terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

5º XTerra Duatlo do Jamor / 30-01-2011


Numa tentativa de diversificar um pouco a minha participação em eventos desportivos e também com o objetivo de melhorar a minha condição física voltei a apostar no Duatlo e quem sabe se é desta que também me estreio no Triatlo com BTT.

Desta vez consegui fazer seis treinos de corrida numa tentativa de atenuar as mazelas físicas que este tipo de prova podem provocar. Estas pequenas corridas que efetuei também me irão permitir recuperar melhor e mais depressa pois a minha musculatura já não está habituada ao impacto...já estou pronto para outra.

Seguindo o conselho da Organização fui levantar o meu dorsal na véspera o que me possibilitou no dia da prova sair de casa um pouco mais tarde. Chegando ao local na maior das tranquilidades fui depositar a bicicleta/capacete e sapatos no parque de transição tendo ainda tempo para conviver com os amigos e conhecidos que se encontravam no local. No meio de tanta descontração acabei por esquecer de colocar o bidon com água na bike, resolvida esta questão fui fazer um ligeiro aquecimento.

Assim como no BTT tentei partir o mais à frente possível o que acredito que tenha sido bastante vantajoso para mim porque em nenhuma altura senti que tivesse acelerado ou abrandado o ritmo devido ao congestionamento de atletas.
Ainda antes da prova ouvi vários comentários que o percurso de corrida era duro e não conseguia perceber porquê uma vez que a memória que tinha era de um percurso plano. Dada a partida e começando a descer desde a entrada do Jamor para a pista de canoagem é que também eu desci à terra e interiorizei que iria ter que voltar ao ponto de partida que se situava nos 82m de altitude. Quando comecei a subir a "rampa" que levava novamente ao Jamor dei graças ter treinado num percurso com uma subida/acumulado muito semelhante.

Passando à parte do BTT que seria um dos meus pontos fortes só não correu melhor porque demorei muito tempo até conseguir sair do parque de transição por ter transgredido uma série de regras que deveriam ser do meu conhecimento LOL (já li a regulamentação em questão)
O percurso de BTT não era de dificuldade elevada mas em certas partes a lama era tanta que as memórias transportaram-me imediatamente para a Resistência de Alcobaça. Notava-se claramente que a maioria dos participantes tinham no percurso de BTT as suas maiores dificuldades o que me permitiu num percurso com apenas 14.5km ultrapassar perto de 200 atletas/participantes e com isso recuperar algum ânimo pelo tempo perdido no parque de transição.

Concluída a parte do BTT iniciei o duro segmento de corrida onde o objetivo traçado foi o de perder o mínimo de posições. Se não me falha a memória, neste segmento apenas fui superado por 3 atletas e os que consegui ultrapassar permitiram que o saldo fosse positivo.

No fim da prova a emoção/satisfação era mais que muita pois o objetivo traçado tinha sido atingido. Ficar a menos de 20 minutos do 1º classificado.
Quanto ao corpo ficou algo maltratado mas ainda no próprio dia levou com 35 minutos de bicicleta (rolo) para iniciar a recuperação LOL
A próxima etapa é já no dia 13 de Fevereiro nas Lezírias (V.F. Xira)

Algumas fotos com a cortesia do Paulo Marques que não tendo participado desta vez deslocou-se ao local com o António para apoiar o pessoal.












As classificações

Um abraço
Rui Luz

2 comentários:

  1. Boa Rui, treinas muito mas a pouco e pouco consegues os teus objectivos Parabens e boa sorte para a proxima prova

    ResponderEliminar
  2. grande RUI um abraço e boas pedaladas! TIAGO( RIO MAIOR)

    ResponderEliminar