sábado, 26 de março de 2011

Na rota do Mar - 26-03-2011

Distância - 186kms
Acumulado - 1750m
Tempo a pedalar - 8h15
Tempo total - 11h15
Pulso - 139bpm/avg

Com o fim de semana de SRP160/Arneiros quase a chegar decidi passar várias horas a pedalar para sentir as reacções do corpo. A voltinha já estava programada na mente e para ser feita a solo mas na véspera o Fernando que também ia pedalar sozinho ligou-me e assim partilhámos alguns km em conjunto.
Partindo de Belas seguimos até Mafra onde passamos por uma exposição/encontro de viaturas antigas e roubamos os maiores aplausos dos espectadores. Logo aqui senti falta da máquina fotográfica que estava nos planos para a documentação da volta mas o estado inconstante do tempo levou-me a optar por deixa-la em casa.
Chegando à Ericeira já levávamos alguma vontade de abastecer o depósito e então decidimos parar no Chapéu Preto. Pelo caminho deu para ver que as condições para a prática do Surf estavam fracas e com vento moderado de Sul, vento este que até Cascais esteve sempre a soprar de frente e a obrigar a um maior dispêndio de energias.
Seguimos por São Julião e nas subidas mais longas o Fernando deixava-me para trás fazendo o "treino" dele ao ritmo que mais lhe convinha. Eu, ia gerindo as forças pois ainda não tinha feito 1/3 da aventura. Chegando à zona da Terrugem estava na hora de nos despedirmos pois eu ia continuar em direcção ao Mar e o Fernando ia pedalar para terra firme.
Continuei em ritmo controlado até ao Manel dos Bolos, um café conhecido dos dias do bodyboard ali na Praia das Maçãs. Novamente parei para comer, desta vez uma sandes de presunto e uma queijada de laranja com um sumol. Ainda só tinha passado 1h30 desde o ultimo abastecimento mas a partir daqui já sabia que o desgaste iria chegar mais depressa e a próxima paragem só estava prevista para Cascais.
Até à Ericeira o céu esteve quase sempre encoberto mas ao subir para Almoçageme o Sol começou a aquecer o asfalto e a deixar-me com dúvidas se deveria tirar o impermeável. Enquanto ia neste dilema não parava de pedalar, a subida era cada vez menor e o suor corria cada vez mais abundantemente. Chegar ao Pé da Serra foi uma satisfação e acabei por decidir que o melhor seria não tirar o impermeável porque não tardaria a começar a descer para o Guincho e a velocidade aliada ao vento iria fazer o corpo arrefecer muito rapidamente.
Do Guincho até Cascais optei por ir pela ciclovia. Infelizmente foi uma experiência que não vou repetir! Várias pessoas a pé nos dois sentidos da via na zona reservada às bicicletas, pessoas com cães e trela comprida, bicicletas em sentido contrário, etc... É mais seguro ir pela estrada LOL
Chegando a Cascais já só pensava em comida e fui comer a uma pizzaria. Aqui fiz uma paragem de cerca de 1/2 hora porque as pizzas estavam no forno. Entretanto, atravessei a estrada e fui pedir óleo numa loja de bikes que se encontra mesmo em frente porque a corrente já vinha a chiar. Por esta altura já tinha completado o equivalente a uma maratona - 102km.
Depois de comer arranquei num ritmo moderado e só parei em Belém onde cheguei às 14h57 para apanhar o barco das 15h para a Trafaria. Pelo caminho em Carcavelos via-se um cenário muito engraçado com a praia cheia de velas/kitesurf pois o vento estava bom/forte para a modalidade.
Já no barco fiz uns alongamentos e deu para perceber que estava muito bem fisicamente. Sentei-me e apreciei a viagem, por momentos até me deu vontade de dormir com o embalo da ondulação :)
Chegando à Costa começou a chover torrencialmente. Abriguei-me da melhor forma que pude e fui na companhia do meu amigo Paulinho comer uma Mega-Sandes de chapata com queijo barrado e presunto. O tempo passou num instante e como não podia perder o barco das 16h30 para poder completar a etapa tive que acelerar um pouquinho...ainda deu para comprar uma bola cheia de creme para o caminho :)
De Belém até à Expo demorei cerca de 45" percorrendo um caminho já habitual das voltinhas com o pessoal. Aqui comecei a ficar um pouco preocupado com as horas uma vez que por volta das 19h ficaria de noite e eu não tinha levado luzes. Acelerei um pouco a pedalada e em Unhos optei pelo percurso mais directo tendo acabado por chegar a Belas por volta das 19h20 mas não sem antes passar pela Soelectrónica do Vaqueirinho, o Café Passatempo e a casa dos meus pais.
Dá-me uma certa satisfação fazer estas visitas de bicicleta! :)

Está feito o rescaldo de mais uma grande volta. Já estou a ponderar outras de igual dimensão (distância) mas tentarei optar por levar roda fina para poupar um pouco os pneus LOLOL

Rui Luz 29/03/2011

**********
Quero aproveitar para desejar boa sorte ao Vaqueirinho, Francisco, Esteves e Rui (Ruka) que amanhã vão fazer a clássica de estrada Loures-Évora. Os 3 primeiros aproveitando o aquecimento do motor ainda vão fazer o regresso a Loures a pedalar.

Aproveito também para desejar a boa sorte aos amigos Carlos e Paulo Carneiro que vão estar na Maratona de BTT do Sobral.

Um abraço
Rui Luz

6 comentários:

  1. viva Rui, Obrigado!!
    foi mais uma clássica, e que clássica..
    Aconteceu me um pouco de tudo e terminei com dois furos ao chegar a Évora, mas foi mesmo hilariante, parecia uma etapa do tour,eheheh
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Boas,
    Obrigado Rui! Só agora reparei que anunciaste o grande evento aqui no blog. Quem quiser saber mais em pormenor o que se passou fá lo em http://durosdopedal.blogspot.com/
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Rui se quiseres pôr o rescaldo que eu fiz aqui no blog por mim estás à vontade.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Rui grande passeio/treino é assim mesmo. Estas são as drogas que nós tomamos lol...
    As físicas! - claro...
    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Isto foi mesmo passeio. Média de 119bpm. Pena foi não ter tirado umas fotos mas o tempo está a melhorar e as fotos vão começar a aparecer...talvez já no SRP160 :)
    Quanto às drogas...só posso falar por mim...massa e pão com fartura LOLOL

    ResponderEliminar
  6. Estás-te a esquecer do que pões nos bidons que agitas???
    Hoje leva só aguinha/pão e vais ver onde vai parar amarela!!!

    ResponderEliminar