sábado, 3 de outubro de 2009

3º BTT Challenge - Escarpas de Sangue e Súor

Data: 26 de Setembro de 2009
Local: Serra do Buçaco
Pilotos: Zé Manel, António Vaqueirinho e Rui Luz
Distância: 112kms
Altimetria: 2800m

Após termos feito o Challenge da Travessia do Vale do Vouga o Buçaco ficou logo na nossa agenda. Infelizmente por motivos de força maior para esta aventura só contamos com 3 aventureiros do Passatempo Biketeam.
Arrancamos às 5h de Odivelas rumo a Vila Nova de Monsarros onde nos iriamos deparar com o evento mais duro de BTT no qual participamos até hoje. A viagem foi muito rápida e tranquila e chegados ao local tivemos ainda tempo para tomar um segundo pequeno-almoço. Após uns ultimos preparativos e a escolha da máquina fotográfica que nos iria acompanhar na aventura fomos ouvir o briefing. Depois de ouvirmos os conselhos da organização lá começamos a pedalar em direcção ao mato percorrendo cerca de 20km rolantes até começarmos a chegar às constantes "paredes" que tivemos de escalar durante o dia.
Fazer BTT com GPS não é tão fácil quanto se julga, por diversas vezes perdemo-nos assim como os outros participantes mas com alguma paciência e uns minutos perdidos voltavamos a encontrar o rumo correcto.
Ora, como a malta gosta de andar "light" deixou as mochilas para trás (excepção para o António) na expectativa de ir comendo pelas localidades onde iríamos passar. A coisa foi correndo bem até termos passado o local onde havíamos pensado almoçar que era ao km55. Quando nos apercebemos já a fome apertava e não querendo voltar para trás a alternativa seguinte seria Penacova ao Km 67/68. Como por esta altura já tinhamos percorrido cerca de 57km pensamos que seria rápido chegar a Penacova o que não veio a ser a realidade pois o track até Penacova era um pouco para o inclinado e houve uns selins que acharam que aquilo não era vida para eles...
Estavamos nós a passar por uma localidade qualquer à procura de àgua e quando paramos o selim do Zé Manel partiu num dos carris e o António também constatou que o dele estava a ceder. Como para o Zé Manel era impossível seguir com o selim partido troquei o meu com o dele apesar de ele não querer que eu também sofresse as consequências de ter de pedalar naquelas condições. Certo é que mesmo partido o selim da Spz do Zé é bastante confortável e a opção foi puxá-lo para a frente para ter maior resistência...houve quem dissesse, o forte, aquele que acaba 112km como se não tivesse andado...que até era uma vantagem para mim...andar com o selim partido???????!!!!!!!!!!!! Após este pequeno contratempo pusemo-nos a caminho do almoço continuando com a nossa interessante picardia Rui vs António.
Numa descida muito rápida passamos o trilho que deveríamos seguir para Penacova e para evitar (novamente) voltar para trás a subir recalculámos a rota no GPS e fomos até Penacova por um caminho alternativo. Por esta altura tinhamos a companhia de outro bttista que já não se sentia com muitas forças e ponderava o log-off para Vila Nova de Monsarros.
Penacova à vista!!! Rápidamente, desesperadamente precisavamos de alimento...o António, o forte, nem por isso!!! À entrada do restaurante o pneu do Zé decidiu que estava no momento certo para lhe mudar o ar e furou.
O almoço foi porreiro, pena ter sido um pouco tarde. Já eram 15h. Com o calor que estava as cervejolas a acompanhar souberam lindamente. Durante o almoço fomos falando e a tábua (selim Selle Italia SLK) em que o Zé seguia montado estava a provocar um estrago imenso e aliado ao facto dele se ter esquecido da cinta que lhe conforta as costas decidiu seguir por estrada enquanto eu e o António tentariamos fazer o track até ao fim. Assim foi. Às 16h arrancamos rumo à Cruz Alta...
Arrancando do restaurante e apesar de ter visto o gráfico da altimetria não podia imaginar que a subida seguinte fosse tão dura mas lá fomos andando ao ritmo imposto pelo António que não me dava tréguas. As paisagens tornaram-se mais agradáveis pois a maioria das vezes subíamos muito alto e de lá a vista era espectacular. Esta 2ª parte do percurso foi muito interessante. As subidas foram uma constante e a dificuldade das mesmas foi muito mais elevada. O nosso ritmo nesta fase do percurso foi muito bom ( uma competição privada e saudável) pois fizemos os 42kms com mais 1.100m de acumulado em 3 horas mesmo parando para tirar fotos, alimentarmo-nos e cumprimentar o resto da malta que se aventurou no Buçaco.
Chegámos ao ponto de partida por volta das 19h com uma satisfação imensa por temos tido um dia cheio de BTT (a sério) superando todas as dificuldades que nos apereceram pelo caminho. Aqui voltamos a encontrar o Zé Manel que após ter tido de remendar o pneu da bicicleta também se viu forçado a substituir uma roda do carro devido a um rasgão no pneu. Apesar destes pormenores a avaliação deste dia foi muito positiva e não nos fez lamentar a ida ao Buçaco e era unânime a avaliação sobre este ter sido o mais duro evento em que participamos o que tornou-o ainda mais belo.
Após uma bela banhoca fizemo-nos à estrada parando para jantar num agradável restaurante e recordar os momentos que passamos durante 11hrs.

Agora as fotos.

Um abraço
Rui Luz

Próxima etapa - 4º BTT Challenge - Tomada dos Fortes - Póvoa de Santa Iria - 14/Nov
Inscrições em http://www.challenge-series.com/ e em http://tntbtt.50webs.com
Distância - 101 km
Altimetria - 3250 m
Dificuldade física - 5 / 5
Dificuldade técnica - 4 / 5

Sem comentários:

Enviar um comentário