quarta-feira, 21 de outubro de 2009

5ª Maratona Vale do Sado

O estado em que ficou o desviador
O rasgo do pneu
Data: 17 de Outubro de 2009
Local: Alcácer do Sal
Distância: 80km
Acumulado Subidas: 1150m

Pilotos: António Vaqueirinho e Rui Luz

Pelo 3 ano consecutivo participo nesta maratona e pela simpatia e toda a envolvência que esta organização tem com os participantes espero ter oportunidade para novamente em 2010 participar neste evento.

Este ano pensava repetir a 1/2 maratona para tirar uma desforra com o Rui de 2008 mas a desafio do amigo António uns dias antes alterei os meus planos e fomos fazer a distância maior.

Uma viagem calma e atempada colocou-nos em Alcácer às 8h com tempo para levantamento dos dorsais e outro pequeno almoço oferecido pela organização. A partida deu-se com algum atraso e só por volta das 9h30 é que começamos a pedalar.
O objectivo de ambos era mais que sabido, fazer um tempo abaixo das 4h. Devo desde já salientar que esse objectivo foi atingido com relativa facilidade. Quando se deu a partida estavamos posicionados perto do fim do pelotão o que nos trouxe algumas dificuldades nos primeiros kms. Eu optei por arrancar forte e o António ficou retido lá atrás. De salientar que esta é a 2ª vez que o António participa num evento de BTT e mesmo assim bate-se por uma boa classificação.

O percurso como todos os que já fizeram Alcácer sabem tem muita areia e este ano não foi diferente. Sendo o 3º ano que vou a Alcácer reconheci grande parte do percurso apesar de muitas vezes em sentido inverso ao dos anos anteriores. A lição estava bem estudada e perto dos 30km quando se começava a subir mais a sério comecei a alcançar os grupos que seguiam na frente até me juntar a um grupo com cerca de 10 participantes que rolava mais ou menos ao meu ritmo e assim fui até ao abastecimento dos 41km. Parei apenas o tempo necessário para repôr 1/2 litro de água e segui viagem com o mesmo grupo quando após cerca de 200m ouve-se um estoiro e, pneu no chão. Voltei para a zona do abastecimento a mendigar ajuda e só quando apareceu um dos elementos dos Amigos do Gato a quem novamente agradeço a oferta da câmara de ar e o empréstimo da bomba é que consegui retomar a prova tendo perdido 13 minutos.

Por esta altura já o amigo António seguia caminho porque apesar de me ter oferecido o seu auxilio quando estava a reparar o pneu o mais sensato seria ele não parar porque se o homem pára arrefece e depois até aquecer é uma chatice :) restava-me conseguir alcançá-lo para que este não se ficasse a rir no fim. Ainda hoje estaria a rir...
O ultimo desafio da prova era a subida dos 60km e daí para a frente seria sempre a rolar. Por esta altura já tinha alcançado o amigo António e o havia deixado a almoçar...desculpem, a lanchar na ZA3 no topo dessa serra. Para quem não costuma comer!!! neste dia o Homem estava com muita fome eheheheheh

O balanço final desta prova foi muito positivo e para terminar já só nos faltava o almoço onde aproveitamos para recordar as nossas peripécias e calmamente repôr as energias.

Class. Dorsal Nome Equipa Tempo
1 70 Luis pinela c.c.evora 03:07:54
27 56 Rui Luz Passatempo Biketeam 03:43:01
32 55 António Vaqueirinho Passatempo Biketeam 03:46:20

105 112 José António Gomes Azurara TEJAVISTA 05:38:20


Um abraço
Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário