terça-feira, 9 de novembro de 2010

V BTT Tascaduxico - 07-11-2010

Distância - 67kms
Vel. Máx - 61.23
Dorsal 571

O video do BTT-TV
As classificações

No ano passado deixei passar a oportunidade de participar neste evento pois as inscrições esgotaram muito rapidamente. Desta vez inscrevi-me atempadamente e fui comprovar com os meus olhos a espectacularidade deste evento.
Ao chegar ao local por volta das 7h50 verifiquei o único aspecto negativo deste evento, o Secretariado, lento e desorganizado que por sua vez obrigou ao adiamento da partida.
Estando o Francisco a encarregar-se da recolha dos dorsais eu fui tomar um reforço/pequeno-almoço (como se pode ver no video) oferecido pela organização. Só para terem uma ideia antes da partida havia comido um prato de sopa, outro de massa, 1/2 litro de água, 1 sandes, 1 pacote de sumo e 1/2 dose de proteína. Parece-vos muito? Asseguro que não é.
Como se pode verificar no gráfico do acumulado os quilómetros inicias foram relativamente planos o que fazia antever uma velocidade bastante elevada e assim foi, valeram-me os 3.5km iniciais em que existiu um controlo da velocidade por parte do carro da GNR ainda nas ruas de Pinhal Novo e até entrarmos nos trilhos o que permitiu chegar um pouco mais à frente da corrida. Entrando nos trilhos as pulsações andaram sempre acima dos 180bpm e só as consegui baixar quando entramos na Serra em si. Ao chegar à Serra juntei-me ao Tiago Sousa com quem já fiz várias provas. Mais tarde juntou-se a nós o Esteves dos Duros do Pedal com quem segui caminho.
Para esta prova fiz uma opção diferente, levei mochila e apenas 1 bidon na bike que continha hidratos de carbono. Queria perder o mínimo nos abastecimentos e como a prova era curta acabou por ser uma boa opção e uma aposta para o futuro. O bidon acabei por ceder ao Esteves que havia perdido o dele algures numa descida e só se apercebeu quando teve necessidade de beber.
Alguns dos trilhos já os tinha percorrido na Maratona do Barreiro em Maio deste ano mas os novos trilhos introduzidos nesta prova tiveram uma vertente muito mais técnica, falo especificamente das descidas. Km após km fui com o Esteves superando adversários e só nos separamos depois de subirmos a "descida das cabras" e por muita insistência minha porque o homem não queria arredar o pé...amigo não empata amigo LOL
Depois de ultrapassar o ultimo desafio da prova, o ultimo topo ao km52 sabia que era sempre a rolar até à Meta. As energias estavam bem guardadas para os 14kms finais que foram feitos numa média a rondar os 30km/h. Cheguei à meta exausto e com cãibras pois à partida as pernas já acusavam algum desgaste por falta de descanso mas acima de tudo estava satisfeito com a minha prestação e gestão de esforço para atingir mais um bom resultado.
O melhor costuma ficar para o fim e o almoço não desiludiu. Um buffet com uma grande variedade de pratos e sobremesas.

A altimetria
Rui Luz

1 comentário:

  1. Excelente a participaçao nesta prova parabens.
    Nao ha duvida que o nome do nosso grupo esta bem Representado

    ResponderEliminar