terça-feira, 19 de outubro de 2010

Triumviratum/Rota das Cidades Históricas 04-09-2010

A história tem inicio aqui...decorrido mais de um ano finalmente nos aventuramos a concluir o desafio das Cidades Históricas.
Foi praticamente uma Ultramaratona com momentos de puro BTT.
A brincadeira teve inicio em Torres Novas e contamos com a companhia de mais uma dupla que uma semana após ter feito os Caminhos Franceses de Santiago também se propuseram a fazer este desafio.
Partimos juntos. Eu o Miguel o Carlos e o Fernando. O ritmo inicial foi muito calmo e desde cedo o Carlos e o Fernando nos incentivaram a seguir ao nosso ritmo...julgaram-nos pela aparência LOL ainda há quem pense que "Nós" não sabemos andar devagar ehehehe

A orientação foi feita por GPS e aqui todos tinham a mesma experiência...fraquinha! Perdemo-nos algumas vezes mas com a calma necessária voltamos sempre a encontrar o caminho correcto.
Percorridos alguns kms o Paulo Mourão um dos mentores do desafio juntou-se a nós para nos acompanhar durante parte do percurso, aproximadamente até ao km65.
Fomos sempre em ritmo de passeio até à hora do almoço, altura em que nos deparamos com a maior subida do percurso. Aqui eu e o Miguel ganhamos alguma distância para o Carlos e o Fernando que vinha com algumas dificuldades muito por culpa de uma folga no cepo da roda que não permitia pedalar à vontade. Esperámos, agrupamos e fomos almoçar. Sopa, bifanas no pão , bitoque, etc...
Após o almoço chegara a altura de nos despedirmos da outra dupla. Estava a ficar tarde (14h) e ainda estávamos a meio do percurso pelo que tivemos que aumentar um pouco o ritmo. Até Leiria ainda nos "cruzamos" várias vezes com o Fernando e o Carlos e só a partir daqui, quando o percurso voltou a inclinar é que os perdemos de vista.
Fernando, Carlos, Miguel e Rui
Em Tomar paramos para tomar um pequeno almoço reforçado.
O Aqueduto de Pegões
Pouco aconselhável para quem tenha vertigens, asseguro que a vista é maravilhosa.
O Paulo Mourão
O porquê da depilação!!! Não agarra nada...

Em Leiria foi altura para mais uma paragem onde repusemos algumas energias com Coca-Cola e umas queijadas. Não havia muito por onde escolher e logo decidimos que teríamos que fazer uma nova paragem para abastecer de algo mais sólido.
LA primeira e única "avaria" após uma descida a alta velocidade...um snake bite. Por esta altura estavamos a percorrer os trilhos do PNSAC - Parque Nacional das Serras de Aires e Candeeiros onde a pedra é a característica principal dos trilhos. A dificuldade aqui é média/alta e após 120kms percorridos ainda nos sentimos com forças para cumprir os ultimos 36km do track em menos de 1h45 (furo incluído). Tentámos chegar a T.Novas antes das 19h (12h de percurso) mas não conseguimos, chegamos às 19h04 LOLOLOL Frustração? Não, nem por isso! Fica para a próxima, e a sério ehehehe
eA embalagem de tiras de milho é frequente nestas "tiradas". Não consigo passar sem aquele sal.
À chegada tivemos direito a uma calorosa recepção. Ouvi dizer que as moças ainda estão por lá...

O percurso deste passeio é muito agradável e acessível a todos os tipos de andamento. Não tem zonas de dificuldade extrema, claro que depende sempre do ritmo/velocidade imposto. Existem vários locais onde se pode parar para abastecer sendo apenas necessário carregar o indispensável para as voltinhas diárias/fim de semana.
Quero agradecer a disponibilidade do Paulo Mourão em acompanhar-nos enquanto lhe foi possível e a companhia do Carlos e do Fernando.

Um abraço
Rui Luz

Sem comentários:

Enviar um comentário