quinta-feira, 17 de abril de 2008

1º Raid Saloios BTT



Data: 13-04-2008

Local: Torres Vedras (Arneiros)

Distânicas: 15, 40 e 70 kms

Altimetria: 1.800mts (70kms)

Mais um evento. E que evento. Organização 4*, percurso 4*, infraestruturas 4* e a dureza 5*. Nem vos conto…por agora.

Poucos mas bons. Os 5. Fernando, Zé Carlos, Zé Manuel, Paulo e eu (Rui).

À chegada ao local deparamo-nos com um recinto com parque de estacionamento fechado e alguém a organizar o mesmo para que ninguém ficasse bloqueado e o espaço tivesse o melhor aproveitamento possível.

Os dorsais já estavam à nossa espera pois os primeiros a chegar encarregaram-se de os recolher. Mais umas ligeiras afinações e estamos prontos para arrancar mas não arrancamos porque às 9h ainda havia fila para inscrever pessoal. Arrancámos às 9h30. 30minutos de atraso é muito significativo pelo que eu acho que nestas situações as organizações poderiam dar início ao evento e quem chega atrasado e de facto está interessado em participar arranca à medida que chega/inscreve-se. Tudo bem, ninguém se chateou com o atraso. Enquanto isso ainda dava para comer mais qualquer coisa. Para nossa surpresa a organização do evento presenteou os participantes com alguns comes e bebes (bolos, pão com chouriço, água, sumo, bolachas, etc…) antes da partida.


Tempo ainda para falar um pouco sobre quem ia fazer qual distância. O Paulo e o Zé Manuel estavam decidos a fazer os 40kms para poderem desfrutar do passeio. Eu estava decidido a sofrer pelos 70kms. O teimoso, ups, eu queria dizer o Fernando não queria sofrer menos que ninguém e apesar de não ter treinado durante a semana fazia os seus cálculos para terminar os 70 o que acabou por acontecer com a companhia do Zé Carlos. À chegada pareciam uns "rapazitos" nascidos na década de 60, são uns duros.

Chegada a hora da partida não me apercebo de briefing com conselhos ou outras chamadas de atenção e reparamos que é dado o início do passeio…será que houve briefing para os que se encontravam à fente do pelotão? -Não sei! Fica a incógnita.

Como choveu a semana quase toda e ainda de madrugada estive sempre na expectativa quanto à quantidade de lama que iríamos apanhar durante o evento, mas à medida que os primeiros kms estavam percorridos fui-me apercebendo que o terreno até estava em boas condições. Umas poças de lama aqui e ali e uns quantos ribeiros para atravessar mas nada de transcendente. As subidas eram penosas e as descidas cheias de técnica até houve espaço para alguns single tracks. Para terem uma noção da técnica exigida em algumas das descidas, é so lembrar a descida do moinho na Carregueira e imaginarem-se a fazê-lo num passeio onde se quer sempre andar um pouco mais depressa do que é habitual…

Após o 1º abastecimento onde ainda vi o Paulo a chegar e eu a partir, arranjei um companheiro até ao 2º abastecimento. Até ali tinha sido sempre a passar pessoal e a deixá-los para trás, mas naquela altura da prova o Francisco pareceu estar com um ritmo muito parecido ao meu então lá fomos os 2 até aos 50 kms sempre a puxar e a não querer ser ultrapassado por ninguém. Como eu sou de muito alimento a certa altura tive de parar para comer mas não foi suficiente e também não tinha mais nada para comer e o abastecimento ainda estava longe pelo que fui gastando todas as minhas energias para não perder a companhia e também tentar chegar ao abastecimento o mais rápido possível.

Para chegar ao 2º abastecimento tinhamos de trepar uma parede bem penosa e com pedra à mistura e durante essa subida apercebi-me que estava demasiado fraco para continuar ao ritmo que agora o Francisco impunha e avisei-o que eu teria de parar para comer bem. Ele logo me disse que tinha de continuar, não podia parar. Se parasse iria custar-lhe imenso a recomeçar. Desejei-lhe boa viagem e perdi cerca de 15 minutos para comer, respirar, falar e recuperar algumas forças. O pessoal da organização era muito simpático e enquanto estive no abastecimento mostram-se sempre preocupados e interessados se tudo estaria a correr bem tendo também alertado para o facto de que ainda teria de atravessar um rio com àgua pela cintura (que viria a ser apenas pelo joelho) e que as fitas a seguir apartir dali seriam as encarnadas/brancas.

O desgaste era imenso e demorei algum tempo a voltar a ter forças para pedalar com a mesma vontade que vinha a ter até ao momento mas lá fui andando porque acima de tudo o que conta sempre é terminar.

Foi muito engraçado ver as pessoas à beira dos trilhos. Perto do fim da prova alguns comentavam que quando chegasse ao fim já não teria almoço e eu sorria e respondia que muitos estavam para vir J, pelo menos assim eu pensava.

Perto dos 60kms começo a sentir novamente que estou em condições para andar mais depressa e como sabia que só faltariam cerca de 10kms começo a acelerar um pouco. Surpresa das surpresas quando passados 4kms vejo que estou no local de partida e a pensar para onde teria de seguir e os organizadores a chamarem-me, é para aqui, acelera, e eu parvo a pensar…mas são 70kms e eu ainda não os fiz…quando me perguntam e respondem por GPS são apenas 64kms e qualquer coisa. Tinha eu acabado e não sabia J. Fiquei muito satisfeito por saber que não teria de penar mais 6kms e que a prova tinha terminado. Ainda deu para cumprimentar e agradecer ao Francisco pela companhia que foi uma mais valia pois o rapaz é lá da terra e conhecia bem os trilhos.

Já só faltava o banho e o almoço. Para o banho é bom chegar tarde para evitar filas e esperas para o almoço já não é tão bom porque parece sempre que vamos comer os restos dos outros. Mas ainda havia porco a rodar no espeto e saia quentinho , salada, pão e batatas fritas para acompanhar. Doces havia mais que muitos e o Zé Manuel bem os aconselhava.

Passamos um almoço agradável onde todos puderam partilhar a experiência vivida e pelo que deu para perceber todos ficámos satisfeitos e de acordo que a organização estava muito boa com um ou outro aspecto a melhorar.

Para 1º evento tenho de dar os PARABÉNS a todos os que colaboraram com o 1º Raid Saloios BTT. É um passeio que tentarei repetir para o Ano.

Classificações 70kms:

Posição

Dorsal

Nome

Tempo

1

183

Hugo Fernandes

3:01:59

18

169

Rui da Luz

3:57:20

30

073

Fernando Bastos

4:38:10

31

171

José Alves

4:38:12

Já temos as classificações do Fernando e do Zé Carlos.

Próxima etapa - I Maratona BTT Riscas/Sport Rox – Loures – 27 de Abril 2008

Apareçam.

Um abraço

Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário