarmos ao trilho paralelo ao Rio Lizandro, passando por trilhos fabulosos, do tipo da "amazónia" , mas infelizmente sem registo fotográfico devido a avaria da máquina do nosso guia Rui João.
O trilho do Lizandro é bastante agradável num serpentear constante nas margens do curso de água e de terrenos cultivados até chegarmos a Cheleiros.
Chegados a Cheleiros só nos passava pela cabeça que tínhamos que subir aquela "parede", mas não prosseguimos sem ter de subir, mas como nos safamos de subir nesta altura, seria um pouco mais à frente, nem mais nem menos com o subir até à Aldeia da Mata Pequena, entretanto ao km 81, furo do nosso guia.
A nossa aventura terminou um pouco mais à frente, ao km 102, com o aparecimento de caimbras no nosso guia que veio precipitar o término desta aventura. Lá tivemos de telefonar para a organização (Motoreis) para nos virem buscar, pedido esse que foi prontamente aceite, pois sem o nosso guia era imposssivel continuar-mos até ao final. Foram cerca de 9h a pedalar num total de 10h de passeio.
Quero agradecer o companheirismo dado pelo Rikybike e o Rui João, mesmo assim ainda percorremos 102 km com 2657m de acumulado, com alguns arranhões devido às silvas num percurso muito bonito com excelentes trilhos e paisagens e muitos km´s de excelente btt.
Participantes : (3) Rikybike, Rui João e Zé Manel
Também encontramos o Rui Luz e o Paulo Carneiro que nos acompanharam até à Serra do Socorro mas depois separámo-nos. Espero que tenham acabado em beleza tal como nós.
Abraço
José Costa Santos















1 comentário:

  1. Pois é Zé, este foi mais um verdadeiro Challenge. Foi pena não dar para prosseguirmos juntos mas no fim o que interessa é que todos chegamos bem. Eu e o Paulo divertimo-nos à brava. Paramos na Ribeira de Ilhas para almoçar o farnel levavamos às costas dentro da mochila. Aqui outro companheiro juntou-se a nós para partilhar a dôr dos restantes quilómetros que havíamos de ter pela frente. O nosso único contratempo foi deixar acabar a água e termos de recorrer a uma àgua que escorria de um tubo junto a umas hortas. Parecia uma miragem... Posteriormente paramos num cafézito para nos abastecermos de Coca-Cola fresquinha...
    Perto do fim o único alimento que tínhamos eram uns salgadinhos que por norma costumo levar para estas aventuras, em situação de desespero aquilo cai mesmo bem, com uma aguinha por cima ninguém reclama.
    Não sei se vocês tomaram banho por lá mas queria realçar a vontade desta Organização em disponibilizar banhos para que todos pudessem sair dali refrescados, não me consigo esquecer daquele chuveiro improvisado ehehehe
    Relembro que as inscrições tinham custo de 0€, com ofertas de abastecimentos (enquanto houvessem) e assistência Motoreis.

    Um abraço
    Rui Luz

    ResponderEliminar