quinta-feira, 17 de abril de 2008

Maratona do Cartaxo


Local: Cartaxo
Data: 10 de Fevereiro de 2008
Altímetria: 1.200m (80kms)

Com tudo a postos na noite anterior foi acordar às 6h00 para mais um evento sobre duas rodas
na companhia de 7 amigos.


Seus nomes: Jorge, Zé Manel, Zé Carlos, Paulo, Paulo (primo do Zé Manel), Luís, Pedro e eu (Rui)

Para este evento posso afirmar que a minha preparação física estava muito abaixo do que seria o desejado para percorrer os 80kms. Pancada ou não, eu gosto é de andar e sair de casa para fazer ½ dúzia de kms não é comigo pelo que mesmo assim atirei-me para a Maratona que viria a ter apenas 75kms.

A viagem até ao local foi calma e o local do evento era de fácil acesso.

Com o aproximar da hora da partida começamos a perceber que não aparecia ninguém para fazer o habitual briefing sobre o passeio e poucos minutos após as 9h e sem briefing eis que alguns à frente daquela multidão decidem largar ferozmente e forçar o inicio do passeio. Eu como não estava para confusões fiquei ali de lado à espera que quase todos arrancassem para que as coisas não começassem a correr mal logo à partida e perdi de vista todo o pessoal.

Aos cerca de 10kms encontrei o amigo Paulo e até fomos captados na mesma foto (NC-50033 Z4). Tempo para um olá e adeus uma vez que o Paulo estava a levar as coisas num ritmo calmo e estável. Passados mais uns kms vi o amigo Jaime e a Carla que não via já desde Alcácer em Outubro do ano passado, mais uma vez um breve olá pessoal tudo bem com vocês?! Sim. E continua a rolar.

Chegado ao 1º abastecimento (cerca de 18 kms) ansioso por comer e uma vez que logo à partida estava faminto, a precisar de algo a pesar no estômago que me ajudasse a efectuar o passeio com mais tranquilidade deparo-me com a ausência de bananas e barras energéticas ou chocolates o que me deixou bastante contrariado e até irritado porque já andava à uns kms a sonhar com o degustar de uma ou duas bananas para me dar mais alguma força e vontade de pedalar enfim…veio-me logo à memória a bela organização da Maratona de Vale do Sado na qual havia uma variedade imensa de alimentos.

Por esta altura encontrava o Jorge e o Zé Manel. Ainda acompanhei o Zé Manel durante alguns kms mas o Zé estava com uma pedalada muito forte para o meu treino e estômago pelo que só rolámos juntos 2 ou 3 kms e lá fiquei eu para trás.

Continuando…

O percurso não era muito técnico mas tinha bastante areia e as subidas até se faziam bem para os 1200 metros de acumulado. Julgo que apenas a subida para o 1º abastecimento não se fizesse a pedal devido à sua inclinação e à quantidade de areia solta que tinha. Quanto aos primeiros classificados vs esta subida já gostaria de estar lá para ver se algum deles a conseguiu trepar…

Na companhia do Jorge passámos por algumas situações caricatas. Por instantes tivemos a companhia de um Sr. bttista que nos contou a aventura de ter acabado os 40kms e retomou a prova para os 75kms. Juntou-se a nós por uns kms mas assim que começámos a descer…pufff…desapareceu. Pelo meio, também se tinha juntado ao grupo outro parceiro que parecendo muito debilitado fisícamente e após 2 quedas, cansou-se da nossa companhia e nunca mais o vimos…impressionante.

Perto do fim da prova, no ultimo abastecimento voltámos a encontrar o Zé Manel e o Paulo (primo) já de partida. Que fome que eu tinha. Comi mais umas maçãs aquecidas pelo Sol (que petisco) e percorremos os ultímos kms até à meta inexistente.

O percurso era engraçado. A componente física e técnica não era assim tão elevada apesar da abundância de areia.

A zona de banhos era impecável. O almoço comeu-se.

A organização terá que melhorar certos aspectos para conseguir dar nome a este evento.

Agora é treinar até ao próximo evento.

Este texto tem cerca de mês e meio e só agora venho publicá-lo…muita coisa mudou!

Um abraço para a rapaziada e em especial para o amigo Marco que está farto de ver a minha cara no Blog...começa a escrever!

Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário