domingo, 18 de janeiro de 2009

Arruda-Montejunto-Arruda

Distância 84.960km
Altímetria: 1806m / Desnível: 1790m / Altitude máxima: 652m
Tempo Total 7:03:05 (6:01:10)
Temperatura mínima 10º e Máxima 17º
Velocidade máxima: 58 kmh / Média: 14 kmh
Média Cardio: 140bpm

Este domingo escolhi ir ao que alguns chamam de clássica do BTT. Subir o Montejunto.
O ponto de encontro foi na praça de touros de Arruda dos Bêbedos…Vinhos. A “largada” teve início às 08h35. Um passeio sem stress, sem organização, sem custos. A única ferramenta necessária para efectuar o percurso seria o GPS. Como não tenho GPS passados alguns kms quando o aglomerado começou a dispersar encontrei uma companhia com GPS que levava +/- o mesmo ritmo. Diga-se que mesmo com o GPS por vezes ainda se torna necessário abrandar o ritmo nas encruzilhadas até sincronizar e apanhar o track novamente.

A dificuldade técnica foi elevada devido ao terreno típico para a altura do ano. As pedras na zona do Montejunto também não davam tréguas e a certa altura agravaram as dificuldades que se sentiam a subir ou a descer.

Infelizmente, tivemos nevoeiro durante todo o dia e não foi possível apreciar a paisagem como se gostaria. Mesmo estando no topo do Montejunto a 650m de altitude a visibilidade era escassa, como se pode comprovar pelas fotos.

Pela primeira vez senti um grande gozo a pilotar na lama, as descidas brutais pejadas de pedras e com a bike sempre a fugir ainda me fizeram tombar uma vez, mesmo assim estava a desfrutar ao máximo daquele descontrolo que proporcionava uma grande adrenalina.

Perto dos 40km a MotoReis disponibilizou uma oficina móvel e quem quisesse podia usufruir da mecânica e essencialmente óleo para a transmissão. Aqui ainda nos foi oferecido um abastecimento de água e maçãs e novamente água após terminarmos a descida da serra.

Ao passarmos numa localidade aproveitamos a água da chuva que uma senhora varria do quintal num 1º andar para lavar a transmissão que não se conseguia livrar do barro e tal foi a simpatia daquelas pessoas que logo apareceu outra senhora a oferecer-nos uma mangueira para lavarmos as bikes.

Perto do final do passeio formavamos um grupo de 5 e o empeno começava a aparecer com alguns a dizer que no dia a seguir não iriam trabalhar. Fomos esperando sempre pelo ultímo para não deixarmos ninguém para trás e fizemos a entrada em Arruda em grupo altura em que numa subida parti a corrente. Não me preocupei sequer em a reparar e desfrutei dos ultimos 1.5km a pé.

Havia uma zona para banhos no desportivo do Arrudense mas eu limpei-me como pude porque a fome já apertava e lá fui petiscar bem ao lado do Glorioso.
Ficam aqui algumas fotos desta aventura.

Um abraço
Rui Luz






















Sem comentários:

Enviar um comentário