domingo, 20 de março de 2011

6ª Maratona do Centro - Leiria - 20-03-2011


BTT ao mais alto nível! Já estava alertado para a dureza neste tipo de prova, mas por muito que imaginasse nunca pensei que fosse tão duro.

Percurso muito exigente a todos os níveis, subidas longas e duríssimas, descidas enormes feitas em grandes estradões, precisamente as mais perigosas, atingíamos altas velocidades, só que o piso era gravilha onde eram criados autênticos trilhos, quem tivesse o azar de sair desse trilho e passar por cima da gravilha era queda certa. Foi o meu caso, felizmente sem consequências, porque por sorte consegui reduzir a velocidade ao máximo, só que não deu para fazer a curva em cima da gravilha, fui em frente e só parei em cima dos arbustos praticamente já parado, que sorte!

Trilhos espectaculares, para todos os gostos, com pedra fixa, escorregadia, pedra solta, feitos a subir e a descer. Nas descidas alguns só os fiz em cima da bike porque se parasse era queda certa, tal era a inclinação. Em alguns pontos, não muitos, apareciam estradões onde se podia aliviar a força muscular das pernas, dos braços e baixar um pouco a adrenalina.

Na partida, eu, Rui, Francisco e Esteves partimos com cerca de 800 ciclistas à nossa frente, partida louca com todo o mundo a querer ganhar posições, como normalmente acontece tanto o Francisco como o Esteves arrancaram muito fortes e desta não foi excepção. Eu e o Rui andámos juntos até ao km 18, a partir daqui deu-se início a uma subida louca, com uma extensão de 3.5km, mas com um desnível brutal, cada um a fez ao ritmo que mais lhe convinha e a partir daqui comecei a ganhar terreno ao Rui e fui sempre recuperando posições. Ao km 50 alcancei um grupo de 5-6 atletas com o andamento muito idêntico ao meu, nunca mais os deixei até à meta. Fui sempre na expectativa de alcançar o Francisco, mas este aguentou-se bem, melhorou bastante a sua forma física e deixou de furar.

Para não variar, depois de 4h14 sempre a dar no duro ainda tive forças para terminar a prova ao sprint com um companheiro de ocasião, desta também levei a melhor a exemplo do que ultimamente vem acontecendo às quartas-feiras nos nossos passeios nocturnos LOLOLOL...

Quando cortei a meta tinha o Francisco acabado de chegar, o Esteves é que já lá estava à cerca de 10 minutos, depois chegou o Rui com cerca de 3-4 minutos de atraso, não sei precisar.
Tinha dito que nesta ajustava contas com o Rui o que de facto veio acontecer, na época de 2011 regista-se um empate a 2, para o desempate temos o SRP160.

Acrescento, que qualquer um de nós dentro das suas possibilidades teve um excelente desempenho. todos nós termos concluído esta dura prova e não nos termos magoado já é uma vitória!!!
Apesar de não ter conseguido o 1º lugar, chegar ao pódio neste tipo de provas já é uma grande honra. Por isso, dedico este feito especial ao meu grande amigo Rui Luz grande companheiro nesta modalidade, ao Francisco e a todos os meus companheiros e amigos de pedaladas das quartas-feiras...

Não posso deixar de referir que no 1º posto de abastecimento estavam lá o Armando e o Mário (adversário do juncal) e mais alguns elementos da Marinha Grande BTT, todos eles me aplaudiram e incentivaram à minha passagem e também à do Rui, a todos eles o nosso Obrigado.

As classificações

Um abraço
António Vaqueirinho

Adenda ao Rescaldo - 23/03/2011

Afinal fui o 1º, como consta na classificação final!!!

Não fosse o erro nas classificações e entrega do troféu também errada podia dizer que a organização deste evento estava de Parabéns pelo excelente evento. Nas refeições também havia uma fila enorme e muito demorada onde eu e os meus companheiros estivemos pelo menos 30 minutos à espera, estava apenas uma senhora a servir daí o motivo da espera tão longa. A comida estava muito boa, saborosa, mas não era a indicada para quem acabara de ter um desgaste físico deste nível.

No final da prova foi-me atribuído o 2º lugar na Maratona Vet C (Promoção) e entregue o troféu correspondente. Na verdade fiz 1º lugar como consta na classificação final.
Entretanto a organização já me respondeu ao e-mail que lhes enviei. Pediram-me desculpas pelo sucedido e durante esta semana vão enviar-me o troféu correspondente. Desculpas aceites! É triste estas coisas acontecerem mas errar é humano...
À parte destas falhas, só posso dizer bem deste magnífico evento, percurso espectacular e muito bem sinalizado!!!
Quanto aos abastecimentos por muitos e bons que sejam neste tipo de provas é difícil contentar toda a gente, uns bebem mais, outros menos, etc...por isso é que o meu camelbak foi comigo, é um pouco incómodo mas penso que só fiquei a ganhar em o ter levado às costas!

Um abraço
António Vaqueirinho

3 comentários:

  1. De salientar que às 9h30 da manhã neste ultimo dia de Inverno registava-se a temperatura de 28Cº

    Esta prova fez-me lembrar uma mistura do Raid de Minde com o dos TNT na Póvoa de Santa Iria numa perfeita combinação do que cada uma teria de mais duro e deu também para perceber que o nível do BTT em Portugal cresceu imenso em comparação com o ano transacto.

    A prova é deslumbrante. Aliás, até gostava de a repetir na "descontra" guiado por GPS com paragem para reforços. Talvez seja uma volta para fazer em 6h. Se alguém estiver interessado é só dizer que tem companhia.

    Voltando à prova, BRUTAL, BRUTAL, BRUTAL. Que qualidade de trilhos. Foi uma barrigada de BTT em grande (mas não chegou para enjoar LOLOL) Logo no início da prova não consegui encontrar o ritmo certo, as pulsações sempre muito elevadas e os afunilamentos nos trilhos que obrigavam a desmontar foram os principais factores que me condicionaram o andamento. Só a partir do meio da prova e depois de ter tirado as luvas que pareciam estar a sufocar-me (calor) é que me comecei a sentir mais solto. Como acabei por fazer a maioria do percurso "sozinho" no meio de centenas de participantes deu para ir usufruindo da paisagem e levantar um pouco mais a cabeça. Foi uma prova feita de trás para a frente e onde como sempre levei as forças ao limite e só podia ter feito melhor se não tivesse tido as cãibras que inclusive me obrigaram a parar (faz parte).
    Quanto aos amigos que nos acompanharam nesta aventura de realçar a excelente prestação do Esteves que mesmo coxo (sem um cleat/encaixe) fez um excelente tempo e o Francisco que começa a ultrapassar os seus limites e a aparecer nas classificações mais de acordo com as suas potencialidades. Quanto ao Vaqueirinho já não há muito mais a dizer. Fez uma excelente prova como já vem sendo hábito independentemente da posição atingida, batendo-se sempre como ele costuma dizer e bem com os "Elites".

    Hoje, após ver as classificações verifica-se que o António Vaqueirinho do Passatempo Biketeam foi o 1º Classificado no Escalão Vet.C da 6ª edição da Maratona do Centro (não-federados)
    Foi pena não termos para recordação a tua foto no lugar mais alto do pódio desta prova tão dura mas isso também não te tira nenhum mérito porque se tivesses ficado em 2º lugar sei que na próxima irias atrás do 1º LOLOLLL

    Um abraço
    Rui Luz

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pessoal, assim é que é!! Valentes

    ResponderEliminar
  3. Amigos do pedal,
    Estão todos de parabéns com especial atenção ao "PRO" António Vaqueirinho pela conquista do 1º lugar. Pelos vistos, o picanço da última quarta e aquela subida deixou o Vaqueirinho mais forte.
    PS: António, quando chegar o troféu do 1º lugar, quero tirar uma foto com ele, conforme referido anteriormente existe uma percentagem desse troféu que me pertence.
    Um abraço,
    Paulo Carneiro
    (aprendiz de aprendiz a PRO)

    ResponderEliminar