terça-feira, 22 de junho de 2010

3º Raid BTT Minde - 20 de Junho de 2010

Distância: 53km
Altimetria: 1000m

Se me pedissem para descrever este evento com uma palavra eu diria - Magnífico!

Após um mês de Maio recheado de eventos em que o acumular de quilómetros permitiu uma ligeira subida no meu rendimento esta Prova mereceu uma preparação diferente em que todos os kms e dias de descanso foram pensados de forma a reunir uma boa condição física para o evento.
Por acompanhar o desenrolar da promoção deste evento no ForumBTT sabia que a dureza do mesmo iria ser superior à do ano passado pois a Organização prometia (e cumpriu) mais descidas/trilhos técnicos.

A viagem até Minde foi tranquila. Cheguei ao local por volta das 7h45 e por esta hora o secretariado estava vazio pelo que não perdi tempo a recolher os dorsais. Entretanto chegava o Miguel Pais. Fomos equipar, tratar dos últimos preparativos e fazer um ligeiro aquecimento...às 8h30 fizemos o controlo zero pelo que ficamos a 3-4 metros da linha de partida . Agora que me recordo não me lembro de ter ouvido o briefing, a não ser que o briefing tenha sido o alerta para as fitas da Trek que iríamos encontrar a marcar o percurso...
Nos kms iniciais tentei manter-me o mais perto possível do grupo da frente. A certa altura reparo que as pulsações não baixavam das 190bpm pelo que tive de abrandar um pouco o ritmo. Abrandamento esse que não durou muito tempo pois a subida até ao marco geodésico fez novamente as pulsações dispararem abruptamente altura em que também deixei de dar importância a esse factor e aproveitei para ganhar umas posições. Conquistado este ponto (marco) juntei-me a um grupo de 4 onde mantivemos um andamento muito vivo até ao 1º abastecimento, esta parte do percurso era um pouco mais rolante LOLOL quero dizer que era menos difícil mas mesmo assim irregular.
Depois do abastecimento começamos novamente a subir até ao ponto mais alto da prova para começarmos uma descida impressionante sempre em single track. Aqui a técnica imperava pois quem tem um bom kit de unhas conseguiu ganhar bastante tempo. Devo no entanto salientar que esta descida era "algo" perigosa e obrigava a uma grande concentração...acho que nunca tinha feito um single track tão extenso!!!
Quando tiver oportunidade irei repetir este percurso em ritmo de passeio/convívio.

O tempo passava mas as pedras não escasseavam. A certa altura do percurso senti-me muito satisfeito com a minha Epic a dar os seus coices após transpôr cada pedra, cada dificuldade. Digamos que também pude apreciar melhor esta prova porque as fortes dôres que me costuma aparecer na região lombar desta vez não terem aparecido, provavelmente devido à alteração da posição do avanço e do selim...vou confirmar já na próxima semana.

Perto do fim...os ultimos 10km foram os mais engraçados do percurso em termos competitivos. Se repararem no gráfico da altimetria dos 40 aos 47 km é sempre a subir. Por esta altura reparei que se aproximava de mim outro atleta, aqui comecei a pensar...sou eu que estou em queda ou é ele que está em ascensão?! Instalaram-se as dúvidas mas não se esqueceram os conselhos e por esta altura os "sprints do Miguel Afonso" foram a melhor solução para manter uma margem de segurança. Agora, imaginem-se a fazer sprints quando já vão com as pulsações acima das 180bpm...

Avançando um pouco...Acabei a prova com média cardíaca de 183bpm e a máxima de 196bpm, com algumas cãimbras na perna direita mas a sensação de objectivo cumprido. Sem furos, quedas ou avarias.

Os ultimos 4 kms até à entrada nas escadarias da vila de Minde foram de fuga e perseguição e aqui as cãimbras que já se faziam sentir ajudaram a que o meu adversário se colasse a mim na descida das escadarias fazendo um momento de espectáculo para quem nos aplaudia e puxava por nós. A chegada à meta foi ao sprint e a diferença real de tempo não chega a 1 segundo ou uma roda...a meu favor.

As classificações
O vídeo (eheheh uma curta aparição ao minuto 1:24)

Algumas fotos...brevemente


Próxima etapa dia 27 de Junho no 4º Raid TNT - Póvoa de Santa Iria
Site
Blog

Inscritos: Carlos, Fernando e Rui


Um abraço
Rui Luz

2 comentários:

  1. Parabéns amigo Rui, estás sempre em grande forma e a "Epic" é um canhão digno para quem está em boa forma. Eu continuo cá por baixo pelas àguas do Algarve que ainda estão umbocado frias mas felizmente tenho apanhado um tempo espectacular, sábado já vou para cima e domingo espero ir pedalar "soft" que isto depois de umas mini férias tem de se começar devagarinho.
    Desejo-te um excelente raid para domingo com todos os ingredientes,se quedas,sem furos e muita diverção.

    Abraço
    José Costa Santos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde!
    Obrigado pela presença e pelas palavras!
    Serás sempre benvindos a Minde!
    Bem Haja!

    Cumps ;)
    Roberto Ferreira

    ResponderEliminar