terça-feira, 27 de outubro de 2009

5ª Maratona Festivalbike Orbita - Santarém

Data: 24 de Outubro de 2009
Local: Santarém
Distância: 48km
Acumulado subidas: 972.7mPilotos: Zé Manel, Fernando Bastos , José Fernandes (Zé Carlos) e Marco Melo (Rui Luz)
Com cerca de 2500 participantes o saldo da participação neste evento é muito positivo. O dia começou com uma viagem tranquila até Santarém onde eu e o Fernando chegámos pouco antes das 8h. O estacionamento ainda estava a 1/4 pelo que não tivemos qualquer dificuldade em escolher um bom local para deixar a viatura. Com tantos participantes o objectivo era entrar no controlo zero o mais depressa possível para não ficarmos muito atrás na hora da partida. 8h20 já nos encontravamos à espera que se desse a partida que estava marcada para as 9h30. Durante estes mais de 50 minutos deu para conversar com os "vizinhos" sobre as bikes e outras aventuras, enquanto isso os mosquitos iam-se servindo do nosso sangue. Por esta altura ainda tenho as marcas das picadelas nas pernas o que não foi nada agradável na altura.

O pessoal enquanto esperava comentava muito o facto de sendo uma maratona de lazer os federados terem vantagem no posicionamento para a partida...são as regras!
9h30 e a partida não soou o pessoal começou a ficar algo impaciente pois depois de tanto esperarmos ainda tivemos de reter os motores mais uns minutos...finalmente a partida.

Já li/ouvi vários relatos sobre a maratona e para a quantidade de participantes que ali se reuniu eu acho que o percurso foi bastante adequado. Descidas rápidas, lama, subidas longas e de alguma dificuldade e trilhos duplos com algumas passagens estreitas onde os mais habilidosos poderiam efectuar as suas ultrapassagens por fora.

As zonas de abastecimento estavam bem guarnecidas inclusive com algum gel energético e outras barras. Existiam também postos de assistência mecânica Scott e Bike Zone.

Quanto à prova em si não tem muita história. Mais uma prova a pedalar a fundo, mesmo no limite das forças. Com uma queda aparatosa mas felizmente sem consequências físicas. A corrente que se enfiou atrás da k7 tendo perdido cerca de 5 minutos. O que me deu mais gozo nesta prova foi aliar-me a outros 2 participantes nos 16kms finais e partilhar com eles a conquista de posições até ultrapassarmos a meta. É notório que em boa companhia se conseguem velocidades muito superiores do que quando rodamos sozinhos.

O almoço estava muito saboroso e o espaço muito agradável só tenho a lamentar a quantidade porque para quem come bem as doses eram um pouco limitadas...claro que não é o meu caso :)

Por fim fomos deliciar-nos com as belas máquinas que andam pelo nosso Portugal e algumas que já fizeram parte da nossa história...

As classificações:

Pos Tempo Dorsal Nome Equipa
1º 01:44:35 1202 Ismael graça
78º 02:09:49 1318 Marco Melo Passatempo Biketeam
364º 02:40:38 30 José Santos Passatempo Biketeam
365º 02:40:44 998 Fernando Bastos Passatempo Biketeam
626º 03:04:06 999 José Fernandes Passatempo Biketeam

Um abraço
Rui Luz

1 comentário: