terça-feira, 1 de junho de 2010

5ª Maratona Cidade do Barreiro - 23 de Maio de 2010

Distância: 80km
Acumulado Subidas: 1400m

Após ter lido alguns rescaldos abonatórios sobre esta Maratona e por ser aqui tão perto resolvi inserir este evento na minha agenda já recheada do mês de Maio. A competitividade estava garantida pois existiam prémios monetários e quando assim é costumam aparecer os "mais fortes".

O dia amanheceu a fazer-se prever um excelente dia de Primavera. A viagem até ao local do evento foi muito tranquila. Ao chegar deparei-me com um parque de estacionamento bastante cheio mas lá me consegui desenrascar, tendo posteriormente optado por ir estacionar na Escola dos Fuzileiros.
A recolha do dorsal foi efectuada de forma célere e sem complicações. Ultimos preparativos antes da partida e quando me encaminhava para o local da partida na Mata da Machada ainda me cruzei com o Rui Duarte (Specialteam / As minhas voltas) e o Luís Pato do Team Arrábida. No staff do evento encontrei o Nuno Silvestre dos Duros do Pedal que se disponibilizou para o que fosse necessário uma vez que estaria a dar apoio nos abastecimentos.
Ainda faltavam um pouco mais de 30 minutos para o arranque e dei entrada no garrafão após ter efectuado o controlo zero.
O tempo foi passando e durante o briefing ainda houve oportunidade para perceber a Homenagem ao Sr. Marco Chagas que agora "dedica-se" aos eventos de BTT. Passando um pouco mais à frente posso dizer que foi muito engraçado partilhar alguns kms com o Marco Chagas. Eu vinha de trás e quando colei na roda de um grupo apercebi-me que apenas um puxava pela carruagem, como não sou de muita mama lá fui eu partilhar um pouco pelo puxar da carruagem mas esta partiu-se e praticamente apenas o Marco Chagas veio na roda, passados uns minutos consegui colar-nos num grupo jeitoso e o Marco Chagas ainda retorquiu que tinha sido um bom trabalho. Não faltou muito e apareceu a separação, tendo este encaminhado-se para a meia-maratona lá segui um pouco na companhia do Tiago Sousa da Provida Bike Team (amigo do Paulo Fonseca com quem partilhei algumas horas de pedalada no SRP160 deste ano) Estava a conseguir manter um bom ritmo nas subidas e como o percurso tinha algum sobre e desce achei que isso me poderia trazer algumas vantagens.
Infelizmente, logo após o 2º posto de controlo quando seguia em 28º a roda de trás encosta ao chão e eu a pensar como seria possível uma vez que tinha a câmara cheia de líquido...agora, depois de analisar a câmara de ar sei que foi um snake bite. Este snake bite terá acontecido por a certa altura do percurso ter decidido vazar um pouco os pneus para ganhar aderência(Kenda Small Blocks 1.95/Trás e Spz Fast Track 2.0/Frente) De resto posso dizer que esta escolha de pneus foi péssima para o tipo de percurso onde a descer com bastante gravilha solta na maioria das curvas sentia muita insegurança o que me fazia perder bastante tempo/velocidade.
Enquanto trocava a câmara de ar quem passava por mim ia oferecendo ajuda mas não foi preciso porque levava comigo tudo o que era necessário. Devo ter perdido cerca de 9 minutos até começar a rolar novamente mas não demorou mais de 2 a 3 minutos até ter o pneu novamente vazio pois a válvula não vedou completamente e lá tive de parar para dar novamente à bomba. Ainda só tinha percorrido 33 km e este contratempo obrigou-me a alterar os meus planos para a corrida. A partir deste momento já não podia ter contenção de esforços e tinha de dar o máximo até ao fim, assim fiz. Fui recuperando algumas posições e mantendo-me atento ao percurso pois na minha opinião o mesmo estava mal sinalizado com as fitas após as curvas e algumas partes com poucas fitas e com desvios pelo meio deixando-me várias vezes com a sensação que me tinha enganado algures o que nunca chegou a acontecer. Saliento também a escassez de pontos de água durante a prova, para as temperaturas que se faziam sentir deveria existir mais locais de água pelo percurso.
Passei o percurso quase todo à espera da tão falada Descida das Vacas que iria ser efectuada no sentido ascendente e que se dizia de uma dificuldade extrema. Posso assegurar que o impacto visual ao chegar a este local foi brutal e ao aperceber-me que alguns dos participantes iam a pé desde o início foquei-me em dar o litro naquela subida pois ainda tinha algum combustível para queimar. Metro após metro fui-me mantendo fixo nos crancks até que avisto novamente o Tiago da Provida que ainda disse:
-Chegas aqui montado? Não só cheguei como passei tendo deitado a toalha ao chão quando cheguei a uma zona mais inclinada e com muita pedra...com outros jogo de pneus não sei como seria mas esmerei-me para chegar onde cheguei sempre montado na minha Epic. Estava feita a ultima subida e ultima dificuldade da prova porque a partir dos moinhos foi sempre a descer e a rolar acima dos 30km/h a partilhar a roda com o Tiago.
Chegados à meta (apesar do furo) o balanço da prestação era muito positivo. 22º na geral e 9º no respectivo escalão.
Mais uma vez a Nutrilogia estava presente com os produtos energéticos da Gold Nutrition. Souberam-me muito bem os Gainers de Morango fresquinhos.

Acho que já me estiquei um bocado por hoje...
Algumas fotos e classificações aqui

Um abraço
Rui Luz


Sem comentários:

Enviar um comentário