segunda-feira, 6 de abril de 2009

Lisboa a Santiago de Compostela (1º dia)

1º dia - 28 de Março de 2009
Lisboa - Golegã
Kms percorridos (desde a Sé) 132km
Média 17kmh
Acumulado subidas 1.413m

O ponto de partida para esta aventura foi o "nosso" Café Passatempo.
O amigo Fernando como sempre teve a bondade de nos acompanhar e guiar até à Sé em Lisboa onde fomos colocar o primeiro carimbo da Credencial do peregrino que é necessária para pernoitar nos Albergues.
Talvez por o 1º dia ter sido efectuado sem o peso do alforges, que haviam seguido de carro até casa dos pais do Miguel na Golegã local onde iríamos pernoitar, tenhamos sido "prendados" com ventos/rajadas de 60 a 70kmh o que condicionou bastante o nosso andamento e deixou-nos bastante fatigados para o início do 2º dia...já lá vamos.
Arrancámos os 3 do Café Passatempo pelas ruas de Lisboa, uma viagem nada agradável devido à circulação em vias pejadas de viaturas (Calçada de Carriche, Almirante Reis, etc) e rápidamente chegamos à Sé de Lisboa.
Tiramos a foto que oficialmente ditou o início da nossa aventura e pusemo-nos a Caminho.
O Fernando fez-nos companhia nos kms iniciais até à altura em que o relógio não lhe permitia ir mais além. Despedimo-nos e ainda recebemos indicações preciosas de como entrar no Caminho certo.
Fortemente fustigados pelo vento fomos pedalando e pedalando até nos perdermos na zona de Valada do Ribatejo, era o 1º contratempo o que já nos deixava a fazer contas para o fim do dia, após cerca de 1 hora perdidos e de termos voltado uns quantos kms para trás chegámos à Valada (ponto de abastecimento do ano passado no Arroja-Fátima) local onde comemos umas belas bifanas de chorar por mais. Mais recompostos e com as setas debaixo de olho fomos pedalando por entre as vinhas até Santarém.
O vento não dava tréguas e apesar de estarmos a pedalar em estradões praticamente planos a progressão era lenta e Golegã nem vê-la, parecia cada vez mais distante...e pensavamos nós chegar por volta das 16h e picos...
O tempo foi passando e finalmente entravamos na recta final, o asfalto que nos iria guiar até à Golegã.
Finalmente...esta imagem de marca não podia escapar às nossas lentes.
O cansaço estava estampado no nosso rosto mas finalmente iríamos poder descansar e recuperar forças para o 2º dia...
Os agradecimentos do dia vão para os pais do Miguel.

Rui e Miguel

1 comentário:

  1. Bom dia.
    Gostaria de saber se me podem fornecer informações sobre o Caminho Lisboa - Santiago (track GPS, percursos diários, locais de alojamento, etc.) pois estou a pensar faze-lo na próxima Páscoa.
    Obrigado
    Pedro Matos Ferreira (pedromf@lis.ulusiada.pt)

    ResponderEliminar