sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Passeio Arruda-Atlantico-Arruda guiado por GPS em 26-09-2010












Para este domingo propus-me a mais um desafio, passeio de BTT guiado por GPS, local da partida e da chegada na Arruda dos Vinhos.
Saida de Lisboa às 7.30h e chegada à Arruda antes das 8.30h com tempo para preparar-mos o material e as nossas bikes para esta aventura. Partida sensivelmente pouco depois das 9.00h e até estavam presentes um bom numero de pedalantes, num evento não organizado, ou seja sem inscrição e em autonomia para cada participante e, percurso este que se denominava Arruda-Atlantico, mas também se poderia chamar a "Rota dos Moinhos", tantos foram os moinhos por onde passámos junto. Partida e lá começamos as nossas pedaladas, e desde o incio começaram logo a formar-se vários grupos.
Percurso este que se pode dividir em 4 etapas, sendo a primeira entre a Arruda e Torres Vedras, onde seria nesta fase de ida que apanhamos mais subidas entre estradões e singles muito bonitos, alguns a exigir mais atenção que o normal, também foi nesta altura que se espalhavam ao longo do percurso vários grupos de betetistas e neste caso o grupo onde estava era formado por 6 elementos.
Na 2ª etapa, entre Torres Vedras e Santa Cruz, sem problemas de maior no que toca a dificuldades, pois na sua maioria foi efectuado por estradões, denominados por Ecopistas, mas foi aqui que efectuamos 2 paragens por motivos técnicos com a bike do Hirminio, a primeira para afinar o travão traseiro e a 2ª com a corrente partida.
Chegados a Santa Cruz fomos em busca das bifanas que tanto foram faladas ao nos aproximar-mos desta zona balnear.
Reabastecidos e regressamos às pedaladas, agora de regresso à Arruda dos Vinhos, estávamos nós na 3ª etapa, em direção ao Turcifal fazendo parte da Arriba sobre as praias e novamente na Ecopista.
Chegados ao Turcifal, paragem para novo reabastecimento liquido e entramos na 4ª e ultima etapa em direcção à Arruda dos Vinhos com passagem pelo Sobral de Monte Agraço. Nesta fase foi quando o acumulado voltou a aumentar significativamente.
Já no Sobral de Monte Agraço nova paragem para reabastecimento liquido e prosseguimos até ao nosso ponto de partida e daqui até à Arruda foi rápido mas ao entrar-mos na Arruda mais uma paragem desta vez de emergência por causa das caimbras do nosso guia Rui João, mas passadas estas, prosseguimos e acabamos esta aventura guiada por gps.
Percurso muito bonito com paisagens deslombrantes, ladeado na sua maioria pelas vinhas de região, a ida até Santa Cruz praticamente efectuada quase na sua totalidade por trilhos e estradões com uma pequena e muito insignificante parte em alcatrão, o regresso já teve mais estrada, que não tirou em nada a beleza ao percurso.
Foi excelente dia de BTT, o grupo andou sempre junto, animado e muito bem disposto. Confesso que cada vez gosto mais deste tipo de eventos.
Obrigado aos restantes elementos do grupo que me proporcionaram uma excelente companhia.
Percurso com 106km e 2176mts de acumulado.
Participantes: Eu; Rui João; Paulo Marques; Neves; Carlos Martins e Hirminio
Abraço
José Costa Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário