segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Caminhos de Fátima com os Kotas & Companhia em 27 e 28/11/2010















Neste fim de semana, os Kotas tinham programado uma ida a Fátima para re-estrear os equipamentos.
Alvorada às 6.45h, no relax e saida de casa às 7.30h com 12kg de mochila às costas em direcção a Odivelas mais propriamente à porta da Loja do Colçhão( do nosso amigo Paiva), pois era ai o ponto de encontro, com hora de partida às 8.15h. Aconteçe que, como sempre, há alguém que gosta de ficar mais um bocadinho debaixo das mantas, pois previa-se um dia de muito frio, nesta altura estavam 8º graus. Fotos da praxe, mochilas para o carro de apoio e toca de nos fazer-mos à estrada por volta das 9h. Este atraso tornou-se extremamente relevante e penalizador na parte final da primeira etapa. Ritmo de passeio na ordem dos 20km/h e lá fomos nós seguindo os Caminhos de Fátima. Conseguimos fazer o percurso na integra até à Azambuja, pois após esta localidade o caminho seguia pelos campos e estes estavam completamente alagados em água o que nos levou a seguir por estrada até Valada do Ribatejo. Aqui, paragem para almoçar, pois a larica já era muita, nada que um belo "pernil de porco" não enganasse o estômago. Aqui juntou-se a nós o Zé Barbeiro que esteve a trabalhar de manhã"haja alguém que faça alguma coisa por este pais".
Retomamos o percurso por volta das 14h, mantendo a média e quando chegamos a Santarém alguns já acusavam desgaste. Daqui para a frente começou o sobe e desce, "eu não conhecia esta parte do percurso", muitos trilhos de terra batida que é o que a malta gosta, mas tivemos de abrandar o ritmo pois havia um elemento que já tinha ido para a carro e outro que já vinha com um desgaste fisico bastante acentuado o que nos levou a fazer cerca de 1h com mais ou menos 10kms até aos Olhos de Água completamente às escuras " que bela aventura mas assustadora", pois aquele atraso de manhã tornou-se uma armadilha para o final do dia e ninguém trazia luzes, apenas duas luzes trazeiras, pois o carro de apoio já estava na zona da pernoita.
Após a chegada, banhos tomados, bikes guardadas, lá fomos para a jantarada.
No domingo, alvorada às 7.15h, pequeno almoço às 8h e toca a subir para vençer os 5ºgraus que se faziam sentir na altura e que depressa deu para começar mesmo assim a suar pelo menos até ao miradouro de Minde, onde paramos para mais um pequeno abastecimento e algumas fotos, logo a seguir a descida brutal até Minde onde os conta kms de alguns chegaram a atingir os 70km/h, "eu quando não pensava cheguei aqui a atingir os 77km/h, assustador, é de loucos" desta vez cheguei só aos 68,5km/h. Aqui não cumprimos mais um pequeno troço dos Caminhos. De Minde para a frente cumprimos na integra os Caminhos até Fátima.
Já em Fátima, depois de uma breve lavagem"à porco" nos WCs," pois os balneários estavam fechados", fomos almoçar ao Restaurante "O Marcelino" conhecido do nosso amigo Carlos Correia.
Balanço final sem grandes histórias para contar, houve apenas duas quedas que foram apenas pequenos tombos, não houve furos nem avarias o que foi excelente.
Para terminar, quero agradeçer a todos os elementos do grupo, o convivio e boa disposição que foi proporcionado por todos durante esta travessia. Por fim o grupo agradeçe ao amigo Carlos Correia e sua esposa, a diponibilidade e amabilidade que tiveram em tratar de toda a logistica por nós assim como o apoio que nos deram durante todo o percurso, afinal deu para ver que este amigo já é um "veterano" nestas coisas de logistica, "recomenda-se". Um abração amigo.
Um agradecimento especial também ao amigo José Castim pela disponibilidade em ceder a sua carrinha para prestar todo o apoio.
Participantes: Eu; Messias; Zé Barbeiro; Hirminio; José Castim; Paulo Carneiro; Pedro Gomes; Rui Sousa e Pedro(filho do Messias).
Apoio: Carlos Correia e esposa
1ª etapa: Lisboa-Olhos de Água; 137kms com 923mts de acumulado.
2ª etapa: Olhos de Água-Fátima; 40km com 818mts de acumulado.
José Costa Santos

1 comentário:

  1. Boa Noite Amigos

    Antes de mais e na qualidade de Presidente dos Kotas & Companhia, quero deixar bem expresso alguns agradecimentos na sequência do Passeio a Fátima que realizamos no passado fim de semana;
    Sem querer classificar em prioridades, quero começar por agradecer ao casal Carlos Correia e sua cara metade Alice, pela disponibilidade, simpatia,capacidade organizativa que nos emprestou.
    Ao Amigo Pedro Gomes, pela cedência do seu mini BUS.
    Ao Amigo José Castim pela cedência a custo zero da viatura de apoio.
    Ao Amigo José Manuel pela cedência a custo zero da sua viatura particular e a companhia da sua familia.
    Ao Amigo António Messias pela cedência a custo zero da sua viatura particular.
    Aos Amigos Vitor Rasteiro e Fábia Messias pela disponibilidade do seu tempo em nos irem buscar a Fátima.
    Por fim uma referência muito especial ao companheirismos e espirito de equipa que houve durante todo o fim de semana.

    Penso ter transmitido o reconhecimento e pensamento de todos

    Antonio Messias

    ResponderEliminar