segunda-feira, 28 de abril de 2008

Local: Loures

Distâncias: 30 e 60 kms

Altimetria: Assim por alto eu aponto para os 1300m

O dia amanheceu solarento e a mostrar que iríamos ter o calor a acompanhar-nos durante o evento. Quando cheguei ao local o Fernando, Paulo e Jorge já estavam prontos para a largada o que ainda demorou a acontecer...9h20. A coisa até parecia ter bom aspecto pela estrutura montada mas acho que não passou disso mesmo. Perto das 9h20 efectuaram o briefing com a informação que tinham estado a RE-marcar o percurso de madrugada/manhã porque alguém havia roubado as fitas...desculpas para o que eu julgo ter sido mesmo uma PÉSSIMA marcação do percurso que por diversas vezes deixou os participantes sem rumo certo ou na incógnita se estariam no trilho certo.

O passeio começou com uma pequena volta escoltada pela PSP até à entrada das Lezírias e apartir daí foi sempre a tentar andar. Tentar porque, logo à entrada das Lezírias havia fila para atravessar uma extensão de cerca de 50 metros de lamaçal e percorridos mais uns 10kms um ribeiro para desmontar, onde quando tento ultrapassar um saco de nylon (batatas) se envolve nos carretos e desviador traseiro obrigando-me a parar para o remover o que me fez de imediato lembrar que havia deixado para trás a tesoura que quase sempre anda na mochila, adiante mais uma bela subida para fazer à mão devido ao trânsito que por ali havia de gajos com elas à mão...

Após esta subida as coisas começaram-se a compôr e veio o 1º abastecimento que não me pareceu estar mau (barras energéticas, fruta, àgua, etc...). As subidas com que nos deparámos apartir daqui e apesar da sua dificuldade permitiam andar montado e o pelotão começou a separar-se um pouco mais.

A 1ª parte do passeio era muito acessível e apesar das várias vezes em que fui obrigado a desmontar e o contratempo do saco consegui fazer os primeiros 30kms em 1h40 a uma média de 18kmh o que para o meu objectivo estava muito bom.

Começando a 2ª parte do passeio passamos por um trilho no meio de um campo com vegetação onde se via que não é costume alguém passar por ali e por falta de sinalização ficamos à procura da passagem que permitia atravessar o ribeiro que nos servia de obstáculo...finalmente seguimos caminho e uns quantos kms mais à frente por culpa de um outro grupo que estava parado a dizer que já tinha experimentado os 3 destinos possíveis apartir daquele local e que as setas pintadas no chão e fitas estavam mal colocadas perdi mais uns minutos até decidir seguir o que indicava o pavimento e uns kms mais à frente confirmou-se a escolha ter sido acertada porque só aí voltou-se a encontrar marcação.

As descidas eram intermináveis, ao ponto de ficar bastante cansado nos braços e mãos faltando a vontade de travar pelo que, também por este motivo devo ter-me abstraído de um desvio à direita que uns outros tantos que vinham atrás também ignoraram. Nesta parte do percurso fiz mais cerca de 3 a 4 kms, a descida e a volta...a subir. Passada esta parte do troço um grande estradão a descer e novamente uma grande subida à direita onde voltei a encontrar o Miguel.

Por esta altura enquanto subia (a mãe de todas as subidas) apeado pensava na altimetria do percurso. Os 1000m anunciados por esta altura já teriam sido ultrapassados. Algo cansado comecei a ficar preocupado porque estava a sentir os músculos das pernas a endurecer rapidamente o que depois provoca as indesejáveis cãibras, felizmente isso não veio a acontecer mas por esta altura presenciei uns quantos a queixarem-se das mesmas.

Após o subidão novamente a confusão. Deparamo-nos com um trilho já percorrido, avançamos um pouco e numa casa ali perto ficámos a saber que o passeio só passava ali uma vez. Voltei para trás e decidi voltar ao ponto de partida, o Continente de Loures (antigo Carrefour) que de facto seria o traçado correcto a seguir a partir dali. Cheguei às 13h com 56kms, tendo ficado a saber que o passeio só tinha 52kms. Por esta altura já não havia registo de tempos e muita malta ainda estava por chegar.

Tomado o banho altura para almoçar, no Chimarrão. O almoço no

meio disto tudo até correu bem, foi chegar e dar a senha e ver o prato a crescer para depois esvaziá-lo calmamente.

Estava feito o dia e a vontade de não voltar, o que me deixa triste porque o BTT está a ter um grande crescimento e toda a gente quer ganhar €€€ às custas dos praticantes da modalidade com eventos que não reúnem as condições necessárias para a promoção do desporto e com as condições essenciais de segurança.

Informação de ultíma hora gentilmente cedida pelo Miguel

Afinal: nem 1002, nem 1300 mas sim 1600m de acumulado.

600m aos 30kms e mais 1000m nos 22kms finais...espectáculo.